06 setembro, 2010

Grito dos/as Excluídos/as 2010


Em sua 16ª edição, o tema escolhido para esta ano é “Vida em primeiro lugar”, e o lema “Onde estão nossos direitos?

O primeiro gripo foi em 1995, ano da Campanha da Fraternidade sobre os Excluídos. Foi precedido de outras iniciativas como o “Grito da Amazônia” e “Grito da Terra”. Foi proposto então pelo “Setor de Pastoral Social” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Este ano, o Grito dos Excluídos acontece em conjunto com o Plebiscito pelo Limite de Propriedade da Terra. “A constituição assegura que em fatos de relevância nacional, a sociedade deva ser consultada. O povo tem respondido bem a isso. Um exemplo claro foi o projeto de lei “Ficha Limpa”, que foi uma ação direta do coletivo, e acredito que assim será com experiência do plebiscito”, afirmou Ari Alberti, coordenador nacional do Grito dos Excluídos 2010.
Desde 1995 foi escolhido o dia 7 de setembro para as manifestações do Grito dos/as Excluídos/as. A idéia era aproveitar o Dia da Pátria para mostrar que não basta uma independência politicamente formal. A verdadeira independência passa pela soberania da nação. Um país soberano costura laços internacionais e implementa políticas públicas de forma autônoma e livre. Relações economicamente solidárias e justiça social são dois requisitos indispensáveis para uma verdadeira independência.
Na cidade de Maringá, eu mais alguns colegas tentamos por algumas vezes realiza-lo, mas infelizmente falta comprometimento. Gente falando bonito por todos os lados é o que se vê, mas na hora de por a mão na massa desaparece todos.

Primeira Chamada da Carteira Indígena - Chamada Pública de Projetos junto às Mulheres Indígenas

Com objetivos de fortalecer o protagonismo das mulheres indígenas na promoção da segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas e na gestão ambiental de suas terras; promover a revitalização das atividades e técnicas tradicionais desenvolvidas pelas mulheres relacionadas à produção de alimentos, cultivo de espécies de uso tradicional, produção de bens e utensílios e práticas de saúde; promover as atividades culturais relacionadas ao manejo tradicional e uso sustentável da biodiversidade local; e apoiar o fortalecimento institucional e político das organizações e associações das mulheres indígenas, bem como a articulação e institucionalização de grupos de mulheres indígenas, a Primeira Chamada da Carteira Indígena - Chamada Pública de Projetos junto às Mulheres Indígenas acontece cumprindo deliberação da 32ª Reunião do seu Comitê Gestor, realizada em Brasília-DF, de 09 a 11 de fevereiro de 2010 e é a primeira vez que acontece.
As regras de participação da Chamada estão nas Diretrizes da Carteira Indígena e no Roteiro para Elaboração de Projetos. A proponente dos projetos, preferencialmente, deve ser uma associação de mulheres indígenas, mas qualquer entidade que cumpra os requisitos apontados no item II das Diretrizes da Carteira Indígena poderá apresentá-los. Os projetos deverão, obrigatoriamente, ser voltados para atividades com as mulheres indígenas e ter o protagonismo de mulheres em sua execução e devem estar enquadrados em uma das linhas temáticas 1 a 4, discriminadas nas Diretrizes da Carteira Indígena. Os recursos para esta Chamada são não reembolsáveis, no valor total de R$ 1 milhão, podendo ser ampliado. O recebimento de propostas seguirá até 4 de outubro de 2010 e a publicação dos projetos habilitados está prevista para 15 de outubro. Mais informações