11 maio, 2018

Hoje, 11 de maio Terço na Praça em Maringá

Realizado pelo Conselho Missionário da Arquidiocese de Maringá (COMIDI), o Terço é promovido por ocasião do Dia de Nossa Senhora de Fátima, celebrado em 13 de maio. Como este ano 13 de maio cai no domingo, o COMIDI preferiu antecipar o evento público para sexta-feira (11).

Em 1917, em Portugal, a Mãe de Jesus apareceu para três pastorinhos. Para a Igreja Católica “Fátima é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas”.

Nesta sexta-feira, às 18 horas, Praça Raposo Tavares de Maringá.




Dia Mundial das Comunicações Sociais-2018: ‘Fake news e jornalismo de paz’


Este 13 de maio de 2018 terá coincidências notáveis dentro do ambiente católico.

Além da recordação e comemoração do 13 de maio de 1917, quando houve a primeira das aparições de Nossa Senhora de Fátima, será também o dia da solenidade da Ascenção do Senhor, nos quarenta dias depois da Páscoa.




Outras coincidências para este dia: em muitos países se comemora o Dia das Mães e no mundo todo será realizado o 52.º Dia Mundial das Comunicações Sociais que o Papa Francisco determinou que, em 2018, se desenvolvesse dentro do tema:

"‘A verdade vos tornará livres' (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz", Francisco propõe um "distanciamento crítico" para evitar a difusão de notícias falsas.

52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A propósito deste dia, em Portugal, o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), órgão da Conferência Episcopal Portuguesa, dirigido pelo Padre Américo Aguiar, da diocese do Porto, recorda sinteticamente a Mensagem pontifícia:

- Prevenir a difusão de notícias falsas pelo distanciamento crítico e metódico em relação a todas as mensagens e pela procura de informação em mais do que um órgão de comunicação;

- Redescobrir o valor da profissão do jornalista, que num contexto de proliferação irregular de mensagens exige uma mediação cada vez mais assertiva do jornalismo; esta é uma profissão que nunca pode distanciar-se das tradições que definem a classe, nomeadamente a importância decisiva das fontes, para a procura do contraditório (quantas vezes, antes de se tirarem conclusões, é necessário ouvir ainda uma terceira voz...);

- Comprometer cada pessoa na comunicação da verdade como um exercício do quotidiano naquilo que cada um transmite, por um lado, e, por outro, no que todos recebem, nunca negando a possibilidade de rejeitar ou ignorar uma notícia ou um órgão de comunicação social, quando possa estar em causa a verdade.


Dia Mundial das Comunicações

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração do gênero estabelecida pelo Concílio Vaticano II, através do decreto ‘Inter Mirifica', de 1963. Neste ano estará sendo realizada a sua 52ª Comemoração. (JSG)

Fonte: gaudiumpress.org