13 setembro, 2010

A vergonha na Câmara de vereadores de Maringá

Podendo participe da sessão da Câmara de Maringá nesta terça feria (14) às 16h, quem sabe com a presença do povo os vereadores Heine, Sabóia, Manoel, Zebrão, Bravin, Flávio Vicente, John, Soni e Luiz do Postinho tomem vergonha e vote contra o projeto de lei do executivo que quer autorização da Câmara Municipal para doar R$ 1,1 milhão com a finalidade de apoiar a Feira do Empreendedor 2010 – Paraná.
Na última quinta-feira o projeto foi votado em primeira discussão e apenas os vereadores Humberto Henrique, Marly e Mário Verri votaram contra esse absurdo.
Com esse dinheiro o prefeito poderia minimizar o sofrimento do povo que esperam por consultas e exames especializados, até construir um centro de educação infantil, levar afasto para bairro sem infra-estrutura, apoiar as cooperativas de materiais recicláveis... .
Para suprir com essas necessidades a prefeitura diz não ter recursos - da onde então apareceu R$ 1 milhão?

Centrais sindicais pleiteiam 40 horas semanais

A principal bandeira do movimento sindical brasileiro é a redução da carga semanal de trabalho, das 44 horas previstas pela Constituição para 40 horas. A luta por redução da jornada, encampada pelas centrais sindicais, não é nova. Desde 1935 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) defende carga de 40 horas semanais.
Em tramitação no Congresso desde 1995, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 231, de autoria do então deputado Vicentinho (PT-SP), já teve seu mérito aprovado por unanimidade pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em junho do ano passado. A PEC reduz a carga de trabalho semanal de 44 para 40 horas. Mais informações

Jornada de trabalho 'encolhe' nas regiões metropolitanas

O crescimento econômico está reduzindo a jornada de trabalho do brasileiro. Em dois anos, o número de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do país, que cumprem jornada semanal superior às 44 horas previstas na Constituição, caiu quase quatro pontos percentuais. Em julho de 2008, quando a economia avançava rápido e o mercado de trabalho estava em expansão, 32% dos ocupados trabalhavam 45 horas ou mais por semana. Dois anos depois, em julho de 2010, o número de trabalhadores nessa situação recuou para 28,6% do total, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Leia a reportagem publicada pelo jornal Valor

Entrevista coletiva: Noite de Oração pela Paz

Nesta segunda-feira (13), líderes de oito religiões se reúnem às 14h30 na Cúria Metropolitana de Maringá-Paraná, para uma entrevista coletiva sobre a Noite de Oração Pela Paz.
Na oportunidade, os líderes da fé bahá’í, do budismo, candomblé, catolicismo, espiritismo, evangélicos, muçulmanos e da umbanda, vão falar sobre o evento marcado para 21 de setembro às 20h no auditório Dona Guilhermina em Maringá.
Este ano, as lideranças religiosas devem orar pela paz em setores como: ambiente familiar, escolas e trânsito. Também na segunda-feira, 13, às 9h o Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti e o coordenador do GDI, Grupo de Diálogo Inter-religioso, doutor Irivaldo Joaquim de Souza, vão se encontrar com cerca de 100 diretoras e diretores de escolas municipais na Secretaria de Educação de Maringá para falar sobre diálogo inter-religioso.
Na Noite de Oração pela paz de 2010, além do momento de oração, haverá apresentações de dança árabe, de tambores da comunidade japonesa ( Taiko) e do coral Infanto-juvenil Arquidiocesano.