20 abril, 2013

Em Junho - Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá


Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá

Dias 08 e 09 de junho no Centro de Formação Bom Pastor

Tema: A importância do Vaticano II para as CEBs

Assessor:  Dom Geremias Steinmetz, Bispo de Paranavaí



Entre as muitas e ricas experiências de renovação que nasceram ao redor do Concílio Vaticano II, encontra-se, sem dúvida, a das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

As CEBs são Modelo de Igreja baseada na comunhão. O chamado, e consequentemente o envio, é uma tarefa que não se pode realizar no individualismo. O chamado é pessoal, a resposta também, mas o ministério, o serviço, deve ser entendido numa dimensão comunitária. Pois a Igreja é mistério de comunhão. Este foi o espírito do Concílio Vaticano II: a missão na Igreja-comunhão.

Cada momento tem os seus desafios, a história das CEBs é marcada pela grande preocupação em responder aos problemas do contexto em que vivem. Nesse sentido elas são originárias do pensamento e da mística do Vaticano II que mostra que as alegrias, as esperanças, tristezas e angústias das pessoas de hoje são também as alegrias, as esperanças, tristezas e angústias das discípulas e discípulos de Jesus Cristo.

Movida pelo Concílio Vaticano II, as CEBs arrancam a partir do chão da vida dos pobres e tentam fazer a ligação da fé com a vida, no sentido de que a espiritualidade e a mística devem desembocar numa perspectiva de libertação. Libertação em todas as dimensões da vida. Libertação econômica, política, cultural, pedagógica, litúrgica.

As ricas experiências das Comunidades Eclesiais de Base, as levam acreditar que não adianta o confronto direto, é melhor passar no meio deles e seguir o caminho (Lucas 4,30). É preciso encontrar estratégias de resistência e de sobrevivência para que o projeto não seja lançado no precipício. Com a ternura de sempre, com a força e a graça do Espírito!

O Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá, que é composta pela Arquidiocese de Maringá e as dioceses de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, terá como tema “A importância do Vaticano II para as CEBs e o assessor será Dom Geremias Steinmetz, Bispo da diocese de Paranavaí. 

No domingo, às 07 horas, Dom Anuar Battisti, Arcebispo da Arquidiocese de Maringá, presidirá a missa. O seminário Será no mês de junho e iniciará com o almoço no dia 08 e encerrará com o almoço no dia 9 e o local será o Centro de Formação Bom Pastor, na cidade de Maringá.