26 dezembro, 2008

Feliz final de semana

Amigo não é aquele que nos faz algum bem, mas aquele que está sempre e em toda parte junto conosco, até mesmo quando esta longe.
Aproveite cada segundo, cada momento e agradeça a Deus por tudo.
um feliz e abençoado final de semana.

Maringaenses trocam férias por trabalho missionário em Guajará-Mirim, Rondônia

No dia 03 de janeiro, 10 maringaenses embarcam para Guajará-Mirim, Rondônia, em missão. O trabalho de evangelização no norte do país é resultado de uma parceria entre as dioceses de Maringá e Guajará-Mirim. Domingo, dia 28, dom Anuar Battisti irá celebrar a missa de envio com os missionários. A missa será às 18h na catedral Nossa Senhora da Glória.
Outras informações podem ser obtidas com Pedrina Souza, responsável pela Comissão do Anúncio da arquidiocese. Telefone 044 9932 0442.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Nota CNBB - velório de dom Olívio Aurélio Fazza

O bispo emérito de Foz do Iguaçu (PR), dom Olívio Aurélio Fazza, SVD, 83, faleceu ao meio dia desta quinta-feira, 25, no hospital Costa Cavalcante, em Foz do Iguaçu, onde estava internado desde o dia 12 de novembro. “Servo bom e fiel, [dom Olívio] parte deixando saudades e o pleno testemunho de fidelidade a Deus e a toda Igreja. Coragem, empenho social e luta pela justiça foram seus traços. Com bondade acompanhou a Diocese”, diz a nota divulgada pela Pastoral da Comunicação da diocese de Foz de Iguaçu comunicando seu falecimento.
O corpo de dom Olívio está sendo velado na catedral Nossa Senhora de Guadalupe. No sábado, 27, o corpo deixará a catedral às 8h em direção à paróquia São João Batista, onde haverá missa às 10h seguida do sepultamento.
Biografia
Mineiro de Juiz de Fora, dom Olívio nasceu no dia 25 de junho de 1925. Fez sua profissão religiosa em 1948 e recebeu a ordenação presbiteral em 1955. Em 1978 foi eleito bispo de Foz de Iguaçu, diocese que dirigiu de 1978 a 2001, quando se tornou emérito. Nesse tempo, foi representante dos bispos do Paraná na Comissão de Pastoral da Terra, na Pastoral da Saúde, no Regional Sul 2 da CNBB e vice-presidente do Regional Sul 2.

Fonte: CNBB
SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

A Sagrada Família



Neste final de semana a Igreja celebra a Sagrada família. Esta festa é especialmente importante hoje, quando muitas famílias enfrentam lutas e desafios para viver sua Fé.

A família é uma comunidade de amor e de vida, que se realiza quando um homem e uma mulher se doam um ao outro, no matrimônio, dispostos a acolher o dom dos filhos. É o ser com os demais, o vincular-se, intimar-se, adentrar-se na intimidade, na vida, querer a vida, promover a vida, ocupar-se dela... É a caridade e o amor.

A Família de Belém é o reflexo mais puro da Santíssima Trindade, que – não nos cansaremos de repetir com João Paulo II – “não é uma solidão, mas uma família, já que traz em si mesma a paternidade, a filiação e a essência da família, que é o amor”. Por isso também se chamou a Jesus, Maria e José “a Trindade da terra”.

Pe Zezinho canta em uma de suas canções “que bom seria se as mães fossem Maria e se os pais fossem José... e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré”.

A Sagrada Família é nosso modelo, nossa lição de vida familiar: fé, respeito mútuo, diálogo, compreensão, partilha, união e oração.

- Maria: é o rosto feminino, materno de Deus Pai. Ela acolhe, recebe, espera e guarda a Palavra, a semente da vida em seu coração. Escuta, recebe, espera e entrega. Recebe, aceita e espera a ação de Deus, enquanto guarda em seu coração o que vai acontecendo. Maria é aquela que revela a presença do Espírito através do fruto do seu ventre. Maria recebe, aceita e guarda em seu coração o “querer” do Pai.
- José: é o rosto paterno de Deus Pai. Aquele que confia em Deus, aquele que assume sobre sua humanidade o “projeto de Deus”. Orienta, dirige, cuida e administra o projeto de Deus junto com Maria.
- Jesus: é o centro dos olhares. Jesus é o princípio e horizonte de tudo, é o centro da vida.

"O futuro da humanidade passa pela da família" (Exort. Apost. Familiaris consortio, 86). Deus ilumine os políticos e toda a pessoa de boa vontade para que promovam políticas publicas e façam cumprir os direitos da família, da vida e da infância.
Lucimar Moreira Buebo (Lucia)

Jovens da RCC vão para o litoral evangelizar

A cidade de Matinhos, no litoral do Paraná, recebe a partir de hoje cerca de 500 jovens missionários da Renovação Carismática Católica. Eles participam do projeto Jesus no Litoral.
O objetivo é evangelizar os turistas que frequentam as praias paranaenses nesta época do ano. Os missionários da RCC vão percorrer as praias de Caiobá, Guaratuba, Ipanema, Shangri-lá e a cidade de Paranaguá. O projeto utiliza a arte para evangelizar. Na programação constam orientações de saúde, aulas de alongamento, danças, confissões e missas que vão ser celebradas em vários momentos.
Além de tudo isso os jovens fazem abordagem individual nas praias, com o objetivo de anunciar a palavra de Deus.
No litoral do Paraná, o projeto Jesus no litoral terá atividades até o dia 5 de Janeiro.
Conheça mais o projeto no site http://www.rccpr.com.br/jesusnolitoral/

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Conjuntura Especial. Uma síntese dos grandes temas abordados em 2008

O Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, ao longo de 2008 produziu análises da conjuntura semanais a partir de uma (re)leitura das ‘Notícias do Dia’ publicadas, diariamente, no sítio do IHU. Como fecho do trabalho desse ano, apresentaram uma Conjuntura Especial que retoma os grandes conteúdos abordados pelas conjunturas semanais no ano de 2008. Veja aqui

Jesus que nasce para todos: como as religiões interpretam o Natal

Para quem não é cristão, a sensação de comemorar o Natal, o nascimento de Jesus Cristo, pode ser a mesma de participar de uma festa na casa de um desconhecido. Com antigas raízes pagãs e voltando-se recentemente a um simbolismo que perde sua conexão com Cristo, o Natal é comemorado pela grande maioria das pessoas do mundo – e de diferentes credos. E, cristãos ou não, todos compartilham, nesse período, do chamado “espírito natalino”.
Por isso, IHU On-Line conversou com alguns líderes religiosos locais para ver como cada um, a partir da sua fé, vivencia esse ambiente marcado por uma das maiores festas cristãs.

INSS reinicia hoje pagamento de benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recomeça o pagamento dos benefícios. Hoje (26) recebem os beneficiários que ganham até um salário mínimo e têm cartão de pagamento de final 3, sem considerar o dígito.
Confira as datas de pagamento:
Até um salário mínimo
Final
1 - 22/12
2 - 23/12
3 - 26/12
4 - 29/12
5 - 30/12
6 - 02/01
7 - 05/01
8 - 06/01
9 - 07/01
0 - 08/01
Acima de um salário mínimo
Final

1 e 6 - 02/01
2 e 7 - 05/01
3 e 8 - 06/01
4 e 9 - 07/01
5 e 0 - 08/01
Os segurados que tiverem dúvidas sobre o calendário podem ligar para os operadores da Central 135. A outra opção é acessar a internet (www.previdencia.gov.br) e clicar no link Extrato de Pagamento de Benefício, que fica no centro da página principal. O extrato, no entanto, fica disponível somente a partir do dia em que o pagamento é depositado no banco.

A crise é grave, será prolongada e irá alterar a economia mundial

O alerta é de economistas que, reunidos em seminário - organizado pelo governo do Paraná,, entre os dias 7 e 11 de dezembro, em Curitiba, concluíram que o neoliberalismo se esgotou. Sugerem medidas que devem ser colocadas em prática imediatamente, entre as quais, o fim do Consenso de Washington e a integração latino-americana, não apenas econômica, mas cultural e política. Na íntegra