13 agosto, 2020

25 ANOS DE MEMÓRIA DO GRITO DOS EXCLUÍDOS

 


CNLB – CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL

25 ANOS DE MEMÓRIA DO GRITO DOS EXCLUÍDOS

1º GRITO DOS EXCLUÍDOS 1995

O CNLB, antecedendo o 26º Grito dos excluídos, preparou juntamente com os Cristãos Leigos e Leigas de todo o Brasil, um histórico dos vinte e cinco gritos que estiveram presentes em nossa Igreja e sociedade.

Tendo como sempre o GRITO:
VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!

#CNLB #GritoDosExcluidos #CNLB #CBJP

Nos visite em:
https://www.youtube.com/user/laicatodobrasil
https://www.facebook.com/conselhodeleigos/

Fruto da 2º Semana Social Brasileira e inspirado na Campanha da Fraternidade de 1995, o Grito conta com uma história de 26 anos de realização e acontece sempre no dia 07 de setembro de cada ano. As motivações para a escolha da data se deram no sentido de se fazer um contraponto ao Dia da Independência.

Hoje, queremos fazer memória ao 1º Grito dos Excluídos/as, realizado em 1995 e que teve como lema: “Vida em primeiro lugar”, tendo como símbolo também uma panela vazia. O Grito daquele ano ecoou em 170 localidades espalhadas pelo Brasil.

Mais do que um evento, o Grito é uma manifestação popular carregado de simbolismo e vivido na prática das lutas do povo que clama por direitos. A cada ano se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de Setembro.

Para esse ano, o Grito que quero dar é pela defesa do Sistema Único de Saúde, o SUS, que é uma conquista do povo brasileiro e que precisa ser valorizado. É um dos poucos serviços de saúde público no mundo que tem acesso universal e defende-lo é nossa obrigação como Cristão leigo e leiga.