09 janeiro, 2012

Fotos da Missa de Abertura do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude


Equipe de Comunicação do 10º ENPJ

Começou o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

Já se encontram em Maringá mais de 600 jovens que vieram de todas as regiões do Brasil para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). Na noite de ontem (8), celebrando a festa da Epifania do Senhor, a missa de abertura reuniu mais de 2 mil pessoas na Catedral de Maringá. Hoje pela manhã uma cerimônia no Centro de Formação Bom Pastor, local do encontro, deu início aos trabalhos. As atividades, que incluem palestras e tarefas em grupo, continuam até o dia 14.

O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) se reúne em uma diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos e pela primeira vez acontece em uma cidade da região sul do Brasil.
Programação
- Na tarde de hoje, Hildete Emanuele, que foi secretária nacional da PJ no período 2008-2010, conduzirá palestra com o tema “Somos Igreja Jovem – A juventude na vida da Igreja”. Em seguida, o assessor político da CNBB, padre Geraldo Martins, fala sobre a temática “Somos Igreja jovem em mundo de mudanças”. .
- Amanhã (10), durante todo o dia, os participantes serão enviados em grupos de até 50 jovens para 12 paróquias da região de Maringá, onde serão realizadas visitas missionárias. Os jovens terão a possibilidade de conhecer as realidades locais e também partilhar as experiências de ser Igreja de outras regiões do país.
Além do tema, “Somos Igreja Jovem”, o encontro tem o lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida” e a iluminação bíblica extraída do evangelho de João, “Ele tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Durante todos os dias da programação, uma equipe de jovens estará atualizando com notícias e imagens do encontro o hotsite www.pj.org.br/enpj e as redes sociais da Pastoral da Juventude.

Saiba como cuidar das crianças

- Oferecer bastante liquida para as crianças, mesmo que elas não peçam, lembrando que liquido saudável é água e suco natural, e não refrigerantes e sucos artificiais.
- Na alimentação evitar frituras, oferecer saldas bem coloridas, legumes, frutas, vitaminas.
- Manter a higiene do ambiente familiar.
- As crianças devem ficar longe do sol entre 10 e 17 horas, quando a radiação solar é mais intensa.
- Proteja a criança com filtro solar de fator mínimo de 30, e repita a aplicação a cada 2 horas. O filtro deve ser usado mesmo em dias nublados.
- Em dias muito quentes vista as crianças com roupas frescas de preferência malhas e algodão, e, quando sair ao sol, coloque chapéu ou boné.
- A criança não deve entrar na água no período de digestão. Então, após o almoço ou jantar, esperar no mínimo 2 horas para que ela volte a brincar na água.
- Deve-se tomar cuidado também com os insetos. Usar repelentes.

Crianças do Congo, país mais subnutrido da África, se alimentam dia sim, dia não

Hoje, as crianças mais velhas vão comer. Cynthia, 15, e Guellor, 13. Amanhã, será a vez das pequenas, Benedicte, Josiane e Manasse, 3, 6 e 9.
É claro, as pequenas farão escândalo. “Sim, é claro, elas pedem comida, mas nós não temos nada”, disse a mãe, Ghislaine Berbok, uma policial que ganha US$ 50 por mês. Elas terão um pouco de pão no café da manhã, mas nada além disso.
“À noite elas ficarão fracas”, disse ela. “É claro, elas reclamam. Mas não há nada que possamos fazer.” Leia a reportagem de de Adam Nossiter, publicada pelo jornal The New York Times e reprodudizada pelo Portal Uol, 09-01-2012.