30 julho, 2009

Mais um pouquinho do 12º Intereclesial das CEBs


3ª edição do Prêmio ODM Brasil


Para incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o Governo Federal, por meio da Secretaria da Presidência da República, criou o Prêmio ODM Brasil.
O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Lula na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.
Nesta terça-feira, 4 de agosto, acontece o Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil, em Curitiba, com a presença do ministro Luis Dulci, da secretaria geral da República. Mais informações

Entrevista com a articuladora dos assessores das CEBs na América Latina, Irmã Socorro Martines

Após o termino 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) acontece entre os dias 27 a 31, a reunião dos assessores da Articulação Continental das CEBs.
A articuladora dos assessores das CEBs na América Latina, irmã Socorro Martines concedeu uma entrevista exclusiva ao secretário nacional do Mutirão pela Superação da Miséria e da Fome, padre Nelito Dornelas. confira a entrevista

Recadastramento para o benefício Bolsa Família - Prazo até amanhã

Do total de 6.001 famílias beneficiárias do Bolsa Família em Maringá, 1.800, quase 30%, ainda não fizeram o recadastramento para continuar recebendo o benefício. Em Sarandi, das 3.246 famílias, quase metade também não compareceu para regularizar a situação. O prazo para fazer o recadastramento nas duas cidades vai até sexta-feira (31). Leia a matéria na íntegra

PUC do Paraná suspende aulas por causa da gripe "suína"

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por recomendações da área médica da Instituição e seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), suspendeu todas as atividades acadêmicas presenciais em seus cinco câmpus (Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo) e unidades até o dia 9 de agosto. As atividades serão retomadas no dia 10 de agosto.

Transnacional Monsanto impede distribuição de cartilha sobre agroecologia


O site do MST informa que a MONSANTO suspendeu na justiça a circulação de uma cartilha sobre agroecologia.
A cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura sobre agroecologia teve sua distribuição impedida. A cartilha "O Olho do Consumidor", que conta com ilustrações de Ziraldo, foi lançada para divulgar a criação do "Selo do SISORG" (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.
O livreto, que teve tiragem de 620 mil cópias, foi objeto de uma liminar de mandado de segurança, fruto de ação movida pela transnacional Monsanto, que impediu sua distribuição. Setores do Ministério ligados ao agronegócio também não ficaram contentes com as informações contidas na cartilha. O arquivo foi inclusive retirado do site do Ministério.
A proibição se deu por conta do item 5 da página 7 (imagem ao lado), onde se lê: "O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies".
As vezes é preciso ser desobediente, leia a cartilha aqui

Artigo de Dom Anuar Battisti - O medo do silêncio

Quem não sabe guardar segredo não é capaz de entender os mistérios da vida. O grande mérito para ganhar a confiança e a credibilidade diante dos outros, está na capacidade de falar o que precisa, a quem precisa. Leia o artigo

UEM suspende as aulas até o dia 10 de agosto por causa da gripe "suína"

A Universidade Estadual de Maringá suspendeu as aulas a partir da tarde desta quinta-feira (30) até o dia 8 de agosto. As atividades acadêmicas só serão retomadas no dia 10. A UEM acatou a sugestão do governador Roberto Requião, que, hoje pela manhã, decidiu suspender as aulas em todas as universidades estaduais paranaenses e nas escolas da rede estadual de ensino por conta do crescimento de casos da gripe H1N1 no Paraná, conhecida como gripe suína.
Após ser informado e receber o documento confirmando a suspensão, o reitor Décio Sperandio convocou uma reunião com o Conselho de Administração e membros da administração central da UEM, que definiram a adesão à mobilização do governo.

Novo valor do Bolsa Família começa a ser pago em setembro

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o novo valor do Bolsa Família começará a ser pago a partir de setembro. No entanto, ele não adiantou qual será o percentual de reajuste do benefício. “Até o final deste mês ou comecinho de agosto, [o índice de aumento] vai estar resolvido.”No início de julho, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já havia informado que o governo avalia vários cenários para conceder o reajuste. Ela disse também que o governo estuda uma política permanente de reajuste para o programa. Atualmente, o Bolsa Família beneficia cerca de 11 milhões de famílias e a estimativa é de que chegue ao final do ano com mais de 12 milhões de famílias.

Fonte Agencia Brasil

Informações sobre a gripe A (H1N1) - "suína"

Leia aqui qual a diferenças entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1) e outra informações.

Mais um pouquinho sobre o 12º Intereclesial das CEBs


“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu;
... Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados...” (Mt 5, 3.6)
Leia a Carta do 12º Intereclesial às Irmãs e aos Irmãos das CEBs e a todo Povo de Deus

No Paraná, Campanha Guarani recebe apoio

Para gerar estimular o debate, foi projetado o documentário “Semente de Sonhos” que mostra as principais agressões que sofre o povo Kaiowa Guarani. Leia a matéria

Fonte: Brasil de Fato