28 junho, 2023

Nota das Comunidades Eclesiais de Base em apoio a instituição do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, como feriado municipal em Maringá.


Nota das Comunidades Eclesiais de Base em apoio a instituição do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, como feriado municipal em Maringá.


As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Maringá, se une ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil da Arquidiocese de Maringá, em apoio ao Projeto de Lei nº 17.558/2022, com o objetivo de instituir o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, como feriado municipal em Maringá-Pr.

A desigualdade, a violência, o preconceito e o racismo são realidades ainda presentes em nossa sociedade e que precisam ser denunciados e combatidos. Garantir esse dia em nosso calendário servirá para encararmos o racismo estrutural de nossa sociedade, para que possamos partir em direção a uma sociedade em que todas e todos vivam em efetiva condição de igualdade.

“Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo” (Gl 3,28). Em Cristo, mulheres e homens são libertados de qualquer lei e de qualquer diferença que possa privilegiar uns e marginalizar outros.

Instituir o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, é garantir a memória que esta data é fruto da luta do povo negro e sua participação fundamental na construção do Brasil tal como o conhecemos. Temos um Deus Pai-Mãe que ouve o clamor do seu povo e vem para liberta-lo (Ex 3,7).

Papa Francisco ao Foro Econômico Mundial, disse que a pessoa está acima do dinheiro. É essencial em nossa humanidade comum nossa responsabilidade para com nossas irmãs e nossos irmãos, é preciso promover as condições favoráveis à vida e o olhar crítico aos sinais de morte diante das palavras do Mestre que diz “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

As Comunidades Eclesiais de Base, reafirmam o compromisso no cuidado com a vida e clama por políticas afirmativas de inclusão da população negra, por acreditar ser caminho de superação da miséria e exclusão social e de construção da cidadania.


Assessoria das CEBs