18 agosto, 2010

Para Refletir

"A única guerra legítima é aquela que se declara contra a miséria e a ignorância"
(Helde Câmara)

“Tribuna da Massa” massifica a família

Estudante de jornalismo do Cesumar João Paulo Pugin critica o programa “Tribuna da Massa” veiculado pela Rede Massa, emissora afiliada ao SBT e de propriedade de Carlos Massa, o popular Ratinho. Para ele o programa massifica a família. Leia a matéria

Chocolate pode reduzir risco de insuficiência cardíaca, diz estudo

Um estudo conduzido com quase 32 mil mulheres suecas de meia-idade e idosas aponta que o consumo moderado de chocolate reduz o risco de insuficiência cardíaca, conforme divulgado em revista da Sociedade Americana do Coração ontem (17). Mais informações

Pesquisa do Instituto Vox Populi mostra Dilma Rousseff 16% à frente de José Serra

Segundo pesquisa divulgada ontem (17) pelo Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Band e o portal iG, Dilma Rousseff (PT), ampliou a vantagem sobre José Serra (PSDB).
Dilma tem 45% das intenções de voto e Serra aparece com 29%. Marina Silva, do PV, manteve os 8% registrados na última pesquisa. Os outros candidatos não chegaram a 1%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 pontos percentuais.
A pesquisa registrou ainda 5% de votos brancos ou nulos e 12% de eleitores indecisos. Nesse cenário, se a eleição fosse hoje Dilma seria eleita no primeiro turno, já que teria mais votos do que a soma dos outros candidatos.
A pesquisa ouviu 3 mil eleitores em 219 municípios, entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 22.956/10.

O candidato a presidência José Serra (PSDB) representa a burguesia e a volta do neoliberalismo

Para João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, a vitória de Dilma Rousseff (PT) permitirá um cenário e correlação de forças mais favoráveis ao avanço de conquistas sociais .
A candidatura de José Serra (PSDB) representa o núcleo central dos interesses da burguesia e a volta do neoliberalismo. Esta é a avaliação João Pedro Stedile. Em sua primeira entrevista ao Brasil de Fato, o dirigente nacional do MST e da Via Campesina constata que, no atual cenário eleitoral, as candidaturas não estão debatendo programas, projetos para a sociedade. Mas, segundo ele, elas representam claramente interesses diversos de forças sociais organizadas. Nesse sentido, Stedile afirma que Serra representa os interesses da burguesia internacional, da burguesia financeira, dos industriais de São Paulo, do latifúndio atrasado, com Katia Abreu de coordenadora de finanças e setores do agronegócio do etanol. E, frente a esse cenário, defende que, “como militantes sociais, e como movimentos sociais, temos a obrigação política de derrotar a candidatura Serra”. Leia a entrevista