20 setembro, 2011

Para Refletir

“Só saberemos que a Globalização está de facto a promover a inclusão e a permitir que todos partilhem as oportunidades que oferece, quando os homens, mulheres e crianças comuns das cidades e aldeias do mundo inteiro puderem melhorar a sua vida. E é essa a chave para eliminar a pobreza do mundo.” (Kofi Annan)

21 de setembro - Dia Internacional da Paz

Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de Setembro, foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981.
Em 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan afirmou: Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.

Noite de Oração pela Paz

Amanhã, 21 de Setembro, dia Internacional da Paz, o GDI - Grupo de Diálogo Inter-religioso de Maringá realizará a Noite de Oração pela Paz, que deve reunir líderes de oito diferentes religiões: Bahá’i, Budismo, Candomblé, Catolicismo, Espiritismo, Evangélicos, Islamismo e Umbanda. O evento será realizado no auditório Dona Guilhermina a partir das 20h. Esta será a oitava vez que o evento é promovido em Maringá. No intervalo de cada prece feita pelos líderes religiosos, haverá apresentações do Coral Arquidiocesano de Maringá, do grupo de dança do Colégio Estadual João de Faria Pioli e do Balé do Colégio Regina Mundi.

Leituras ao vento


Projeto de incentivo à leitura, destinado a crianças e jovens, realizado todos os domingos das 15h às 18h na praça da Catedral de Maringá.
Convida a comunidade para o evento
“SOPRANDO HISTÓRIAS” (leitura de livro infantil)
Leitor convidado:
ROBESPIERRE ROQUE TOSATTI(empresário-livreiro)
Livro: A VELHINHA QUE MUDOU O TEMPO
Autor: Jaciara Rodrigues - Ilustrações: Mônica Popescu - Editora: Ática
Data: 25.09.2011
Hora: 16:00h
Local: Praça da Catedral
Contatos:
email: leiturasaovento@gmail.com
http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

A Palavra gera a Igreja – Por padre Júlio Antônio da Silva

Quando lemos no começo do Evangelho de João: “A Palavra tornou-se um ser humano e estabeleceu morada entre nós” (Jo 1, 14), entendemos, em primeiro lugar, aquilo que o verbo grego escrito para definir “estabeleceu morada” significa. Lá no texto original - em grego -, São João e sua comunidade utilizaram o verbo “eskénosen”, que traduzindo para o brasileiro significa: “armou tenda entre nós”... Armar tenda era o que fazia o povo da primeira Aliança, no Antigo Testamento, que vivia peregrinando pelo deserto, mas que tinha, em seus acampamentos, uma tenda especial para Deus.
Era naquele espaço privilegiado que acontecia o encontro com o Senhor. Era a “Tenda do Encontro” (Ex 26; Nm 7, 89). Na Tenda, Deus falava com o povo. Ali ele tornava-se presente. Deixava-se encontrar. E, enfim, era ali o sinal visível da presença certeira dele com o seu povo. São João entendeu que o nascimento de Jesus é a nova e eterna Tenda armada no meio da humanidade. A vida da Palavra feita carne, vem dar uma nova e definitiva luz para aquelas pessoas que buscam a Verdade. ...continue lendo...

Feira de Cursos e Profissões da PUCPR

O Planeta PUC, a Feira de Cursos e Profissões da PUCPR, acontece nesta quinta (22) e sexta-feira (23), das 9h às 21h, no Câmpus Maringá da Universidade. Os visitantes poderão participar de palestras sobre a formação acadêmica e a carreira dos cursos ofertados no Câmpus que são Direito, Administração e Filosofia. Nos estandes dos cursos, os vestibulandos poderão tirar as dúvidas diretamente com os universitários e professores. As inscrições para o Vestibular de Verão 2012 poderão ser feitas no evento com desconto. A entrada é gratuita. O Câmpus Maringá da PUCPR está localizado na Praça Vitor Rodrigues Martins, 388 – Jardim Paris
Entre as novidades deste ano, os visitantes poderão participar do Jogo das Profissões em Plataforma Kinect, que possui sensores de movimento. Para vencer, o jogador deve andar todas as casas de um tabuleiro respondendo a questões com conteúdo de vestibular.
Outra novidade é o jogo Realidade Aumentada. Nele, os participantes poderão escolher as áreas com que mais se identificam e simular atividades de algumas profissões. A feira também contará com o espaço PUC Picture, local onde o estudante poderá tirar fotos bem humoradas com adereços característicos da profissão escolhida.
Prêmios - os visitantes também concorrem a prêmios, em Maringá serão sorteados dois iPads.
A psicóloga especialista em orientação vocacional e professora da PUCPR, Mari Ângela Calderari de Oliveira, explica que a participação nestes eventos é importante, pois permite o contato do estudante do ensino médio com a realidade dos cursos de graduação e da profissão. “A linguagem do aluno que está na universidade é muito parecida com a do vestibulando. Isto facilita o entendimento sobre como é o curso e como é o dia a dia do profissional da área. São subsídios para a escolha final da graduação”, diz. De acordo com ela, o evento também é uma oportunidade para o vestibulando experimentar o ambiente da universidade e conhecer sua estrutura.

Rede CEBs de Comunicação do Brasil


Rede Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de Comunicação do Brasi
“Que sabedoria é essa, que vem do meu povo, é o Espírito Santo, agindo de novo”.
Leia aqui Carta final do 3º Seminário Estadual de Assessores de CEBs – Regional Sul I.

blog 80 anos de Carlos Mesters

Conheça o blog 80 anos de Carlos Mesters. Todos os livros de Carlos Mesters encontram-se com 20% de desconto até o final de setembro (exceto "A caminhada do Povo de Deus). Clique aqui para ver as obras de Frei Carlos Mesters.

Hoje - Ato contra o aumento da passagem do transporte publico - Maringá

Um movimento estudantil prepara para esta terça-feira (20) uma manifestação contra o aumento da tarifa do transporte coletivo de Maringá. A concentração esta programada para às 15:30 no DCE (UEM) seguindo para o terminal. No dia 11 a tarifa do transporte coletivo de Maringá passou de R$ 2,60 para R$ 2,75, o reajuste foi de 6,8%. “Contra o aumento da tarifa; passe livre ilimitado para estudante e desempregado; estatização da TCCC, fim dos 20 anos de monopólio; integração no terminal; contra a precarização dos funcionários da TCCC; pela recontratação dos cobradores; em defesa do transporte público gratuito e de qualidade”, diz o texto do “evento” que vem sendo divulgado via Facebook e já conta com quase 700 presenças confirmadas. Para o vereador Humberto Henrique (PT), “o prefeito foi oportunista”, pois Silvio Barros já sabia que naquela semana a discussão principal na cidade seria o número de vereadores. A estratégia do prefeito teria a intenção de evitar ou diminuir o debate sobre o aumento da tarifa.

Cidade de Paiçandu no Paraná aumenta para 13 a vaga no legislativo

Ontem (19) a noite os vereadores da cidade de Paiçandu no Paraná aumentou o número de vagas de 9 para 13 na próxima legislatura.

Sua presença hoje na Câmara de Maringá é Importante

Sou a favor das casas geminadas
Diante da postura do prefeito de Maringá e de alguns vereadores, a impressão é que em Maringá não há população de baixa renda, infelizmente eles não conseguem enxergar esse povo lutador.
As casas geminadas vem proporcionando a população de baixa renda realizar o sonho da casa própria. Essas casas em meio terreno se enquadram nas linhas de financiamento do Minha Casa, Mina Vida, sendo assim o povo pobre conseguem financiar. Dificultar ou impossibilitar essas casas vai gerar especulação imobiliária e só os que tem mais "$" é que vão levar vantagem. Para você visitante desse blog entender melhor o caso, em julho os vereadores aprovaram o novo projeto de lei, de autoria do Executivo, que irá disciplinar o uso e ocupação do solo no Município. Entre as alterações esta a proibição da subdivisão de terrenos com menos de 400 metros quadrados, estipulando prazo de um ano para manifestar a inteção através de cadastro para garantir o direito de subdividir o lote. Quem não cadastrar dentro do prazo não poderá fazer esse tipo de obra. O que a prefeitura quer é o fim das casas geminadas, que vai favorecer os grandes e elevar o valor dos terrenos cadastrado e uma perda do valor dos terrenos não cadastrado. A populaçao precisa ter conhecimento deste fato, fica a pergunta: será que a informação chegará a todos/as?
O Movimento em Defesas das Casas Geminadas junto com o SIMATEC (Sindicato dos Lojistas de Materiais de Construção, Elétrica, Hidráulica, Tintas e Madeiras) farão hoje (20), ás 19:30h, na Câmara Municipal de Maringá uma reunião aberta para discutir o assunto, todos os vereadores foram convidados, sua presença é importante, participe!

Só no Brasil há saúde grátis e universal mas gasto privado maior

Aos 21 anos, Sistema Único de Saúde (SUS) vive 'paradoxo'. É gratuito e aberto a todos mas tem menos dinheiro do que iniciativa privada gasta para atender menos gente. Em nenhum outro país é assim, segundo a OMS. Despesa estatal brasileira é um terço menor do que a média mundial. Para especialistas, SUS exige mais verba. 'Orçamento precisa dobrar', diz Adib Jatene. Leia a reportagem de André Barrocal e Maria Inês Nassif e publicada por Carta Maior.