16 setembro, 2021

“Catequese Permanente” - "E a Palavra habitou entre nós" - Estudo da CNB...

Papa Francisco: “Vacinas, há negacionistas até entre os cardeais. Matrimônio só homem-mulher, mas uniões civis homoafetivas possíveis”

A comunhão “não é um prêmio para os perfeitos, a comunhão é um dom, um presente, a presença de Jesus na Igreja e na comunidade.” (Papa Francisco)



A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada por Il Messaggero, 15-09-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Matrimônio homoafetivo

“O matrimônio é só entre um homem e uma mulher: é um sacramento e a Igreja não tem o poder de mudar os sacramentos como os Senhor os instituiu. Mas existem leis civis que tentam ajudar a situação de muitas pessoas de diferentes orientações sexuais. É importante ajudar as pessoas, mas sem impor coisas que, por sua natureza, não cabem na Igreja”. O Papa também deu o exemplo da lei francesa sobre os Pacs, em sua opinião aceitável com uma condição: “sem que isso tenha a ver com o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo: podem usá-los, mas o matrimônio como sacramento é homem-mulher”. Mais ainda. “Eu falei claramente: o matrimônio é um sacramento e a Igreja não tem o poder de mudar os sacramentos como o Senhor os instituiu. Existem leis civis que tentam ajudar a situação de muitas pessoas de diferentes orientações sexuais. É importante que sejam ajudados, mas sem impor coisas que na igreja por sua natureza não cabem. Se duas pessoas homossexuais querem viver juntas, os Estados têm a possibilidade civil de apoiá-la, para lhes dar segurança de herança e saúde. Mas o matrimônio é matrimônio e não significa condená-los, por favor, são irmãos e irmãs e devemos acompanhá-los, mas é claro, o matrimônio é homem e mulher, devemos respeitar a todos, mas a igreja não pode renegar a sua verdade. Muitos se aproximam para pedir conselhos aos sacerdotes que os ajudem a seguir em frente com sua vida”.

 Biden

 Papa Francisco reiterou que nada mudou para a Igreja: o aborto continua sendo "um homicídio". E acrescentou que é como "contratar um assassino para resolver um problema". No entanto, na tempestade que foi levantada por tantos bispos estadunidenses que se recusam a dar a comunhão aos políticos que defendem a possibilidade de escolha das mulheres, o Papa especifica: “os bispos devem agir como pastores: na história da Igreja, sempre que o os bispos lidaram com um problema não como pastores, tomaram partido no lado político”. Para o Papa, a comunhão “não é um prêmio para os perfeitos, a comunhão é um dom, um presente, a presença de Jesus na Igreja e na comunidade. Além disso, quem não está na comunidade não pode comungar porque está fora da comunidade, não foi batizado ou se afastou”.

 Vacinas

 Papa Francisco lastimou que também existem antivax no Vaticano. “Até no colégio cardinalício há negacionistas e um destes, coitado, está hospitalizado com o vírus... ironia da vida”, referindo-se ao cardeal Raymond Burke, internado na UTI. Em seguida, repetiu que "vacinar-se é um ato de amor" e os cristãos devem levar isso em consideração.

 Antissemitismo

 No voo, o Papa recebeu uma mensagem da escritora judia que sobreviveu ao HolocaustoEdith Bruck (“Amado Papa Francisco, as Suas palavras sobre o antissemitismo nunca erradicado hoje são mais atuais que nunca, não só nos países que está visitando, mas em toda a Europa. Espero que a Sua visita tenha algum efeito positivo”). Francisco balançava a cabeça concordando: “É verdade, o antissemitismo está na moda, está ressurgindo. É algo ruim".

 

Orbán


 No encontro em Budapeste com o primeiro-ministro húngaro, ele disse que falou sobre muitas coisas, mas que nunca abordou o tema dos migrantes. “O primeiro tema foi a ecologia, palmas para os húngaros, que tem realmente uma consciência ecológica muito grande. Depois perguntei sobre a idade média, estou preocupado com o inverno demográfico. Na Itália a média é de 47 anos e acredito que na Espanha seja ainda pior, tantos vilarejos estão vazios, é uma preocupação séria. O presidente explicou-me a lei para ajudar os jovens casais com os filhos. Nada se falou sobre a imigração. Falamos de família, no sentido de se vê que há muitos jovens, muitas crianças, mesmo na Eslováquia. Agora o desafio é procurar emprego para que não saiam à procura de trabalho. Foi um clima bom, durou uns 50 minutos”.

Fonte: IHU