14 janeiro, 2011

Maria Gadú "Tudo diferente" - Uma bela música popular brasileira

Resenha do livro “Viagens de Sofia”

De Antônio Claret Fernandes – padre da Arquidiocese de Mariana, MG e, de fato, um verdadeiro pastor dos pobres, um profeta no nosso meio -, o livro “Viagens de Sofia”, composto de cinco contos – O corpo, O Andarilho Trovador, a Mãe, Vítima e Viagens de Sofia – convida o/a leitor/a a uma viagem pelo dia-a-dia de um povo que luta, de forma organizada, com uma grande paixão no coração e com a utopia da construção de um Outro Mundo. Quem lê o livro entende melhor a exclamação do Galileu de Nazaré: “Pai, eu te louvo, porque escondeste estas coisas aos poderosos e as revelastes aos pequenos e simples.” (Mateus 11,25)...continue lendo...

Reunião das CEBs do Regional sul II será na Província Eclesiástica de Maringá

Olá povo amado de Deus

Nos dias 25 e 26 (sexta feira e sábado) de fevereiro vai acontecer na Província Eclesiástica de Maringá, reunião ampliada das Comunidades Eclesiais de Base ( CEBs) do Regional Sul II.

Maringá terá alegria de acolher os/as coordenadores/as e assessores/as das CEBs das Arqui/Dioceses do Paraná.

As lideranças deverão chegar ao cair da tarde do dia 25 (sexta feira). A abertura da reunião por volta das 19 horas e deve prosseguir até as 22 horas. O dia 26 (sábado) terá sua abertura ás 7h00 e o encerramento com o almoço.

A reunião vai acontecer no antigo seminário propedêutico, no prédio de cima do Centro de Formação Bom Pastor, na parte do lado da capela - Rodovia BR-376, Km 130 – saída para Paranavaí, cidade de Maringá – Paraná.

Como coordenadora provincial das CEBs, peço que as dioceses da Província Eclesiástica de Maringá (Campo Mourão, Maringá, Paranavaí e Umuarama) com alegria envie para a reunião os/as assessores/as e coordenadores/as diocesanos das CEBs. Contamos com a representatividade de todas as dioceses.

Um forte abraço

Para Refletir

Desleixo
"Houve no Brasil absoluto desleixo com o local onde moraria a população de baixa renda, que, sem alternativa, foi parar em vala e encosta de morro" (Presidenta Dilma Rousseff)

Papa João Paulo II será beatificado em maio


Nesta sexta-feira, 14, o papa Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. A beatificação está marcada para 1º de Maio, domingo da Divina Misericórdia.
A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia.
O milagre, agora confirmado, refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson. A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, França, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.
Segundo o cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura da irmã Marie Simon é o que terá mais ressonância na Igreja Católica e no mundo.
No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.
João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

Fonte: CNBB

Deslizamento é um dos dez maiores do mundo, diz ONU


O drama que assola a região serrana do Rio já está entre os dez piores deslizamentos do mundo nos últimos 111 anos. O número de vítimas do desastre ultrapassou o de uma tragédia na China que até então ocupava a décima posição no ranking da ONU - ainda não atualizado. Além disso, o deslizamento desta semana já é o segundo maior do mundo no último ano e o terceiro maior da década. Leia a reportagem

Resultado do Enem de 2010

Desde ontem esta disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. As inscrições podem ser feitas a partir de domingo (16) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu possibilita ao candidato do Enem que disputar vagas em diferentes instituições, substituindo o vestibular. As inscrições vão de 16 a 18 de fevereiro. Os estudantes já podem acessar o Sisu para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição.

Sugestão de Leitura

O olhar - Pe. Alfredo J. Gonçalves
Como sugestão de leitura apresento o artigo intitulado "O Olhar", escrito pelo padre Alfredo J. Gonçalves, trata da forma transparente que se deve olhar o mundo, para que todas as máscaras caiam e possamos contemplar tudo além das aparências, transformando nossos olhos em janelas da alma. Leia o artigo