08 junho, 2011

Leituras ao Vento



Projeto de incentivo à leitura, destinado a crianças e jovens, realizado todos os domingos das 15h às 18h na praça da Catedral de Maringá.
Convida a comunidade para o evento
“SOPRANDO HISTÓRIAS” (leitura de livro infantil)
Leitor convidado:
RAYMUNDO DE LIMA (Psicólogo e professor universitário-UEM) Livro: A CASA SONOLENTA
Autor: Audrey Wood
Ilustrações: Don Wood
Tradução: Gisela M. Padovan
Editora: Ática
Data: 12.06.2011
Hora: 16h30min
Local: Praça da Catedral
Contatos:
email: leiturasaovento@gmail.com - http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

CPT envia à ministra Maria do Rosário relatório com novas ameaças de morte



A Comissão Pastoral da Terra (CPT) enviou ontem (7) à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, um relatório contendo novas ameaças de morte contra pessoas ligadas aos direitos humanos no Brasil. Além do ofício com as denúncias, a CPT enviou também o histórico de cada ameaça.
Estas ameaças foram feitas nos estados do Tocantins, município de Palmeirante; Amazonas, município de Lábrea, Gedeão; Mato Grosso, município de Serra Nova Dourada; Pará, município de Bordolândia; Maranhão, município de São Vicente Ferrer, comunidade quilombola do Charco; vários casos em Rondônia; e no Acre, no município de Boca do Acre.
“Conforme o acordado na Audiência do dia 31 de maio, a Comissão Pastoral da Terra faz chegar às suas mãos as denúncias de novas ameaças a trabalhadores e trabalhadoras do campo que chegaram ao nosso conhecimento nos últimos dias”, destaca o ofício enviado pela CPT à Ministra. Além dos casos do ofício, dois casos no Pará chegaram ao conhecimento da CPT no momento que enviariam o documento à Ministra. Em um deles, a ameaça foi feita através de um telefonema para a CPT Marabá, onde diziam que o trabalhador conhecido como Pernambuco, líder do acampamento Iraque, “iria virar carvão”.
Acompanhe com mais detalhes os casos enviados à ministra Maria do Rosário no site da CPT

A história voltou para as ruas

No início dos anos 90 obteve grande repercussão midiática a tese do "fim da História", elaborada por Francis Fukuyama, economista, professor de Filosofia Política e um dos principais ideólogos dos anos Reagan. Segundo essa tese, a História teria chegado ao fim com a queda do Muro de Berlim e a derrocada da União Soviética. Esses dois acontecimentos marcariam a vitória definitiva da democracia liberal e do modelo de civilização liderado pelos Estados Unidos. Ao longo da década de 90, essa ideia andou de mãos dadas com um fervoroso entusiasmo pela globalização que estaria derrubando fronteiras e levando o mundo a um novo patamar. A contrapartida dessa ideologia, no terreno econômico, era uma agressiva onda de privatizações e desregulamentação da economia, especialmente no plano financeiro. A globalização que ocorreu, de fato, foi sobretudo a do capital financeiro. Leia aqui

Senadora Gleisi Hoffmann é a nova chefe da Casa Civil




A presidenta Dilma Rousseff convidou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para ocupar a Casa Civil, no lugar de Antonio Palocci. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é filiada ao partido desde 1989 e, em 2002, compôs a equipe de transição do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela é mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e assumiu a presidência do PT no Paraná em 2008. Gleisi disputou uma vaga para o Senado em 2006 e concorreu à prefeitura de Curitiba em 2008, mas só no ano passado conquistou a primeira vitória nas urnas. Em 2010, na segunda vez que disputou o cargo de senadora, ela conseguiu eleger-se como a mais votada no estado (3.196.468 votos), juntamente com Roberto Requião. Ela foi diretora financeira da Itaipu Binacional e secretária de Gestão Pública de Londrina (PR) e de Reestruturação Administrativa de Mato Grosso do Sul. É advogada e tem 45 anos.

Transporte Coletivo Cidade Canção ficará mais 20 anos

A empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) que já presta serviço na cidade de Maringá-Paraná, venceu a licitação e fica autorizada a prestar o serviço na cidade por mais 20 anos.Conforme o edital, esse período ainda pode ser renovado por outros 20 anos (40 no total).