07 janeiro, 2012

Campanha da Fraternidade 2012

"Fraternidade e Saúde Pública" é o tema da Campanha da Fraternidade 2012 promovida pela Igreja Católica do Brasil. Inspirados pelo lema "Que a saúde se difunda sobre a terra", todos nós cristãos somos chamados a refletir e buscar promover a saúde e a vida.

Encontro Nacional da Pastoral da Juventude começa neste domingo (8) em Maringá (PR)

Maringá (PR) recebe a partir de domingo (8) mais de 600 jovens vindos de todas as regiões do Brasil para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). Até o dia 15 de janeiro estão programadas atividades como palestras e trabalhos em grupos para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro acontece em uma cidade da região sul do país.
“Somos Igreja Jovem” é o tema central desta edição. “Este décimo encontro marca uma etapa fundamental no processo de evangelização da juventude. Com a participação dos jovens que virão representando todas as dioceses do Brasil, nós queremos juntos retomar este caminho fazendo com que cada jovem seja protagonista, jovem evangelizando jovem”, destaca o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.
O encontro também vai reunir vários bispos do Brasil e especialistas e autoridades que trabalham com o público juvenil. Já estão confirmadas as presenças da Secretária Nacional de Juventude (SNJ), Severine Carmem Macedo, do Secretário Executivo da SNJ, Rodrigo Amaral, representando o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina.
Programação
O encontro terá início no domingo com a celebração da Santa Missa que será presidida pelo presidente da Comissão Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, às 19h30 na Catedral de Maringá. Na segunda-feira pela manhã uma cerimônia no Centro de Formação Bom Pastor, local do encontro, vai marcar a abertura oficial dos trabalhos.
Assessores e especialistas vão conduzir com os jovens, no decorrer da semana, atividades contemplando temas como o Concílio Vaticano II, o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina, políticas públicas e direitos para a juventude, as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil, a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, entre outros. A proposta visa possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira a partir das experiências dos grupos de jovens.
Na terça-feira, o dia será dedicado a um trabalho de visitação missionária. Os jovens serão divididos em grupos e acolhidos em 12 paróquias da arquidiocese de Maringá, onde terão a possibilidade de conhecer as realidades locais e também partilhar as experiências de ser Igreja de outras regiões do país.
A missa de encerramento do 10º ENPJ vai acontecer no sábado (14), na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. A celebração terá início às 15h e será presidida pelo arcebispo Dom Anuar Battisti. Depois da celebração, por volta das 17h30, os jovens vão se concentrar no estacionamento do estádio Willie Davids para realizar uma marcha em favor da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A manifestação será acompanhada de um trio elétrico e vai terminar na Praça da Prefeitura.
Além do tema, “Somos Igreja Jovem”, o encontro tem o lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida” e a iluminação bíblica extraída do evangelho de João, “Ele tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Durante todos os dias da programação, uma equipe de jovens estará atualizando com notícias e imagens do encontro o hotsite www.pj.org.br/enpj e as redes sociais da Pastoral da Juventude.
Presente em 80% das dioceses do Brasil
Considerada a maior organização juvenil do país, a Pastoral da Juventude (PJ) é ação organizada dos jovens católicos que, em pequenos grupos nas comunidades, vivem sua missão de anunciar Jesus Cristo. Presente em 80% das dioceses da Igreja Católica no Brasil, a PJ defende uma educação popular e também a educação da fé como caminho que possibilita aos jovens uma formação integral da pessoa humana.
A Pastoral faz parte da articulação da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, e tem como prioridade capacitar lideranças para serem formadoras de outros jovens, construindo a cidadania e tornado-os protagonistas de um outro mundo possível.
Aqui o dia e horário de cada ativida