19 julho, 2010

O 13º Intereclesial das CEBs já tem Tema e Lema escolhidos

Reunida desde o dia 17, no Centro de Expansão, diocese do Crato (CE), os participantes da 1ª Reunião da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) definiram o tema e o lema do próximo Intereclesial, que acontecerá em 2013, na diocese de Crato, no Vale do Cariri, Ceará. O tema definido foi “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”; e o lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”.

Plebiscito Popular pelo limite da terra será realizado em setembro


Cada cidadã e cidadão brasileiro será convidado a votar entre os dias 01 e 07 de setembro, durante a Semana da Pátria, junto com o Grito dos Excluídos, para expressar se concorda ou não com o limite da propriedade. Mais informações

Carta às comunidades - Por Dom Anuar Battisti


Prezado Povo de Deus!
Com a graça de Deus estamos juntos evangelizando e promovendo a vida, nesta Igreja que se colocou a serviço da vida. Neste contexto quero lembrar que a festa de Nossa Senhora da Glória, dia 15 de agosto, neste ano, será um domingo, dia do encerramento da semana da família.
Por isso convido todos vocês, querido Povo de Deus, para a Celebração Eucarística às 18hrs na Praça da Catedral.
Por ser domingo e encerramento da semana da família, faremos uma homenagem à Nossa Senhora da Glória para as famílias, com a participação especial do Pe. Reginaldo Manzotti, logo após a celebração.
Dada a presença do Pe. Reginaldo Manzotti e a chegada de Nossa Senhora do Rocio que fará a peregrinação pelas comunidades paroquiais, não vamos fazer a costumeira procissão, pois não queremos que tudo termine muito tarde, o dia seguinte é dia de trabalho e muitos de vocês moram longe.
Conto com a valiosa presença de todos para juntos elevarmos um hino de louvor a Virgem Mãe da Glória, padroeira de nossa Arquidiocese, pelas nossas famílias.
Neste dia daremos uma benção especial aos casais que completam neste ano jubileu de prata e de ouro de vida matrimonial.
Que Deus continue nos abençoando nesta igreja que amamos e queremos amá-la cada vez mais.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá

1ª Reunião da Ampliada Nacional das CEBs, em preparação para o 13º Intereclesial


Começou no dia 17, e vai até o próximo dia 20, a 1ª Reunião da Ampliada Nacional das CEBs, em preparação para o 13º Intereclesial, que acontecerá em 2013, na diocese de Crato, no Vale do Cariri, Ceará.
As comunidades do “Cratinho de açúcar” e dom Fernando Panico, bispo da diocese de Crato, acolheram, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, os representantes dos 17 Regionais das CEBs, e os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Sérgio Coutinho, do Setor CEBs; padre Nelito Dornelas, da Superação da Miséria e Fome; padre Benedito Ferraro, assessor nacional das CEBs, além dos bispos dom Adriano Ciocca Vasino, bispo referencial das CEBs da CNBB e dom Angelo Pignoli, bispo de Quixadá (CE) e referencial das CEBs do Nordeste 1.
Neste primeiro dia, a Ampliada iniciou seus trabalhos fazendo uma Análise da Conjuntura sócio-política feita pelo padre Benedito Ferraro e pelo poeta e cantor Zé Vicente, que apresentaram o momento atual político pré-eleições gerais e a situação social da região do Cariri.
O assessor da CNBB, Sérgio Coutinho, fez uma Análise da Conjuntura Eclesial abordando a aprovação pelos bispos, na 48ª Assembleia Geral da CNBB, do documento nº 92: “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”. Em seguida padre Vileci, coordenador do 13º Intereclesial e membro do clero de Crato, e padre Benedito Ferraro partilharam o encontro da Articulação Continental das CEBs em Quito, Equador.

Fonte: CNBB

Incra exclui beneficiários de Projetos de Reforma Agrária identificados como servidores federais

A Portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra nº 450, de 15 de julho de 2010, exclui do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) os/as beneficiários/as de Projetos de Reforma Agrária identificados/as como servidores/as públicos/as federais à época da data da homologação na Relação de Beneficiários (RB), conforme relação anexa à portaria (DOU de 16/7/10, MDA, págs. 57 a 79).