24 outubro, 2009

Indignação com as laranjeiras

Por: Luiz Carlos Bresser Pereira
HÁ UMA semana, duas queridas amigas disseram-me da sua indignação contra os invasores de uma fazenda e a destruição de pés de laranja. Uma delas perguntou-me antes de qualquer outra palavra: "E as laranjeiras?" - como se na pergunta tudo estivesse dito. Essa reação foi provavelmente repetida por muitos brasileiros que viram na TV aquelas cenas...
...Quando ouvi o relato indignado, perguntei à amiga por que o MST havia feito aquilo. Sua resposta foi o que ouvira na TV de uma das mulheres que participara da invasão: "Para plantar feijão". Não tinha outra resposta porque o noticiário televisivo omitiu as razões: primeiro, que a fazenda é fruto de grilagem contestada pelo INCRA...Leia na íntegra

Intelectuais de todo o mundo lançam manifesto em defesa do MST

Dezenas de intelectuais do Brasil e do mundo, na quinta feira (22), divulgaram um manifesto em defesa do MST e contra a proposta de CPI que pretende “investigar” o Movimento. O documento denuncia todo o processo de criminalização do MST a partir dos últimos acontecimentos, em especial a exploração da mídia no caso da ocupação às fazendas controladas irregularmente pela Cutrale e a instauração da CPI.
Entre as personalidades que assinam estão brasileiros como Antonio Candido, Luis Fernando Veríssimo e Emir Sader, e estrangeiros como o uruguaio Eduardo Galeano, o francês Michael Lowy e o português Boaventura de Souza Santos.
O documento lembra que a titularidade das terras da Cutrale é contestada e que não há nenhuma prova da participação de trabalhadores do MST na destruição de máquinas e equipamentos da empresa. “Há um objetivo preciso nisso tudo: impedir a revisão dos índices de produtividade agrícola – cuja versão em vigor tem como base o censo agropecuário de 1975 – e viabilizar uma CPI sobre o MST”, denuncia o texto, que chama a atenção, também para a crescente concentração fundiária no país e para a violência em conflitos agrários. “Na ótica dos setores dominantes, pés de laranja arrancados em protesto representam uma imagem mais chocante do que as famílias que vivem em acampamentos precários desejando produzir alimentos.”
Leia aqui o manifesto e se concordar assine também

Juventude é preciso ter coragem


Juventude não é apenas o futuro, a juventude é o presente principalmente num tempo onde as utopias estão esquecidas. É preciso ter os “pés no chão”, ter militância que resultem em projetos sociais que acabam sendo parte da vida. É preciso ter coragem de se envergonhar diante da carência econômica, do preconceito hipócrita, da violência e da injustiça social. Um mundo melhor que acreditamos ser possível faz necessário à certeza que juventude é presente.
Por isso amanhã, vamos por todos os cantos gritar “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”.
Participe aí na sua diocese do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Para quem pertencem ou querem participar na Arquidiocese de Maringá veja aqui a programação.

Salvemo-nos com o Planeta!


Bispo emérito de São Félix do Araguaia, MT, apresenta a Agenda Latino-Americana Mundial 2010.
Aos seus 81 anos Dom Pedro Casaldáliga é um dos mais destacados representantes da Teologia da Libertação e se converteu em uma referência para a esquerda latino-americana. Há quatro décadas, desde que chegou ao Brasil para ficar, seu trabalho em defesa dos direitos dos povos indígenas e dos grupos sociais mais oprimidos, assim como seu apoio aos movimentos brasileiros de agricultores sem terra e à revolução sandinista na Nicarágua nos anos 80 fazem com que Pedro Casaldáliga seja parte fundamental da memória viva da luta pela dignidade e pela libertação dos povos na América Latina. Leia aqui

Funcionário público de Maringá pede ajuda


"Faço um chamado de solidariedade e apoio daqueles que não aceitam a perseguição política contra os trabalhadores que ousam lutar pelo que é justo."
Leia aqui e seja solidario com a luta do povo.

Alta nas tarifas de ônibus de Paiçandu

Conforme publicado no Paiçandu blog news havera alta no transporte coletivo. Informações aqui

Deus precisa de mim


Com o lema Evangelizar para transformar, estiveram em Paiçandu de 12 a 18/10/2009 os missionários da Aliança da Misericórdia visitando as familias. A missionária Karen, de 21 anos, fez parte do grupo de missionários que visitaram Paiçandu. Uma jovem que agora esta no noviciado insiste em dizer que Deus precisa dela para levar a Sua Palavra a todos que dEle necessitem. Leia na íntegra

Dom Anuar convida a juventude


O arcebispo da Arquidiocese de Maringá e bispo referencial da Pastoral da Juventude no Regional Sul II, Escreve sobre o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
Este ano a proposta é refletir o tema: "Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida" e lema: “Juventude em marcha contra a violência”
"Juventude marcha contra a violência" Leia o artigo na íntegra
Aqui veja a programação do DNJ na Arquidiocese de Marigá