26 janeiro, 2015

Arquidiocese de Maringá promove capacitação para a Campanha da Fraternidade 2015.

A Arquidiocese de Maringá já iniciou as formações para a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 que terá como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). A CF 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

As formações estão sendo feitas nas Regiões Pastorais. A primeira foi realizada domingo, 25 de janeiro, na paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Paranacity, Região Pastoral Paranacity,

Confira a agenda das próximas reuniões de capacitação da CF 2015:

Dia 30 de janeiro às 20h – Paróquia Santa Joaquina de Vedruna em Maringá – Região Pastoral Santa Cruz.

Dia 31 de janeiro às 14h – Paróquia São José Operário em Maringá – Região Pastoral São José Operário.

Dia 07 de fevereiro às 14h30 – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu em Maringá – Região Pastoral Nossa Senhora Aparecida.

Dia 09 de fevereiro às 20h – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Maringá – Região Pastoral Catedral.

Dia 12 de fevereiro às 19h30 – Paróquia São João Batista em Jandaia do Sul – Região Pastoral Jandaia do Sul.

Dia 13 de fevereiro às 20h – Paróquia Imaculada Conceição em Floraí – Região Pastoral Castelo Branco.

Fonte: site da Arquidiocese de Maringá

Na América Latina, 30,8% das mulheres não têm renda própria, aponta ONU

A agenda de desenvolvimento pós-2015 deve incluir a igualdade de gênero, não só como um objetivo específico, mas com uma perspectiva transversal que aumente a capacitação econômica das mulheres, destacaram os participantes de um encontro realizado na sede da Comissão Econômica para a America Latina e o Caribe (CEPAL) da ONU, em Santiago, no Chile, na segunda-feira (12).

O diálogo “Desafios para a igualdade. O empoderamento econômico das mulheres na agenda de desenvolvimento pós-2015: a construção de novas respostas para a América Latina e a Europa” reuniu representantes dos governos do Chile e Noruega e da CEPAL para compartilhar ideias e experiências, bem como discutir propostas para a nova agenda que entra em vigor este ano.

Segundo o diretor da Divisão de Planejamento de Programas e Operações da CEPAL, Raúl Gárcia-Buchaca, uma em cada três mulheres na América Latina, cerca de 30,8% do total, não tem renda própria. Deste total, 51,6% das mulheres afirmaram que isto ocorre por ter que cuidar das tarefas domésticas. Além disso, para cada 100 homens que vivem na pobreza, há 117 mulheres.

Sobre esta situação, a diretora da Divisão de Assuntos de Gênero da CEPAL, Sonia Montaño, disse que é necessário que haja uma distribuição equitativa das tarefas domésticas e uma redistribuição dos benefícios de proteção social para garantir a igualdade de gênero em todos os âmbitos da vida.

Fonte: Fonte: Nações Unidas no Brasil / CARITAS