18 março, 2020

Comunicamos o ADIAMENTO do 8º Intereclesial das CEBs do Paraná



Comunicamos o ADIAMENTO do 8º Intereclesial das CEBs do Paraná.

Não devemos entrar em pânico, más também não podemos ficar achando que as coisas não serão. O coronavírus deve ser visto com responsabilidade.

Cada uma e cada um são responsáveis por todos. Cada pessoa é responsável pelo outro.  Vamos amar e cuidar de nós mesmos, de nossas famílias e das/os amigas/os, das pessoas e da comunidade.

O desejo de nosso Deus é a vida de seu povo. Esse também deve ser o nosso desejo, a vida de todas e todos.

Que Deus nos conceda a graça e a proteção para não sermos infectados com o coronavírus e que ninguém, em todo o mundo, tenha sua vida tirada por este vírus.

E que possamos tirar lições para vida durante esse período.

Melhor errar paralisando o comércio do que ter tantas vidas tiradas por esse vírus


Com a precariedade do sistema de saúde e diante da realidade triste que tem passado países como a Itália, que foi negligente e demorou com as medidas de contenção, o prefeito de Maringá pode até ter tomado uma decisão errada, e que bom que seja. Más melhor errar do que termos familiares, amigos e tantas outras pessoas tendo suas vidas tiradas por esse vírus.

 No país como a Itália, os médicos tem que decidir quem deixa viver e quem deixa morrer, porque atender a todos não tem como. Maringá hoje, sem ninguém infectado pelo coranavírus, já não tem leito na UTI para os pobres.

 A vida tem que estar acima de tudo. Dependendo da gravidade da reação da infecção do coronavírus a pessoa vai para hospital, fica sozinho, isolado e o sofrimento é muito, quantos como na Itália, onde os médicos escolhem quais são os que irão morrer e esses, além da dor do isolamento, do distanciamento da família e amigas/os morrem sozinhos, em um sofrimento que não sei se pode haver maior, morrem por insuficiência respiratória.

 É triste e preocupante, saber que do nosso lado e espalhado por todo lado esta cheio de ignorantes que acha que tudo é exagerado até os mínimos cuidados de higiene, são esses os principais transmissores do coronavírus.

Precisamos resgatar o sentido da vida, da solidariedade, do amor, do preocupar-se e sentir a dor do outro. A vida precisa estar acima de tudo.

 Economicamente vai interferir essa paralisação, sim vai, mas se dá um jeito, só não dá para dar um jeito de trazer de volta a vida de quem morre.

 Trabalho em escritório de contabilidade, após esse período, ao voltar ao trabalho vou ter que estender as horas de trabalho para atender as necessidades, más se nenhuma pessoa tiver sua vida tirada por este vírus vou trabalhar feliz, muito feliz.


Prefeitura de Maringá decreta estado de emergência e fecha comércio


A partir desta sexta, 20, foi determinado o fechamento dos comércios, por 30 dias.

Diretoria de Comunicação

Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e o secretário de saúde, Jair Biatto, em coletiva de imprensaClique para ampliar a foto
Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e o secretário de saúde, Jair Biatto, em coletiva de imprensa
Thiago Louzada/PMM
A Prefeitura de Maringá decretou nesta terça, 18, estado de emergência por conta da pandemia do Coronavírus, apesar de o município não ter nenhum caso confirmado. As medidas emergenciais foram anunciadas pele prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e o Secretário de Saúde Jair Biatto, reiterando as ações contra a disseminação e prevenção. A partir desta sexta, 20, foi determinado o fechamento dos comércios, por 30 dias. Apenas atividades essenciais funcionam: mercados e supermercados, farmácias, hospitais, postos de combustíveis e fornecedores e gás e água.

Dentre as medidas tomadas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte fica destinada para atendimentos de pacientes com sintomas de coronavírus. A UPA Zona Sul e o Hospital Municipal funcionam para internamento. Atendimento exclusivo como pronto atendimento para doenças em geral com criação de 5 Prontos Atendimentos 24 horas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Zona Sul, Quebec, Pinheiros, Mandacaru, Iguaçu). Serão contratados 200 novos servidores para a saúde, com foco em médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Equipes da saúde no aeroporto, rodoviária e terminal urbano farão supervisão e orientação. No aeroporto e rodoviária, passageiros serão cadastrados. No aeroporto, não será permitido o desembarque de passageiros oriundos de países com crise epidemiológica ou sob risco iminente. Unidades esportivas, como o Chico Neto, serão preparadas para o isolamento de eventuais pacientes que necessitem de cuidados específicos. Receitas médicas serão válidas por 120 dias. Será instalada central telefônica com funcionamento 24 horas para orientar sobre o coronavírus.

Entenda todas as medidas adotadas pela Prefeitura de Maringá a partir do dia sexta, 20, válidas por 30 dias:

O que é estado de emergência?
A Casa Militar - Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidades decretadas pelos entes federativos e dá outras providências.

O que fecha?
Academias e comércios em geral, parques municipais, shoppings, feiras ao ar livre, clubes recreativos, associações e afins bares e restaurantes (serviço de delivery funciona normalmente). Suspensão das atividades e serviços públicos não essenciais (obras, planejamento, praça de atendimento, agência do trabalhador), nos âmbitos federal, municipal e estadual. Mantidas apenas as obras de interesse públicos essenciais ao interesse da população. Nenhuma instituição de ensino pública ou privada funcionará presencialmente a partir do dia 20. Os hotéis estão proibidos de atenderem pessoas provenientes do exterior ou de localidades com país onde exista comprovação de casos de coronavírus;

O que acontece caso haja descumprimento?
As forças de seguranças municipais, agentes de fiscalização das diversas secretarias atuarão para controle e ordem das medidas dos decretos, com a utilização de carros municipais para locomoção e multa pelo descumprimento das ordens do decreto por ato irregular de R$ 300 à 5.000.

O que vai abrir?
Os serviços considerados essenciais, como os funerários, saúde, farmácias, mercados e supermercados, postos de combustíveis e distribuição de gás e água, serão mantidos. Os mercados e supermercados deverão abrir de segunda a sexta feria das 8 as 18 horas, vedada a venda de mercadorias em quantidade superior ao normal para evitar o estoque e falta de mercadorias. O atendimento do Restaurante Popular será limitado a 50% do atendimento e apenas para casos de prioridade.

Quais são as ações da Prefeitura de Maringá integram medidas de prevenção?
A prefeitura diferiu o pagamento da parte municipal (tributos devidos ao município) do Simples por 90 dias. Ginásio Chico Neto e demais unidades esportivas do município serão reservados para atendimento dos pacientes com coronavírus. Cartão de cesta básica para pessoas em estado de vulnerabilidade social com comprovação. Suspensão da fiscalização econômica por 90 dias. Criação de fundo de emergência.

Fonte: site da Prefeitura do Município de Maringá

Perdoar é como escalar uma montanha