13 março, 2012

Anvisa proíbe uso de aditivos para dar sabor ao cigarro

diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou por unanimidade a resolução que proíbe do uso de aditivos que dão sabor a produtos derivados de tabaco, como mentol e cravo. O uso do açúcar, porém, continua permitido. Uma pesquisa feita em 13 capitais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que o cigarro com sabor é o preferido entre adolescentes brasileiros que começam a fumar. Leia na íntegra

Sugestão de Leitura

- A crise da água e a sede de vida
- Os Ruralistas e o Hidronegócio
Como Sugestão de leitura apresento dois textos que nos convidam à reflexão a respeito da água, lembrando que no próximo dia 22, completam-se 20 anos do lançamento do Dia Mundial da Água realizado pela ONU. Não deixe de ler: A crise da água e a sede de vida de Marcelo Barros e Os Ruralistas e o Hidronegócio de Roberto Malvezzi.

A Participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado – Estado para que e para quem

As Pastorais Sociais e Organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vêm realizando desde o início dos anos 90, as Semanas Sociais Brasileiras – SSB.
Estes eventos contaram com a participação valorosa dos mais variados segmentos das Pastorais Sociais e dos Movimentos Sociais de nosso país.
Estamos diante da 5ª Semana Social Brasileira que propõe o tema: A Participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado – Estado para que e para quem
Nosso objetivo é mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos sociais, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participar do processo de sua democratização, promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.
O primeiro passo já foi dado com a realização do Seminário de abertura da 5ª SSB que aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto de 2011. O processo está em andamento.
Para dar continuidade ao processo da 5ª SSB, cujo evento se dará em maio de 2013, estamos promovendo mais um fórum de debates entre as coordenações das Pastorais Sociais e dos Movimentos Sociais, para os dias 14 e 15 de março de 2012, no ISB (Instituto São Boaventura), na 915 Norte em Brasília – DF. O Fórum terá inicio previsto no almoço do dia 14 (12 horas) e o termino às 16 horas do dia 15.
Solicitamos que sua entidade envie um representante para participar conosco da construção deste processo da 5ª SSB.
Da nossa parte assumiremos as despesas de hospedagem e alimentação, ficando as passagens por conta dos participantes.
Sua presença é fundamental neste debate.
Contamos com a contribuição.

Cordialmente,
Dom Guilherme Werlang
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral
Para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz - CNBB

Agricultura mundial vai consumir 19% mais água

A agricultura mundial necessitará de 19% a mais de água até 2050, se quiser atender à demanda crescente por alimentos de um mundo em rápida expansão. O problema, segundo o novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), é que a maior parte dela será requisitada em bolsões agrícolas que já sofrem com uma oferta apertada ou com a escassez desse bem natural. Leia a reportagem