01 abril, 2010

Uma abençoada Quinta / Sexta Feira Santa e Páscoa da Ressurreição.

É preciso acreditar que para seguir Jesus, temos que amarmos uns aos outros, um amor tal que, igual como Jesus fez com os seus discípulos, se ajoelha e lava os seus pés, como gesto inquietante de serviço e de acolhida inalcançável.

A entrega de Jesus foi tanto que chegou a fazer-se Sacramento Permanente em um pão e em um vinho que converte em Alimento seu Corpo e seu Sangue para todas e todos que queira segui-lo. Ficando assim instituída a Eucaristia.

Quantos cristãos, homens e mulheres, esta semana propõem Recomeçar uma Vida Nova. Estar atento é preciso, cabe lembrar que, manipulados ou por falta de informação, grupos de pessoas gritaram pela crucificação de Jesus.

No Evangelho de João 14,12 Jesus diz: eu garanto a vocês: Quem acredita em mim, fará as obras que eu faço.

No domingo de ramos Jesus entra em Jerusalém, montado num jumentinho. Interessante, ele não estava montado num belo cavalo, nem numa limosine, nem numa camioneta ou carro de luxo de nossa época. Não usava coroa na cabeça, mantos ou túnicas luxuosas, nem camisas de ceda ou ternos caríssimo, ostentação de tantos homens e mulheres de ontem e de hoje, da hierarquia que até hoje permanece em tantos meios.

Jesus montado num jumentinho e vestes simples do povo. O jumentinho e a vestes simples simboliza simplicidade, humildade, igualdade, força e coragem. Demonstrando que ali estava no meio do povo para servir e resgatar a vida e a dignidade.
A “Semana Santa” traz presente aquele dia em que Jesus morreu. Quis vencer com sua própria dor o mal da humanidade. O dia da ausência, da dor, de esperança. O próprio Cristo, esta calado. Ele é verbo, a Palavra esta calada. Tudo esta consumado.

O anúncio do amor de um Deus que desce conosco até o abismo de que não tem sentido, do pecado e da morte. Do absurdo grito de Jesus em seu abandono e em sua confiança Extrema, “Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito”.

Mas esse silêncio não é silêncio, é a plenitude da palavra, resplandece o mistério da cruz. É que “o Pai entregou o seu filho para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jô 3,16).

Trazemos presente o aniversário do triunfo de Cristo, a vitória da vida sobre a morte, a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.

São Paulo nos diz: “Aquele que ressuscitou Jesus Cristo devolverá a vida a nosso corpo mortal”.

Celebrar a Páscoa é celebrar a libertação, não apenas de um povo, de uma nação isolada, mas do mundo inteiro. É celebrar o resgate e a reabilitação de homens e mulheres que se encontram caído. Libertação do egoísmo, complexos, individualismo, preconceitos, discriminação, comodismo. Libertação dos/as excluídos (as) e perseguidos (as).

A Páscoa é convite para seguirmos o testemunho das que sempre foram, são e serão, sacerdócias, profetas, discípula, apóstolas embora infelizmente nem sempre aceitas e reconhecidas. Seguir o testemunho das mulheres, para quem Jesus ressuscitado aparece primeiro e as envia. E com alegria, coragem e força elas vão e anuncia.
“JESUS RESSUSCITOU”

Agricultura familiar lidera ocupações rurais no Brasil

Uma das conclusões do Comunicado nº 42 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), intitulado PNAD 2008: setor rural, divulgado hoje é que a agricultura familiar é responsável pela grande maioria das ocupações no meio rural, se comparada a todos os demais vínculos ocupacionais, incluindo-se aí os postos de trabalho gerados pelo agronegócio. A persistência de uma estrutura fundiária fortemente concentradora, no entanto, continua sendo um problema grave no Brasil.
O Comunicado do Ipea explica, ainda, as razões que levaram a um aumento da renda domiciliar rural per capita entre 2004 e 2008. E lança um alerta sobre a grande quantidade de trabalhadores agrícolas que estão fora de qualquer relação de assalariamento, caracterizando um desafio à estrutura do sistema de direitos e garantias sociais.
Veja aqui a íntegra do comunicado IPEA

Lar Escola da Criança - Feliz Páscoa

Queridos amigos,
Desejamos uma Feliz Páscoa a todos os amigos, voluntários, colaboradores e apoiadores da missão de educar o coração. Que este momento de reflexão sobre a mensagem e a vida de Cristo, produza em nós, gestos concretos de amor e solidariedade, tornando assim a nossa casa, nosso bairro, nossa vida, o nosso mundo em um lugar melhor para todos.

Feliz Páscoa, e que Deus os abençoe!
Equipe Lar Escola da Criança de Maringá

Quinta Feira Santa

Jesus diz a seus discípulos e a todos nós: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros” (Jo 13, 34).
A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no mistério da Paixão de Cristo.
Jesus nos dá um testemunho idôneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja quando decide lavar os pés dos seus discípulos.
Ajoelha e lava os pés, como gesto inquietante de uma acolhida inalcançável, solidariedade, igualdade, e serviço.
A entrega de Jesus foi tanta que deu em alimento seu Corpo e seu Sangue para todas e todos os que queiram segui-lo, ficando assim instituída a Eucaristia.
Jesus não exclui ninguém - “Então Jesus pegou o cálice, agradeceu a Deus, e disse: tomem isto, e repartam entre vocês” (Lc 22,17).
A celebração da Ceia do Senhor na qual Jesus, um dia como hoje, na véspera da sua paixão, "enquanto ceava com seus discípulos tomou pão..." (Mt 26, 26). Ele quis e quer, que como em sua última Ceia, seus discípulos e discípulas se reunissem e se recordassem dEle abençoando o pão e o vinho: "Fazei isto em memória de mim" (Lc 22,19).

Renovação dos compromissos Sacerdotais

Sacerdotes – do coração de Deus para o coração do mundo.
Hoje, dia em que os Sacerdotes renovam seus compromissos sacerdotais, peçamos:
“Pai, santifica-os”!
Com sacerdotes santos que se alegra estando no meio do povo, a serviço do povo, teremos uma Igreja santa que será uma Igreja entusiasmada, alegre, servidora, que acolhe, conscientiza e sabe caminhar junto.
Jesus diz a seus discípulos e a todos nós: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros” (Jo 13, 34).
Aos bispos e padres, parabéns, que o nosso Deus amigo e companheiro os abençoem.

Fiquemos atentos - Gripe A e Dengue

Conforme boletim divulgado ontem (31/03) pela Secretaria de Saúde na cidade de Maringá voltou a subir o número de notificação de casos de dengue, nos últimos cinco dias foram 68 por dia, o número de casos confirmados passou de 642 para 660 nesse mesmo período.
Já o número de casos positivos de gripe A (suina) dobrou nos últimos cinco dias, passando de 6 para 12. No total, foram 19 novos casos notificados, em igual período, totalizando 303. Há seis pacientes internados, sendo três em UTI.

Lar Escola de Maringá promove 3° Risoto Beneficente

No próximo dia 08 de abril, o Lar Escola da Criança de Maringá que atende 350 crianças e adolescentes carentes, em parceira com o Rotary Club Maringá Novo Centro estará promovendo um delicioso Risoto Beneficente. Durante o evento que será realizado no Country Club Maringá, às 19h30, também será promovido um bingo com ótimos prêmios. Na compra de um convite, você receberá uma cartela que lhe dará direito as 5 rodadas principais do bingo.
LOCAL: COUNTRY CLUB DE MARINGÁ
Data: 08/04/2010
Jantar: 19h30
Valor: R$ 15,00
Informações: (44) 3227-3030

1º de abril - Uma data infausta: 46 anos depois

Caio N. de Toledo
46 anos atrás – na data em que o imaginário popular consagrou como o “dia da mentira” – foi rompida a legalidade democrática implantada no Brasil desde o fim da ditadura do Estado Novo (1937-1945). Hoje apenas os órfãos da ultradireita brasileira se atreverão a comemorar publicamente o 1º. de abril de 1964; civis e militares que o fizerem serão uns poucos gatos pingados em bizarros cenários. A quase totalidade das entidades que conspirou e apoiou o golpe contra o governo democrático de João Goulart (1961-1964), certamente, não festejará o golpe civil-militar de abril; os grandes órgãos de comunicação – ao contrário do que fizeram por quase duas décadas –, não abrirão espaço, nestes dias, para a apologia do regime militar. Explica-se: no Brasil contemporâneo todos se afirmam “amigos” ou amantes da democracia...
Diante da recorrente questão “Golpe” ou “Revolução”, deveríamos lembrar as palavras de um eminente protagonista do movimento de abril. Em celebrado depoimento (1981), Ernesto Geisel declarou: “o que houve em 1964 não foi uma revolução. As revoluções se fazem por uma idéia, em favor de uma doutrina”. Para o vitorioso de 1964, o movimento se fez “contra Goulart”, “contra a corrupção”, “contra a baderna e a anarquia que destruíam o país”...continue lendo...