21 setembro, 2010

Eleitores sabe de casos de compra de votos

Conforme dados da pesquisa do instituto Ibope, encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), divulgada hoje (21), quase metade dos eleitores brasileiros conhece casos de políticos que compram ou compraram votos. Dos 43% que admitiram ter conhecimento da prática, a maior parte dos entrevistados (57%) tem grau de escolaridade mais alto, com nível superior completo. Percentual semelhante – 41% – afirma conhecer alguém que já votou em troca de algum benefício, e 13% admitem que votariam em um candidato que oferecesse alguma benesse.
A pesquisa mostra ainda um dado que preocupa a AMB: 54% dos eleitores não denunciariam tentativa de compra de votos. Entre os que denunciariam, 14% declararam não saber a quem procurar. A maior parte (43%), entretanto, procuraria a Justiça Eleitoral.
“A classe política não traz números animadores”, disse o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares. “Infelizmente, em todas as classes sociais, em todas as regiões do país, existem pessoas que admitem [dar] o voto em troca de benefício. É um índice alto entre aqueles que têm coragem de assumir publicamente”, completou.
Entre as regiões, a Nordeste (21%) foi a que apresentou o maior número de entrevistados que admitem trocar o voto por dinheiro ou outro benefício. “É um dado preocupante. Precisamos conscientizar o eleitor de que ele não deve negociar sua cidadania”, ressaltou Valadares.
O estudo traça o perfil do eleitorado brasileiro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre 18 e 21 de agosto, em 140 cidades.

Amanhã é o Dia Mundial Sem Carro

Amanhã (22) ocorre a mobilização mundial do Dia sem Carro e vai contar com a participação de cidades brasileiras como o Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói.
A ideia é reduzir as emissões de poluentes causadores dos gases de efeito estufa utilizando meios de transporte público como o metrô, os ônibus, trens, as barcas ou os veículos alternativos, como as bicicletas.
O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França na década de 90, com objetivo de conscientizar e incentivar a diminuição do uso de automóveis para reduzir as emissões de gás carbônico. O movimento já conquistou adesão de diversas cidades em vários países.

Somos Jovens

Somos jovens, de tantas raças e tanta cor, estamos por todos os contos e todos os lugares, vestimos jeans, tênis, boné e até com barriquinha e cuequinha aparecendo. Somos assim.
Somos jovens, quanto de nos já morremos e quantos de nos ainda vão morrer, por tantos problemas, enfermidades, tantas fomes, grito de guerra, desespero e aflição.
Somos jovens, quanto de nos já caíram e quantos de nos ainda vão cair, exterminados pelos vícios, pelas drogas, pela falta de oportunidade, por assassinato e omissão.
Somos jovens, acreditamos na presença amiga de Deus que caminha conosco, somos de muita reza, muita luta, muita festa; somos livres para sonhar e em marcha contra a violência vamos continuar. Leia na íntegra

Porque a Igreja não diz em quem não votar, por Pe. Alexsander Cordeiro Lopes

É longo, mas peço que, se vai responder, leia até o fim, OK? É minha posição como cristão e como cidadão brasileiro! Leia assim, e não como A PALAVRA DA IGREJA, mesmo porque, graças a Deus, não sou TODA A IGREJA:
Tenho sido importunado por correntes católicas que parecem querer me obrigar a NÃO votar neste ou naquele candidato político por causa das questões morais católicas.
Sei que ao me pronunciar sobre isto serei vítima de ataques, mas tudo bem, não tenho medo... Tenho medo sim de posições perigosas para a Igreja.
Perigosas porque, se dizemos em quem NÃO votar, acabamos dizendo em QUEM votar. E se fazemos isto estamos afirmando que este em quem votamos está plenamente de acordo com a doutrina da Igreja, está de acordo com a proposta de Jesus Cristo. Leia na íntegra

hoje Noite de Oração pela Paz no auditório Dona Guilhermina

Hoje a a partir das 20h, sétima edição da Noite de Oração pela Paz, encontro entre oito religiões de Maringá: Bahá'is, budistas, candomblés, católicos, espíritas, evangélicos, islamistas e umbandistas. Será no Auditório Dona Guilhermina (Avenida Tiradentes, 740, próximo à Catedral) . O evento, que nasceu por iniciativa do Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI), deve reunir em torno de 500 pessoas e tem entrada franca. Estão previstas apresentações do Coral Arquidiocesano; grupo de percussão japonesa Taiko (tambores), do Tempo Budista; grupo de danças árabes Dabka, promovida pelos muçulmanos, e entrega de rosas brancas pelos bahá'is.

Pastoral da Saúde promove Feira da Saúde em Sarandi no próximo sábado

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Maringá em parceria com a Faculdade Uningá e a Secretaria Municipal de Saúde de Sarandi promove no próximo sábado, 25 de setembro, a IV Feira da Saúde por Amor à Vida. Será das 9h às 17h no Colégio Olavo Bilac, centro de Sarandi.
A população poderá participar de atividades de prevenção de saúde; exame de prevenção de câncer bucal; orientação da postura corporal; testes de audiometria; avaliação da glicemia capilar; aferição da pressão arterial; orientação do auto-exame da mama; vacinação; coleta do preventivo; orientação sobre DST/AIDS; atividades de recreação e muitas outras.

Sugestão de almoço para domingo dia 26

Paróquia Santa Joaquina de Vedruna em Maringá
Cardápio: Traços de carneiros finamente preparados com legumes, vinho branco, azeite de oliva, maçãs e ervas finas. Acompanha ainda: arroz, farofa, saladas diversas e pães. Estilo carneiro no buraco. Início às 11h.
Local: Colégio Santa Cruz: avenida Antonio Otávio Scramim. 5354. Após o almoço haverá grande show de prêmios. Os convites podem ser adquiridos na secretaria paroquial ou com os líderes das Comunidades e Movimentos.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Vila Esperança, em Maringá
Costela ao fogo de chão. Os convites antecipados custam R$ 140,00 (para oito pessoas) e podem ser adquiridos com Sergio Akira (9972-1490) e Dalben (9125-4047).

O fim um ciclo em que a velha mídia foi soberana

Dia desses, me perguntaram no Twitter qual a probabilidade da imprensa ser calada pelo próximo governo. Disse que era de 25% - o percentual de votos de Serra. Espero, agora, que caia abaixo dos 20% e que seja ultrapassado pela umidade relativa do ar, para que um vento refrescante e revitalizador venha aliviar a política brasileira... . Leia na íntegra

Nosso lixo de cada dia, artigo de Maurício Gomide Martins


A Natureza, “quando viu que seu trabalho de criação estava pronto”, ofereceu esse Paraíso ao homem, juntamente com as potencialidades da razão. Daí em diante, tudo ia bem até que alguém inventou a propriedade da terra, não percebendo que isso equivalia a mutilar seu Paraíso e esquecendo que a terra não o acompanharia na morte. Pelo contrário, ela o engole na sepultura. Em consequência, foi preciso inventar o dinheiro, inicialmente representado pelo ouro extraído da terra, que gerou a noção material de valor, produzindo uma volúpia de posse tão forte e infinita que passou a governar o mundo até os dias atuais. Leia na íntegra