02 março, 2009

Missa ao meio dia na Catedral de Maringá

A partir de hoje, Catedral de Maringá terá missa ao meio-dia
A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória comunica que a partir desta segunda-feira, dia 02 de março, haverá Santa Missa de segunda à sexta-feira às 12h. A tradicional missa ao meio-dia aos domingos continua a ser celebrada normalmente. O novo horário de missa durante a semana é uma oportunidade que a Igreja oferece para as pessoas que estão no centro da cidade na hora do almoço e muitas vezes não têm tempo de ir à celebração em outros horários.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Nota de Repúdio ao Presidente do STF

Lastimamos que o Presidente do STF, que é o guardião da Constituição Federal, não tenha incorporado à história de luta das classes populares nacionais. Em declaração recente a imprensa, o Ministro, em uma atitude revoltosa, coloca no mesmo patamar diferentes situações como as ocupações de terras, convênios e contratos assinados entre organizações e governo, questiona as autoridades responsáveis pelo repasse de verbas e pede a punição por crime de responsabilidade. Nunca a sociedade brasileira ouviu do Ministro uma condenação aos grupos de latifundiários armados no campo ou a concessão de financiamentos públicos aos grandes grupos econômicos, que tem provocado o trabalho escravo, chacinas contra populações tradicionais e crimes ambientais. Dessa forma, o senhor Ministro Gilmar Mendes, estimula o processo de criminalização dos movimentos sociais e sindicais, unindo e fortalecendo politicamente os setores que atuam no sentido contrario à consolidação de uma sociedade livre, organizada e democrática.
Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo - FNRA Repudia declarações do Ministro Gilmar Mendes.
A luta pela reforma agrária não vai recuar diante de declarações imponderadas como esta do ministro Gilmar Mendes. Ao contrario, fortalece a luta do FNRA contra as legislações que institucionalizam a criminalização das organizações, contra as leis que impedem as legitimas ocupações e A FAVOR da emenda constitucional que limita o tamanho da propriedade rural e pela assinatura da Portaria que atualiza os índices de produtividade. Na íntegra

Pastoral Carcerária quer sistema para reintegrar preso à sociedade

O debate sobre segurança pública com a finalidade de dar condições de fazer justiça social encontra respaldo em 18 dioceses do Paraná, que trabalham com a Pastoral Carcerária. Apucarana e Umuarama são exemplos de cidades do Paraná de menor porte que oferecem um suporte para reinserção do preso à sociedade.
O sistema prisional brasileiro baseado exclusivamente na punição foi posto em xeque esta semana por meio da Campanha da Fraternidade.
Com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”, a campanha reacendeu a polêmica sobre a necessidade de se criar um sistema que reintegre o preso à sociedade.
Segundo a Igreja, falta tratamento humanizado nas cadeias da região. A proposta é implantar a Pastoral Carcerária, que será organizada pela Arquidiocese de Maringá. A iniciativa pretende recrutar voluntários para dar assistência às famílias, orientar os funcionários dos presídios, bem como atender os detentos. A idéia é começar a pastoral no início de 2010.
Será ofertado treinamento a equipes com funções multidisciplinares para abranger nove delegacias e uma penitenciária de nove municípios da região. Na íntegra

Aprenda a preparar o polvilho recheado com frango

Polvilho recheado
INGREDIENTES:
1 kg de polvilho
1 copo de farinha de milho
1 copo de óleo
½ copo de leite
3 copos de água
1 colher de sopa de sal
2 ovos
MODO DE PREPARO:
Em uma bacia misture um copo de água e a farinha de milho. Espere dois minutos, até a farinha se dissolva. Depois, acrescente o polvilho e comece a sovar. Ferva um copo de água com o óleo e com o leite. Acrescente a mistura quente à massa. Coloque o sal e os ovos. Por último, coloque o outro copo de água para dar o ponto. Molhe a mão no óleo para enrolar fininho o biscoito. A massa não pode ficar nem muito dura nem muito mole. Leve o biscoito ao forno.
Depois de cozinhar e desfiar um quilo de peito de frango, faça um refogado com cebola e tomate. Depois de 20 minutos no forno o biscoito cresce. Então, adicione o recheio.

Pastoral trabalha com jovens preocupados com a luta política

Jovens unidos em busca de uma evangelização e de uma conscientização política e social. Essa é a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que foi criada em 1978, no Recife (Pernambuco), para dar continuidade à atuação de movimentos jovens sufocados pela ditadura militar brasileira, como a Juventude Operária Católica (JOC), a Juventude Estudantil Católica (JEC) e a Juventude Universitária Católica (JUC).
De acordo com Jonas Santos, membro da Comissão Arquidiocesana da PJMP de Fortaleza, um diferencial da Pastoral é o fato de ter surgido no Nordeste. "Apesar de estar em todo o Brasil, ela nasceu no Nordeste", comenta. Atualmente, a Pastoral está presente em 13 Estados, sendo a maioria da região nordestina. Leia na íntegra