O prazo para os governos municipais e estaduais apresentarem propostas de prevenção da violência entre os jovens negros em situação de vulnerabilidade social foi ampliado de 15 para 31 de agosto. A prorrogação do período de cadastramento no Projeto Farol - Oportunidade em Ação foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (12) .
Pelo Farol, as prefeituras e estados podem buscar apoio do governo federal no desenvolvimento de iniciativas voltadas para jovens de 15 a 24 anos. O projeto é promovido pela SEPPIR, em parceria com o Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). No total, serão destinados cerca de R$ 3,3 milhões, até o final deste ano, para o financiamento de iniciativas estaduais e municipais.
Pesquisa - O risco de um jovem negro ser assassinado é 2,6 maior que o de um branco. Os dados estão no estudo Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que apresenta a probabilidade de adolescentes entre 12 a 18 anos serem vítimas de assassinato nas grandes cidades brasileiras. A pesquisa avaliou 267 municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Entre os realizadores do estudo estão o UNICEF e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República.
Edital - Por meio do
edital de chamada pública terão apoio as iniciativas para ampliação do acesso a oportunidades econômicas, sociais, políticas e culturais de jovens que estejam em situação infracional ou em conflito com a lei, com baixa escolaridade, expostos à violência doméstica e urbana.