27 agosto, 2009

Casos gripe suína em Maringá

Moradores do Jardim Universal e a dignidade pisoteada

O que aconteceu ontem em Sarandi é uma clara demonstração de como a administração municipal do prefeito Milton Martini (PP) lida com as questões sociais. Ao invés de utilizar o diálogo e bom senso a administração progressista preferiu usar a força policial...continue lendo...

Notícias da Igreja

1) Sessenta anos de sacerdócio
O padre Antônio Natalino Braga, da arquidiocese de Maringá, comemora 60 anos de sacerdócio amanhã, 28, com Santa Missa às 19h30. Será na paróquia Bom Pastor em Mandaguari. Padre Natalino Braga tem hoje 85 anos de idade.
2) Padre Gecivan Garcia vai para Roma cursar mestrado em Teologia
O padre Gecivan Garcia, da arquidiocese de Maringá, viajou para Roma onde irá cursar mestrado em Teologia Espiritualidade. Padre Gecivan atualmente estava trabalhando na formação dos seminaristas na etapa de Filosofia e também atendia a paróquia Nossa Senhora do Rocio, em Ivatuba. De acordo com o sacerdote, o mestrado em Roma será de grande utilidade para a Igreja de Maringá, pois ajudará o padre a trabalhar melhor na formação de novos sacerdotes para a Arquidiocese. “Me dará uma base e profundeza maiores nos trabalhos com paróquias, pastorais e movimentos”, diz.
3) 2ª Conferência Arquidiocesana para Ações Sociais
http://www.youtube.com:80/watch?v=wYm1QKbBi_o
4) Em setembro, Caminhada pela Paz em Maringá
http://www.youtube.com/watch?v=a3cEE9gm9Dk
5) TV 3º Milênio em campanha
Sábado e domingo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vila Esperança em Maringá, a equipe da TV 3º Milênio estará em campanha com o objetivo de cadastrar novos sócios evangelizadores. Participe.
6) Novo Bispo de Apucarana
Sexta-feira, o monsenhor Celso Antônio Marchiori será ordenado bispo na Catedral Basílica de Curitiba, às 19h30. No dia 02 de outubro ele irá assumir como bispo da diocese de Apucarana, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes.
http://www.cnbbs2.org.br/?system=news&action=read&id=4831&eid=368
7) Arcebispo brasileiro é nomeado membro da Congregação para a Doutrina da Fé
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2042
8) Deputados aprovam o Estatuto da Igreja Católica
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=273722

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1282673-5602,00-CAMARA+BRASILEIRA+APROVA+ACORDO+E+LEI+SIMILAR+PARA+DEMAIS+IGREJAS.html

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Esclarecimento sobre o acordo entre Brasil e Santa Sé* - por Dom Anuar Battisti

Diante de tantas manifestações e mal entendidos publicados pela mídia nestes últimos tempos, para que não seja aprovado pelo Congresso Nacional esse acordo, quero reportar aqui as palavras do Professor de Direito e Escritor, Ives Gandra Martins, publicadas no Jornal do Brasil, Online, no dia 25 de Agosto deste ano. Leia na íntegra

Porque ficar no PT

Apesar de não ser atual diz muito. Artigo "Porque ficar no PT " é de autoria de Leonardo Boff, leia aqui

Por onde vai a tolerância religiosa?

Por Dom Anuar Battist
A investida incabível de alguns políticos querendo banir os símbolos religiosos das repartições públicas, iniciativa já feita em outros países, é mais uma violência contra a liberdade religiosa e um afronta à tolerância defendida na constituição brasileira. Por isso é bom lembrar: O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade.
O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto religioso, cultural, etc...continune lendo....

Câmara aprova projeto que cria mais 8 mil vagas para vereador

A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores, foi aprovada na noite de ontem (26). Pela proposta, o país terá oito mil novos vereadores.
O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal. Mais informações

Não foi aprovado as alterações do Plano Diretor de Maringá

Com uma boa participação popular na audiência pública realizada ontem à noite na Câmara Municipal da cidade de Maringá o projeto de mudanças no Plano Diretor da cidade foi rejeitado pela maioria.

Bispo pede a leigos e leigas para revalorarizar a vocação política

O Bispo de Rancagua, Dom Alejandro Goic, pediu aos leigos chilenos não desentender-se da "coisa pública" e assegurou que "a política, vivida com retidão e espírito de serviço, é uma forma de apostolado".
Em um foro painel organizado pela diocese de Rancagua sobre "a Vocação Política do Fiel", o Prelado assinalou que na construção do mundo todos os leigos devem participar de algum modo.
"Distinto será o grau de participação segundo a própria vocação. Uns o farão – neste campo político que nos ocupa – com a ação de votar, outros com a militância ou liderança em algum partido, outros assumindo cargos públicos em distintos níveis. O que ninguém deve fazer é desentender-se da coisa pública", indicou.
O Bispo pediu não aceitar "a insistente tolice de denegrir a ação política e dos que tendo vocação para servir ao bem comum, dedicam sua vida a esta causa" e fez um chamado aos jovens a participarem das eleições.
"Deve-se prestar grande atenção à educação cívica e política, que hoje em dia é particularmente necessária para o povo, e sobre tudo para a juventude, a fim de que todos os cidadãos possam cumprir sua missão na vida da comunidade política", explicou.

Fonte: Acidigital

Deputados aprovam acordo com Vaticano

Mesmo com o protesto de igrejas cristãs tradicionais, evangélicas e ateus, a Câmara aprovou ontem o acordo entre o Brasil e o Vaticano, assinado em novembro do ano passado pelo presidente Lula.
Levando em conta as reclamações , a Casa também aprovou outro acordo, que estende os mesmos benefícios para todas as religiões. Os textos seguem para o Senado. Leia a notícia do jornal Folha de S. Paulo

Política de Atenção à Saúde do Homem

O Ministério da Saúde lança hoje (27), em Brasília, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem com ações para ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. Será às 10h na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
O ministério quer que pelo menos, 2,5 milhões de homens entre 20 e 59 anos procurem os serviços de saúde ao menos uma vez por ano.
O investimento previsto será de R$ 613,2 milhões até 2011. Desse total, R$ 105,6 milhões serão destinados ao aumento do valor de repasse de oito procedimentos e à ampliação do número de ultrassonografias de próstata e de cirurgias para doenças do trato genital masculino entre 2009 e 2011.

Fonte: Agência Brasil