09 setembro, 2008

Senado obriga parlamentares a cumprir súmula do STF que proíbe o nepotismo

Os senadores serão obrigados a cumprir a súmula do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu a prática do nepotismo (contratação de parentes) nos três Poderes. A Mesa Diretora da Casa Legislativa decidiu nesta terça-feira determinar o cumprimento da súmula após o protesto de alguns parlamentares contrários à aplicação imediata da norma. Saiba mais AQUI

Inscrições abertas para 1ª Jornada Ecumênica Sul

Inspirado nas jornadas ecumênicas que ocorrem desde 1994, sempre no Rio de Janeiro, o Fórum Ecumênico Brasil (FE-Brasil), integrado por organizações ecumênicas e por igrejas, promove a 1ª Jornada Ecumênica Sul, de 7 a 9 de novembro de 2008, em Joinville (SC). O evento é realizado por organismos ecumênicos da Região Sul do Brasil.
O tema da Jornada é Diversidade e convivência: sonho ecumênico e será abordado através dos seguintes eixos temáticos: Justiça, Paz e Direitos Humanos; Gênero; Meio Ambiente; Inclusão; Raça e Etnia; Juventude; Ecumenismo e Diversidade religiosa.
Saiba mais e veja como participar AQUI

Maioria dos parlamentares candidatos a prefeito enfrenta ações

Um levantamento divulgado nesta terça-feira, 09/09, revela que, dos 88 deputados federais e senadores que concorrem nas eleições de outubro ao cargo de prefeito em diferentes cidades do Brasil, 53, ou seja 60,2%, respondem a processos na Justiça.
O levantamento feito pelo site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br) pesquisou os sites do Supremo Tribunal Federal (STF), da Justiça Federal e dos Tribunais de Justiça estaduais, investigando as pendências contra todos os parlamentares que concorrem nas eleições municipais.
Apenas no STF - onde, por terem foro privilegiado, os parlamentares devem ser julgados em processos administrativos e por crimes penais comuns - 20 candidatos a prefeito respondem a um total de 36 procedimentos judiciais. Desses 36, dez são ações penais em que sete congressistas são réus. Os motivos dos processos no STF são variados. Há processos por crimes eleitorais, crimes contra o sistema financeiro, lavagem de bens e até formação de quadrilha.
Veja quem são os deputados e o senador com processo ativo na Justiça que disputam as eleições municipais AQUI

A via política


Por Luiz Carlos Merege*

Apesar da descrença geral em nossos políticos e nos programas de seus partidos não se pode negligenciar a importância que o sistema de representação possui para que as aspirações da sociedade possam se concretizar. Leia AQUI

Navios comprovam aumento no derretimento do Oceano Ártico

O derretimento dos gelos do Oceano Ártico, que pode atingir neste ano um nível recorde, foi constatado por satélites e também pelos navios cada vez mais numerosos que navegam suas águas neste período do ano. Saiba mais AQUI

Universidades federais ocupam nove dos dez primeiros lugares

As universidades federais ocupam nove dos dez primeiros lugares no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), novo indicador criado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior. A Universidade com a maior pontuação do país foi a federal de São Paulo, a Unifesp. Cerca de 30% das universidades brasileiras encontram-se nas faixas de 4 e 5, as mais altas do IGC. A Boa notícia é que nenhuma das instituições foi classificada na vaix 1, considerada a mais baixa. Saiba mais AQUI

Número recorde de mulheres no Sínodo sobre Bíblia

O Sínodo dos Bispos sobre Bíblia, que irá ocorrer entre os dias 5 e 26 de outubro, tendo como tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, terá o maior número de participantes mulheres em um sínodo católico de toda a história.
O Papa Bento XVI nomeou seis estudiosas mulheres para estar entre os 41 especialistas convocados, para atuar como colaboradoras dos membros do sínodo enquanto discutem sobre a importância das Escrituras na vida da igreja, olham sobre o papel da Bíblia na oração e na liturgia católicas, avaliam seu papel nas relações ecumênicas e inter-religiosas e discutem formas de melhorar a literatura bíblica em cada nível da igreja.
O Papa Bento XVI também nomeou 19 mulheres para estar entre os 37 observadores do sínodo. Os observadores assistem a todas as sessões, participam dos grupos de trabalho e lhes é dada uma oportunidade de se dirigir a toda a assembléia do sínodo.