15 março, 2012

“A juventude é presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje”, afirmam bispos referenciais

A juventude não é só o futuro, mas o presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje. Inspirados e movidos por esta afirmação, os Bispos Referenciais da Juventude, dos 17 Regionais da CNBB, se reuniram no começo desta semana para avaliar a caminhada e traçar metas e projetos para a Evangelização dos Jovens. Confira a reportagem

Quando há ou não necessidade de usar sacola plástica

“A briga contra as sacolinhas plásticas não é uma briga com o plástico em si, é uma briga contra a descartabilidade”, esclarece a gerente de comunicação do Instituto Akatu, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Em entrevista concedida à IHU On-Line por telefone, Ludmila Frateschi explica que as sacolas plásticas geram impactos ambientais em dois momentos: primeiro, ao serem fabricadas, pois demandam uma série de recursos naturais; e, posteriormente, ao serem descartadas após pouco tempo de uso. “Cada uma demora mais de cem anos para se decompor no meio ambiente”, alerta. No entanto, enfatiza, o setor do plástico desempenha um papel fundamental ao oferecer a matéria-prima para desenvolver material descartável para hospitais, pois evita a contaminação. “Os produtores de plástico não deveriam estar tão preocupados com a mudança, porque nós precisamos muito do plástico para viver”, frisa.
Além do lento processo de decomposição, Ludmila enfatiza que o “plástico tem uma tendência de se fragmentar em pequenos espaços, fazendo com que ele se espalhe rapidamente, contaminando muitos ambientes. Além de contaminar a água, ele acaba matando a fauna e a flora que vivem na água. Por essas e outras razões, as sacolas plásticas estão sendo consideradas um problema”.
Segundo ela, os sacos de lixo preto e azul são menos agressivos ao meio ambiente, uma vez que são fabricados a partir de um plástico que já foi utilizado. Entretanto, assegura, as sacolas reutilizáveis continuam sendo a melhor alternativa para minimizar os impactos ambientais. “As sacolas biodegradáveis não deveriam ser uma opção; elas deveriam ser uma escolha para quem esqueceu a sua sacola, fez uma pequena compra, teve algum imprevisto. No dia a dia, a opção deveria ser utilizar a mesma sacola reutilizável várias vezes”, destaca. Confira a entrevista

PT debate resíduos sólidos em Maringá

O Partido dos Trabalhadores de Maringá, visando à elaboração do Programa de Governo para as eleições municipais, realizará uma plenária para debater o tema sobre resíduos sólidos.  O evento será no próximo sábado (17), às duas da tarde, no anfiteatro do Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá (Sincomar). Favorável ao incentivo a reciclagem de lixo, o Partido dos Trabalhadores posicionou-se contra a concessão, por um preço estimado em R$ 330 milhões, para que uma empresa incinere os dejetos da cidade. O PT propõe um planejamento ambiental baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece princípios e condições aos municípios brasileiros, com ênfase na participação da sociedade e inclusão social.