13 agosto, 2008

CEBS HOJE: PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

"Começo, propositadamente, com uma provocação que vem sendo usada para descaracterizar ou, pelo menos, relativizar a presença e missão das CEBs em nossos dias, a saber, a sociedade globalizada."
"Um exemplo que ilustra esta presença das CEBs, fermento da nova sociedade e inserida no novo contexto social é um de nossos..."
"As CEBs nos tempos atuais se justificam e se impõem como o meio mais coerente e eficaz de ser cristão, pois na atual conjuntura de ..."
Numa sociedade globalizada, ainda há espaço para a experiência comunitária vivida nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)? O bispo Dom Eurico compartilha algumas reflexões sobre o tema.
Vejam Aqui

ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ PROMOVE A CAMINHADA EM DEFESA DA VIDA.


Neste ano de 2008, várias iniciativas estão sendo tomadas como desdobramento concreto da Campanha da Fraternidade , cujo tema é “Fraternidade e Defesa da Vida”.
Diante da vida e da morte somos chamados a optar pela vida: “Escolhe, pois a vida!”(Dt 30,19). Assim, a Arquidiocese de Maringá, juntamente com os colégios católicos de nossa cidade de Maringá, está organizando uma Caminhada em Defesa da Vida. Será no dia 22 de agosto com início às 8h30 e saída em frente à Catedral. Cada colégio deverá exaltar um tema, com cartazes, faixas, símbolos: - Colégio Regina Mundi - A vida; - Colégio Santo Inácio – Aborto ; - Colégio Marista – Meio Ambiente ; - Colégio Santa Cruz - Paz e Justiça ;- Colégio Carlos Demia – Família; - Colégio São Francisco Xavier – Drogas.
Desta forma, quero convidá-los a participar ativamente dessa caminhada, incentivando e motivando seus familiares e amigos a aderirem esta manifestação que defende a dignidade da pessoa humana, a melhoria da qualidade de nossa vida e o meio ambiente.
Somos constantemente desafiados a proclamar o grande dom de Deus, o valor absoluto da vida humana, tão desrespeitada no mundo atual. Diante das estruturas de morte, Jesus faz presente a vida plena: “Eu vim para dar vida aos homens e para que a tenham em plenitude (Jo 10,10)
Aguardo cada um de vocês e seus familiares e amigos, para que juntos possamos viver este momento especial. Envio a minha bênção a todos e conto com cada um de vocês no dia 22 de agosto. Às 08h30, na Catedral.
Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá

MARIA, SENHORA DA GLÓRIA

Por: Pe. Júlio Antônio da Silva
1. O SIGNIFICADO DE MARIA NA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
2. ALGUNS DETALHES HISTÓRICOS GERAIS
3. E EM MARINGÁ?
Veja Aqui

Oficinas de Comunicação

O Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Maringá convida a todos religiosos e leigos para as oficinas de comunicação , no Auditório das Paulinas. Serão diversas oficinas de formação na área de comunicação .
Confira a programação AQUI

Conjuntura da Semana. Uma leitura das 'Notícias do Dia' do IHU de 06 a 12 de agosto de 2008

A análise da conjuntura da semana é uma (re)leitura das ‘Notícias do Dia’ publicadas, diariamente, no sítio do IHU. A presente análise toma como referência as "Notícias" publicadas de 06 a 12 de agosto de 2008. A análise é elaborada, em fina sintonia com o IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores - CEPAT - com sede em Curitiba, PR, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos - IHU. Vejam Aqui

Justiça Eleitoral: TSE quer priorizar apuração contra "ficha-suja"

Após verem a tese de barrar os "ficha-suja" derrotada no STF, os presidentes do TSE, Carlos Ayres Britto, e do TRE-RJ, Roberto Wider, vão priorizar investigações para impedir candidatos suspeitos de concorrer. Defenderam como "prioridade das prioridades" inquéritos apurando crimes eleitorais e ações administrativas para punir candidatos que tenham cometido irregularidades.
Fonte: Folha de S. Paulo

Bolsa Família tem 60.165 desligamentos voluntários

Uma estatística do Ministério do Desenvolvimento Social - o quartel-general do Bolsa Família que atende 11,2 milhões de famílias, distribuídas por todos os municípios brasileiros - recém-atualizada mostra que desde a criação do programa, em 2004, um total de 60.165 famílias pediram voluntariamente seu desligamento. "Isso mostra que as pessoas pobres não estão se acomodando". Vejam Aqui

Fundo de vale é desrespeitado na Zona 21


Na Zona 21 de Maringá há casas construídas próximas a um fundo de vale, atingindo o limite do córrego Nazareth, resultando em declínio muito grande nas ruas e na redução do espaço ambiental do córrego para apenas 12 mil metros quadrados. Vejam Aqui

Fernando Lugo assume a presidência do Paraguai nesta semana

Fernando Lugo assume a presidência do Paraguai nesta semana. A TV Brasil esteve no país vizinho e traz detalhes da trajetória do presidente eleito. Veja o vídeo AQUI