27 julho, 2010

Para refletir

"Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a mãe Terra, Que nos sustenta e governa" (Francisco de Assis)

Programa Um Computador por Aluno

O governo publicou hoje (27), no Diário Oficial da União, decreto que regulamenta o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e detalha as regras para compra dos equipamentos, com o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe). O programa já funciona de forma experimental desde 2008.
A compra será feita por licitação. O decreto prevê que as especificações técnicas dos equipamentos serão definidas pelos ministérios da Educação e da Fazenda, que também poderão determinar preço mínimo e máximo para os computadores. Na última licitação, o preço pago pelo governo por laptop foi R$ 550. De acordo com o MEC, o edital deve ser lançado em até três semanas.
Terão prioridade equipamentos que utilizem software livre e de código aberto, sem custos de licenças. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai oferecer uma linha de crédito de R$ 660 milhões para que estados e municípios comprem os laptops.
O Recompe prevê isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep, Cofins, Imposto de Importação e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o vencedor da licitação.
Até agora, o governo comprou 150 mil computadores, que devem ser distribuídos a 300 escolas da rede pública até o fim de 2010. Os atuais computadores têm 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de 1,5 quilo.

Analfabetismo atinge 3 milhões de jovens trabalhadores rurais

Cerca de 40% das pessoas entre 16 e 32 anos que moram e trabalham no campo são analfabetas. O analfabetismo atinge 3 milhões dos quase 8 milhões de trabalhadores rurais do país nesta faixa etária, de acordo com a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura(Contag), Maria Elenice Anastácio. Se forem considerados os habitantes de pequenas cidades que sobrevivem da economia rural, os números podem ser ainda mais preocupantes. Mais informações

Moradias populares estão há 49 meses em construção em Maringá


O vereador Humberto Henrique (PT) investiga a demora de quase cinco anos para a construção de 34 casas populares pela Prefeitura de Maringá, com recursos do governo federal. Unidades encontradas em situação de abandono pela Controladoria Geral da União (CGU), no ano passado, ainda não foram concluídas. Os imóveis vão atender famílias de baixa renda...continue lendo...

IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista


CONVIDO as colegas contabilistas, bem como as professoras e as estudantes de contabilidade para que não percam a oportunidade de participar do IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, nos dias 23 e 24 de setembro, em Londrina.
Eventos como esse são uma ocasião especial para crescer profissional e pessoalmente. Serão ministradas as palestras: A Gestão Feminina na Era da Oportunidade, por Dalmir Santana; O Novo Perfil do Profissional Contábil Frente às Normas Internacionais de Contabilidade, por Verônica Cunha de Souto Maior; e O Desenvolvimento do Brasil e a Carga Tributária, por Mary Elbe Gomes Queiroz.
Confira a programação completa no site do CRCPR http://www.crcpr.org.br/ e faça a sua inscrição.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Pastoral Carcerária lança Relatório sobre Tortura


A Pastoral Carcerária - PCr/CNBB, lança dia 2 de agosto, às 15 horas, na Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo o "RELATÓRIO DE TORTURA: uma experiência de monitoramento dos locais de detenção para prevenção da tortura".
A Pastoral quer pressionar o governo a implementar o mecanismo nacional de combate à tortura previsto na Convenção da Organização das Nações Unidas para Prevenção da Tortura, afirmou o coordenador da entidade ligada à Igreja Católica, padre Valdir João Silveira.
O documento mostra que juízes e promotores ainda resistem a combater esse tipo de prática no Brasil. “(O relatório) É um argumento muito forte para ajudar na implementação desse protocolo. Faltam mais ações, precisamos pressionar um pouco para que isso (a tortura) não venha a acontecer nos estados brasileiros”, disse o coordenador.
Entre 1997 e 2009, a Pastoral Carcerária denunciou 211 casos de tortura. “É impossível descobrir o número exato de torturas, porque essa prática ocorre onde só há o torturador e o torturado. Por isso, a presença constante de um organismo externo é fundamental”, disse o assessor jurídico da entidade, José de Jesus Filho.
As denúncias de tortura são feitas por presos, parentes e até mesmo pelos próprios agentes penitenciários. “Muitas vezes, os agentes têm medo, porque, quando denunciam, são vítimas de retaliações”, afirmou José de Jesus Filho.
A Pastoral Carcerária atua em todos os estados brasileiros. Equipes fazem visitas periódicas às penitenciárias para evangelizar detentos. As denúncias de tortura apuradas pela entidade são repassadas para um advogado, que, após fazer entrevistas detalhadas com as vítimas, leva o caso ao Ministério Público.

Convocação de Mano Menezes para a nova seleção brasileira


Apenas quatro dos 24 jogadores convocados participaram da Copa do Mundo na África do Sul: Robinho, Daniel Alves, Thiago Silva e Ramires.
Veja aqui a primeira lista com os 24 convocados para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jérsei.
Fotos do G1