27 fevereiro, 2019

Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs. Arquidiocese de Maringá se prepara para a terceira etapa



Podemos perguntar quem segue a Jesus de Nazaré? Acreditamos que aquelas e aqueles que “sendo de condição divina se abaixou e se fez escravo” (Flp. 2, 7), e vivendo sua condição humana na realidade pobre de Galiléia realizou sua missão, sempre em saída. Mc 1,10.38; 13, 1.

Não é nada fácil para leigas e leigos exercerem seu ministério. O ser da Igreja (At. 2, 42-47) e para tanto das CEBs é ser uma comunidade missionária revelando e realizando, a todos os povos em todos os tempos, a presença libertadora de Jesus pelo seu Espírito, um grande desafios principalmente nos dias atuais.

É preciso não deixar-se perder que as CEBs precisam continuar a expressar sua fé através do anúncio e da denuncia profética, rompendo com as correntes injustas e assumindo a dimensão libertadora.

É preciso reavivar a espiritualidade encarnada nas realidades cotidianas onde experimentam a presença de Deus em suas vidas, no seguimento de Jesus, a exemplo de Maria do Magnificat e impulsa-se desde o testemunho dos mártires, que são modelo de ação na defesa da vida e dos direitos dos pobres.


Acreditamos na capacitação para continuar no caminho certo. Formar formadoras/res e articuladoras/res para irem ajudar as pessoas de boa vontade que no dia a dia fazem de nossa Igreja uma Igreja viva na base, em nossas CEBs e deparam com os desafios e sentem a necessidade de ampliar seus conhecimentos e o dinamismo que na atualidade se faz necessário para exercer os diversos ministérios leigos.


Para o papa Francisco, "A arte une Deus, o homem e a criação em uma única sinfonia. A arte é uma beleza que faz bem para a vida e cria comunhão, une o passado, o presente e o futuro, porque atrai ao mesmo local e envolve no mesmo olhar pessoas diferentes e povos distantes”.

A terceira etapa será agraciada com as músicas e o jogo de capoeira do “Grupo Muzenza de Capoeira”, fazendo parte do conteúdo do aprendizado da escola. O grupo apresentará às 20 horas, do dia 09. Esse momento é aberto aos familiares e amigos dos integrantes da escola.



Maringá é sede da Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs com cinquenta e seis integrantes, sendo trinta e seis da Arquidiocese de Maringá, um da diocese de Apucarana e os demais das dioceses que compõe a Província Eclesiástica de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama.


A Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs é coordenada pelo padre Genivaldo Ubinge e Lucimar Moreira Bueno (Lúcia), ambos assessores das Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs na Arquidiocese de Maringá.

O teólogo Celso Pinto Carias é o assessor convidado para a escola. Carias vive em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. É doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde trabalha.  Assessor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Comissão do Laicato, Setor CEBs), vem acompanhando a vida dessas Comunidades desde 1989, quando ajudou a coordenar os serviços do 7º Encontro Intereclesial, em Duque de Caxias. Participa do grupo de assessoras e assessores da Ampliada Nacional das CEBs.

A Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs é um  projeto apresentado pelas CEBs e aprovado em Assembleia arquidiocesana dentro da prioridade “missão” do 24° Plano de Ação Evangelizadora (2017-2021) da Arquidiocese de Maringá.  A necessidade e motivação para a Escola de Formação foi um dos encaminhamentos apontados no 7° Intereclesial das CEBs do Paraná, realizado em abril de 2016,  durante o encontro da Província Eclesiástica de Maringá,  e desde então os assessores iniciaram as articulações no sentido de torná-la realidade.

A terceira etapa será nos dias 09 e 10 de março na Rainha da Paz. Mística de abertura às 07h30 do dia 09 e encerrada no dia 10 com a missa ás 15h.

Lucimar Moreira Bueno (LÚCIA)
Coordenadora da escola e assessora leiga das CEBs

Se você tiver um amigo homem na sua vida jamais deixe escapar

Então Tenha um amigo Homem!   

'Ter um amigo homem é ter um irmão de alma. E sinceramente não entendo essas pessoas que dizem que não existe amizade entre “homem e mulher” pois engana-se quem pensa assim. Amizade vai muito além de aparência, sexo, gênero, número e grau. Não é porque é homem que pode ir além da amizade, ou possa existir segundas intenções atrás dela.'  



Por Sheyla Teixeira, publicado por Bem Mais Mulher

Se você tiver um amigo homem na sua vida jamais deixe escapar  

E se você tiver um amigo homem na sua vida jamais deixe escapar. É uma das amizade mais linda e sincera que pode existir. Ter um amigo homem é ter a certeza que terá sempre com quem contar, é ter alguém que vai tá ali pro que der e vier, e que guardará os teus segredos mais ocultos.

Que vai lhe dizer o que você realmente precisa ouvi, na lata e sem fazer rodeios. Que vai te dá bronca sim! quando tu fizer algo de errado. Mas que vai te dar sempre um ombro amigo quando tu mais precisar.

Ele vai te consolar quando você chorar, seja lá o motivo qual for. Ele vai ouvi você falar dos contatinhos e esperar terminar pra  dar “aquela” opinião e dizer o que achou do crush, tenha certeza disso. Mas como toda e qualquer amizade, vai  existir as crises, as brigas, os ciúmes(das outras amizades), e as discordâncias de opiniões.

Mas como toda amizade, no final sempre vocês farão as pazes novamente. E sim tenha a certeza que dará com ele os melhores risos da tua vida. Porque ter um amigo homem é ter um palhaço ao teu lado, pode crer. Ele vai te fazer rir das  piadas sem graça dele, só pra você esquecer um pouco daquele babaca que te fez chorar.

Ter um amigo homem é ter um irmão de alma. E sinceramente não entendo essas pessoas que dizem que não existe amizade entre “homem e mulher” pois engana-se quem pensa assim. Amizade vai muito além de aparência, sexo, gênero, número e grau. Não é porque é homem que pode ir além da amizade, ou possa existir segundas intenções atrás dela.

Quando  é de verdade, quando existe confiança entre as duas partes, independente de ser homem ou mulher, o que irá prevalecer é a amizade. Ter um amigo Homem é ter uma das melhores companhias ao seu lado. E  quer um conselho? Você não pode passar o resto da sua vida sem ter uma amizade dessas. Então Tenha um amigo Homem!  

Deus é como aquelas mães que bastam um olhar para entender a/o filha/o