19 julho, 2012

Como vai a família?

Por Pe Sidney Fabril
Duvido que haja alguém ou algo que forme melhor uma pessoa feliz, sadia, equilibrada, em processo de harmonização, do que uma família que vive bem, com amor e paz.
Deus é família. As três pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo formam a Família que é o nosso Deus, a Santíssima Trindade. Como foi essa Família que nos criou à sua imagem e semelhança, nos fez também família.
É claro que a família perfeita é só a divina. Já as nossas famílias têm problemas, tristezas, sofrimentos, frustrações e desajustes. Mas ela pode ser melhor! Como vai a sua família? A família que queremos ter precisa ser construída todo dia. Casamento é obra de todo dia e não só do dia da oficialização. A família é nossa obra mais importante. Deus entra com a matéria-prima, mas a mão-de-obra é por nossa conta. Você tem construído ou destruído a sua família? Tem gente que só reclama e não faz nada.
Como a família é uma obra importante, não pode ser...continue lendo...

Caminhada, neste domingo (22), marca a contagem regressiva para a JMJ Rio2013

O Setor Juventude da Arquidiocese de Maringá promove neste domingo (22) o evento "Bote Fé na Vida", uma concentração com caminhada e missa, marcando a contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013. Com início às 14h, na Praça da Prefeitura, o percurso terá um trio elétrico animado pelo DJ católico Ed Maria. Em seguida, uma missa na Catedral, às 16h, vai encerrar a atividade.
Além de divulgar a JMJ, o "Bote Fé na Vida" pretende fomentar a unidade entre as diversas expressões juvenis da arquidiocese, promover a qualidade de vida, despertar o esporte como canal de prevenção às drogas e promoção da saúde. O evento é uma proposta da Comissão da CNBB para a Juventude e será realizado em praticamente todas as dioceses do País, visando integrar esportes e evangelização.
Preparativos
A Jornada Mundial da Juventude, o encontro mundial dos jovens católicos com o Papa Bento XVI, vai acontecer entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. É a primeira vez que o evento vem para o Brasil. A expectativa é quebrar o recorde de público da edição realizada em 1995, nas Filipinas, onde cerca de 4 milhões de jovens se reuniram para o encontro com o Papa João Paulo II.
Nos dias que antecedem a Jornada, cidades de todo Brasil estarão acolhendo jovens peregrinos de várias partes do mundo. Será a Semana Missionária, de 17 a 20 de julho. De acordo com o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, a arquidiocese já confirmou a recepção de aproximadamente 1000 jovens. Eles virão de países como Alemanha, Bélgica, Haiti e Itália e serão acolhidos em casas de famílias.
Equipe de Comunicação do Setor Juventude

Guia para enfrentamento da violência contra adolescentes e jovens nos municípios brasileiros

De iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o UNICEF e o Observatório de Favelas o Guia Municipal de Prevenção da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens  tem como objetivo motivar investimento em programas de prevenção à violência juvenil nos municípios brasileiros. O Guia integra o Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens (PVRL) e pretende avaliar o investimento do Estado em iniciativas preventivas sobre esta temática que afeta adolescentes e jovens em todo o país. A metodologia utilizada busca orientar os gestores municipais na intervenção de políticas públicas voltadas para a redução da violência letal contra adolescentes e jovens por meio de oficinas de caráter formativo, elaboração de um diagnóstico local, formulação de uma política de prevenção de forma participativa e monitoramento e avaliação da política implementada. O Guia encontra-se disponível para visualização no site da UNICEF.

Brasil está entre os países da América Latina com as mais altas taxas de homicídios entre adolescentes e jovens

O Brasil está entre os países da América Latina com as mais altas taxas de homicídios entre adolescentes e jovens. Segundo dados do Índice de Homicídios na Adolescência (2011), estudo que avaliou 266 municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes, estima-se que o número de adolescentes assassinados entre 2007 e 2013 chegará a quase 33 mil, se as condições prevalecentes em 2007 não mudarem. Veja o relatório do IHA completo