01 agosto, 2018

Documentário mostra o impacto da pecuária na Amazônia


O filme alerta para que o consumo da carne não esteja atrelado a questões como desmatamento e trabalho escravo. 

A reportagem foi publicada Portal Amazônia, 30-07-2018.

“Sob a Pata do Boi” é um documentário que tem a direção de Márcio Isensee, e fala sobre os estragos da pecuária na Amazônia. Em 49 minutos de projeção, o documentário expõe através de entrevistas com produtores rurais e donos de frigoríficos o desmatamento na região. O filme é uma produção do site ((o)) eco, de jornalismo ambiental, e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

“Este documentário é resultado de 2 anos de investigação para a cadeia de pecuária da Amazônia. Conversamos com produtores grandes e pequenos em diferentes municípios, principalmente no Pará, que é um grande expoente da pecuária na Amazônia. E isso gerou uma série de reportagens que foram sendo publicadas e depois disso a gente fez o filme. Sempre com intuito muito claro de que as pessoas saibam que existe pecuária na Amazônia. A região hoje tem um rebanho de 85 milhões de cabeças de gado, 3 cabeças para cada pessoa no bioma”, aponta Márcio.

No documentário, ele tenta abordar o problema ao falar de boas práticas na pecuáriae também sobre questões como regularização fundiária e consciência do consumidor. O Pará foi o primeiro estado a se propor, através de um ajustamento de conduta firmado entre os frigoríficos e o Ministério Público, a tentar controlar essa cadeia para que os frigoríficos não comprassem de fazendas que tem o desmatamento,  trabalho escravo e outras questões relacionadas ao meio ambiente.

Exibido em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belém, o documentário estará disponível a partir de 9 de agosto nas plataformas digitais iTunes, Google Play e Net NOW.

Assista o trailer do documentário