17 dezembro, 2010

Entrevista com o Arcebispo de Maringá dom Anuar Battisti


1) Blog da Lucia
Há acontecimentos e datas que não se pode esquecer. Este ano o senhor completou 30 anos de sacerdócio, seis como pastor da Arquidiocese de Maringá. Hoje, como arcebispo, ao fazer uma retrospectiva de sua trajetória, qual foi o grande desafio? O que de mais valioso aprendeu? E o que o senhor projeta a partir de hoje?
Dom Anuar
Diante de qualquer nova situação na vida, sempre vem o medo e a pergunta: Será que sou capaz? Assim o primeiro desafio foi vencer o medo e acreditar na graça de Deus e acreditar em mim também. Deixar Toledo e vir à Maringá foi vencer a barreira dos limites humanos e deixar-se guiar por aquele que chamou. Não fui eu que escolhi, por isso a obra é DELE.

Em primeiro lugar aprendi a ouvir e trabalhar em conjunto com o clero. A minha primeira atividade foi conhecer os padres e com eles estabelecer um vínculo de comunhão em vista da evangelização. Esse foi com certeza o meu maior aprendizado.

Daqui pra frente resta perseguir o caminho de uma Igreja escola e casa de comunhão. Eu não sei trabalhar sozinho. Quero continuar contando com todos os presbíteros, leigos e leigas, lideranças comprometidas e de maneira especial com a nossa juventude.

2) Blog da Lucia
Depois de 503 anos sem alternância no poder, tempo em que as elites dominaram, o Brasil conheceu ultimamente duas rupturas históricas: elegeu um operário presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e, em seguida, uma mulher, Dilma Rousseff. Qual a importância dessa ruptura?
Dom Anuar
Toda ruptura traz suas conseqüências cabe confiar sempre no melhor. Vejo essa ruptura com otimismo, porque acredito que será uma continuidade do governo Lula. O fato de ter uma mulher na presidência, vai exigir de todos uma mudança de mentalidade, onde os preconceitos contra a mulher devem cair em uns mais que em outros. Para o Brasil de hoje é fundamental manter o rítimo sem pretender milagres e sim esforços para metas maiores, tendo em vista a promoção da vida e da dignidade de todos, principalmente dos pobres e excluídos.

3) Blog da Lucia
Há uma mudança visível no agir do povo em relação a política. Ficou comprovado que o povo não é mais “massa de manobra” e que se a mídia e alguns outros acreditam nisso estão enganados. Como o senhor vê essa mudança e sua importância?
Dom Anuar
A consciência democrática onde todos devem participar de forma ativa cresceu e cresce em cada eleição. Isso se deve ao trabalho das comunidades onde o protagonismo dos leigos faz a diferença. Isso é fundamental porque cria em todas as esferas da vida social e política um respeito maior pelo eleitor. Como também o eleitor tem consciência do valor do voto e sua responsabilidade diante das urnas.

4) Blog da Lucia
A mulher vem conquistando seu espaço e respeito, mas há muito para se avançar na questão de igualdade e respeito, nas relações de gênero. Esse ano completou 80 anos do direito ao voto feminino, mas a participação das mulheres na política brasileira ainda é pouca, embora não se possa negar a presença das mulheres fazendo política de diversas formas. A caminhada da Igreja também é marcada pela ausência da mulher na tomada de decisões, embora seja marcante seu testemunho nas diversas dimensões pastorais. Tendo em vista esses cenários, como o senhor vê a mulher de hoje diante ainda de tantos desafios?
Dom Anuar
Graças à mulher e seu papel na vida social e religiosa, foi e é possível concretizar muitos programas de defesa e promoção da vida. Muito ainda se faz necessário avançar, principalmente na área das decisões. No planejamento, nas decisões, nos programas definidos, ainda tem muito chão a percorrer. No momento atual a evangelização, principalmente através da catequese, é feita na sua maioria absoluta por mulheres. Os ministros extraordinários da comunhão eucarística, onde atuam levando semanalmente a eucaristia os enfermos nas casas, na sua maioria são mulheres. Tudo isso indica que precisamos avançar mais, não só na execução e sim de maneira direta e participativa nos planejamentos.

5) Blog da Lucia
O natal se aproxima e um novo ano também. Deixe uma mensagem amiga para os/as visitantes do blog.
Dom Anuar
Em cada dia, em cada semana, em cada mês, em cada ano as festas se repetem.
Se aproxima o aniversário de Jesus e um novo ano descortina.
Fizemos o que fizemos, por isso Obrigado Senhor!
Muitas quedas que nos fizeram recomeçar sem medo.
Muitas vitórias que nos deram a certeza de continuar o mesmo caminho.
Muitas interrogações que não encontramos respostas.
Muitas respostas de perguntas que não fizemos.
Muitos passos a cada dia acreditando no momento presente.
Muitas nuvens escuras atravessando o caminho sem ver os horizontes.
Assim vivi o Natal de cada dia porque Ele, Jesus sempre esteve ao meu lado.
Que o teu caminho seja sempre um Natal e o novo ano repleto de bênçãos!.

Feira de Flores e Mudas promovida pela Casa de Emaús

A Feira de Flores e Mudas , promovida pela Casa de Emaús, que tem a missão de atender portadores de HIV, que estava sendo realizada ao lado do mercadão municipal, agora está funcionando até o dia 19 de dezembro no Centro de Convivência ao lado da prefeitura de Maringá.

Arcebispo dom Anuar comenta o filme “Aparecida – o milagre”

Hoje posso ver "O Milagre"
Aparecida – o Milagre narra uma história de transformação, superação e reencontro de um homem – com a família, com o filho, e sobretudo, consigo mesmo através da fé em Nossa Senhora Aparecida – a Padroeira do Brasil.” (texto de divulgação). Desejamos sucesso ao filme e que você possa levar a sua família neste fim de ano a uma sala de cinema e experimentar essa bela história de fé. Leia aqui o cometário de dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá

CNBB - Feliz Natal

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base - Quinta Parte

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base
Documento da CNBB nº 92

A Experiência dos Intereclesiais

Os Encontros Intereclesiais das CEBs são patrimônio teológico e pastoral da Igreja no Brasil. Desde a realização do primeiro, em 1975 (Vitória-ES), reúnem diversas dioceses para troca de experiência e reflexão teológica e pastoral acerca da caminhadas das CEBs.
Foram doze encontros nacionais, diversos encontros de preparação em varias instâncias (paróquias, dioceses, regionais) e, desde a realização do 8º Intereclesial ocorrido em Santa Maria – RS (1992), são realizados seminários de preparação e aprofundamento dos temas ligados ao encontro.

Manifestação visível da eclesialidade das CEBs, os Encontros Intereclesiais congregam bispos, religiosos e religiosas, presbíteros, assessores e assessoras, animadores e animadoras de comunidades, bem como convidados de outras Igrejas cristãs e tradições religiosas. Neles se expressa a comunhão entre os fiéis e seus pastores.

Feliz Natal

Feliz Natal

Feliz Natal e um Abençoado 2011
Com carinho, Ir. Solange
Clique na imagem para ampliar

PT PR - Feliz Natal!


Obrigado, Lula - Por Frei Betto

Seu governo, Lula, incutiu autoestima no povo brasileiro e, hoje, é admirado em todo o mundo. Leia na íntegra

Ao vivo no Canal Futural: Campanha Nacional das PJs

Começou ontem e vai até o dia 19 de dezembro na Casa de Retiro Dom Amando, em Salvador-BA, o Seminário Nacional da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens.
O objetivo do seminário é aprofundar a temática Juventude e Violência e avaliar a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, identificando seus impactos e apontando elementos para o planejamento.
Hoje o Seminário da Campanha será tema do programa Conexão, do Canal Futura. Felipe Freitas será entrevistado ao vivo por telefone.
Maia informações no twitter da Campanha: