15 abril, 2009

Semana da Cidadania - 14 a 21 de Abril


Temos que gritar! É a juventude em marcha contra a violência!
As Pastorais da Juventude do Brasil convocam toda a juventude para uma grande marcha em defesa da vida, durante a Semana da Cidadania - 2009, que coloca em pauta o tema “Juventude e Criminalização” e o lema “Juventude em Marcha contra a Violência”.
O objetivo é mostrar que os diversos fatores sociais contribuem para a criminalização da juventude e, com isso, fomentar a discussão e ação em vista da construção de um país mais justo.
A juventude é criminalizada todos os dias e em todos os lugares. Ela morre diariamente neste imenso Brasil. É responsabilidade de todos/as, organizados/as em mutirão, como pessoas que sonham com um mundo melhor, não permitir que isso ocorra.
O desejo é que esta discussão ecoe por todos os cantos do país, se misturando ao grito do povo negro por igualdade racial, do povo indígena por justas demarcações da terra, dos pequenos agricultores/as por reforma agrária, dos/as moradores/as de rua por reforma urbana e de todo povo oprimido por justiça social.

20º Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora da Arquidiocese de Maringá será realizada na cidade de Paiçandu

No dia 1º de maio, trabalhadores e trabalhadoras estarão reunidos a partir das 13h no centro de Eventos de Paiçandu, na avenida Ivaí, para refletir sobre as condições de trabalho em vários setores da sociedade contemporânea.
Com o tema: “Justiça e paz no mundo do trabalho” e o lema “No trabalho, justiça e paz é a gente que faz”, a romaria da arquidiocese de Maringá propõe ser um espaço dialético para melhorar a vida dos trabalhadores.
Como a campanha da fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Segurança Pública”, a arquidiocese escolheu Paiçandu para ser o local da romaria por concentrar dois dos símbolos do sistema carcerário da região: a Penitenciária Estadual e o Centro de Detenção Provisória, CDP.
Sindicatos, movimentos sociais e pastorais sociais terão destaque durante a romaria. Representantes destes organismos vão dar depoimentos sobre as suas angustias vividas no cotidiano no mercado profissional.
Alguns pontos que fazem parte das reflexões propostas para o evento:
· Educação profissional para os jovens
· Previdência social
· Moradia
· Saúde
· Ausência de programas sociais para filhos dos trabalhadores; falta de mais centros de educação infantil.
· Infra-estrutura urbana; a necessidade urgente da construção de passarelas na PR 323 em Paiçandu para garantir condições de segurança e trabalho dos moradores de toda a região.
· Condições de trabalho para os jovens na zona rural
· Políticas públicas no setor carcerário para a recuperação dos detentos e retorno ao mercado de trabalho daqueles que cometeram delitos, e outros.
A missa da romaria do Trabalhador será celebrada às 16h na escola Milton Santos em Paiçandu. Após a concentração no centro de Eventos, marcada para às 13h, os romeiros farão uma caminhada até a entidade ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Alteração do prazo para pedido das camiseta da Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora - Arquidiocese de Maringá


Clique na imagem ao lado e veja a arte da camiseta
As camiseta podem ser encomendadas até terça feira, dia 21 com o Pe Genivaldo Ubinge pelo telefone 3244-1153 ou pelo E-Mail: mailto:gubinge@hotmail. Este ano o tema será: No Trabalho, Justiça e Paz e a Gente que Faz

Justiça condena prefeito de Maringá e ordena que deixe o cargo

Vale ressaltar que a decisão cabe recurso. Se a justiça realmente fazer justiça infelizmente o futuro de nossa cidade continua comprometido, olha só os nomes: Pupim, Hossokawa, ninguem merece. Vamos esperar para ver no que vai dar.
O Juiz Airton Vargas da Silva, da 2ª Vara Cível de Maringá, condenou o prefeito da cidade, Silvio Magalhães Barros, por ato de improbidade administrativa pela contratação irregular de três servidores. A decisão determina a perda da função pública do gestor municipal, a suspensão de seus direitos políticos por cinco anos, o pagamento de multa e a proibição de contratar com o poder público por três anos e atende ação civil pública proposta em maio de 2007 pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Maringá.
Essa já é a segunda condenação sofrida por Barros por situações semelhantes quanto à contratação de servidores nas últimas semanas. No dia 27 de março, o Juízo da 4ª Vara Cível da Comarca, condenou o prefeito a pagar multa de cerca R$ 300 mil pela nomeação irregular de um servidor para cargo comissionado em seu gabinete, mas que na verdade prestava serviço na empresa Terminais Aéreos de Maringá SBMG, grupo de economia mista da própria prefeitura, que administra o Aeroporto de Maringá.

Após escândalo com presidente do Paraguai, Igreja Católica pede "perdão"


A Igreja Católica, por meio do Conselho Episcopal Permanente da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), pediu perdão pelos "pecados" de seus membros e que estes orem para que se mantenham "fiéis à missão sacerdotal". Na íntegra

Greve de fome de Evo Morales

O significado político da greve de fome de Evo Morales