29 abril, 2011

Brasil tem 190.755.799 habitantes

Segundo a Sinopse do Censo Demográfico 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29), o Brasil em 2010 atingiu a marca de 190.755.799 habitantes. Dados preliminares divulgados pelo IBGE em novembro do ano passado apontavam 190.732.694. Em 1872, quando foi realizado o primeiro recenseamento, éramos 9.930.478.

Usuários de planos de saúde poderão mudar de operadora sem novos prazos de carência

Usuários de planos de saúde passarão a ter direito de mudar de plano sem precisar cumprir novos prazos de carência. A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi publicada hoje (29) no Diário Oficial da União e começará a valer a partir do dia 27 de julho. As operadoras de planos de saúde têm 90 dias para se adequarem à nova resolução. Desde abril de 2009, clientes de planos individuais contratados desde janeiro de 1999 já são beneficiados por essa norma. Agora a ANS ampliou esse benefício para usuários de planos individuais, familiares ou coletivo contratado por uma entidade de classe ou profissional após janeiro de 1999. No entanto, a norma não vigora para planos coletivos contratados por empresas para seus funcionários, os chamados planos empresariais. Mais informações

Sugestão de Leitura

A missão das comunidades: "A paz esteja com vocês!"

Jesus se faz presente na comunidade. As portas fechadas não podem impedir que ele esteja no meio dos que nele acreditam. Até hoje é assim! Quando estamos reunidos, mesmo com todas as portas fechadas, Jesus está no meio de nós. E até hoje, a primeira palavra de Jesus é e será sempre: "A paz esteja com vocês!" Essa é a mensagem que ele deseja partilhar conosco nesse segundo domingo de Páscoa.
E para contribuir com a reflexão, apresento o texto "A missão da comunidade: 'A paz esteja com vocês!'", de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino. O mesmo foi extraído da obra "Raio-X da Vida - Círculos Bíblicos do Evangelho de João", publicado pelo CEBI. Leia a reflexão.

Para João Pedro Stédile, uma das principais lideranças do MST, Dilma está à esquerda de Lula

A presidente Dilma Rousseff deverá fazer um governo mais à esquerda que o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A petista tem uma base maior de apoio dos movimentos sociais, mais respaldo dos trabalhadores e não fará uma administração de continuidade em relação ao seu antecessor. Essa foi a análise feita por João Pedro Stédile, uma das principais lideranças do MST. Ao participar ontem de um seminário, em São Paulo, Stédile mostrou-se otimista em relação ao governo federal e disse que pode contar com os movimentos sociais para fazer mudanças na política econômica. Leia aqui a notícia do jornal Valor, 29-04-2011.

Hoje começa o Encontro Nacional dos Povos Indígenas em defesa da Terra e da Vida

O Encontro Nacional dos Povos Indígenas em Defesa da Terra e da Vida acontece entre os dias 29 de abril e 1º de maio no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO). O evento tem como lema “Vida e Liberdade para os povos indígenas – Povos Indígenas construindo o Bem Viver”. Sob a organização do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o encontro contará com a presença de cerca de 180 lideranças indígenas, de missionários e de parceiros da entidade.
O encontro esta organizado em três grandes eixos: luta pela reconquista e garantia dos territórios; luta contra o processo de criminalização das lutas e das lideranças; e enfrentamento aos grandes projetos que afetam as comunidades.

Diocese de Crato realiza II Assembléia de CEBs em preparação ao 13º Intereclesial Nacional

A Diocese de Crato manifesta imensa alegria e gratidão a Deus por acolher o 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, de 7 a 11 de janeiro de 2014. Imbuída nas preparações para este grande acontecimento, acontecerá neste final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, a II Assembléia Diocesana de CEBs que refletirá sobre o histórico das CEBs no Brasil e o rosto das CEBs na diocese, tendo como meta a organização das equipes paróquias para 13º Intereclesial.O objetivo é continuar construindo comunidades eclesiais vivas, unidas e acolhedoras, que levem a todos ao encontro com a pessoa de Jesus Cristo, tornando-os protagonistas na missão e organizando as paróquias em rede de comunidades. Mais informações