15 agosto, 2020

Inclusão, comunhão e defesa dos pobres, indígenas e excluídos!

Profética a fala de dom Severino Clasen, na missa de posse canônica de Arcebispo de Maringá. 

Falou em inclusão, comunhão e defesa dos pobres, indígenas e excluídos. Fez menção ao nosso querido Papa Francisco, sentimento as vidas perdidas pelo Covid-19 e falou da omissão do governo frente à pandemia. Lembrou e citou uma frase de dom Pedro Casaldáliga “Não se pode ser cristão sem defender os direitos dos pobres”. Em sua fala, mostrou carinho e reconhecimento ao laicato.

É... A utopia serve para caminhar e ela vai se realizando com o pouquinho que é feito por cada um de nós.


Dia dedicado a Vida Religiosa Consagrada

Posse Canônica de Dom Severino Clasen na Arquidiocese de Maringá

Nesse momento na Catedral representando as CEBs na posse e Santa Missa de Dom Severino Clasen como Arcebispo de Maringá.

Nesse sábado: Posse de Dom Severino Clasen como Arcebispo de Maringá

Santa Missa em que Dom Severino Clasen tomará posse como Arcebispo de Maringá será transmitida ao vivo pelo canal da Arquidiocese de Maringá no YouTube https://www.youtube.com/ArquidioceseMaringa e pela Rádio Colmeia FM (98,7), a partir das 9h.


A Santa Missa em que Dom Severino Clasen tomará posse como Arcebispo de Maringá será celebrada nesse sábado, 15 de agosto, às 9h30 na Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Haverá transmissão com acessibilidade em Libras, com intérprete da Pastoral do Surdo. 

Dom Severino será acolhido na Catedral às 9h, horário em que terá início a transmissão on-line pelo canal da Arquidiocese de Maringá no YouTube 
https://www.youtube.com/watch?v=DIjZjHljWYU&feature=emb_title

Por causa da pandemia, a celebração terá público restrito. Para manter o distanciamento exigido pelas autoridades sanitárias, a Catedral comportará 450 pessoas sentadas (menos de 30% de sua capacidade normal). 

A Arquidiocese de Maringá convidou  arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos e leigos coordenadores de pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese, além de autoridades civis de Maringá e região. Padres e leigos da Diocese de Caçador, Santa Catarina, também terão lugar reservado na celebração. 

O *Papa Francisco* nomeou Dom Severino Clasen como Arcebispo de Maringá dia 1º de julho, transferindo-o da Sede Episcopal de Caçador. Franciscano, Dom Severino também foi Bispo de Araçuaí, Minas Gerais; por oito anos presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB e, até ser nomeado Arcebispo de Maringá, presidia o Regional Sul 4 da CNBB, que representa a Igreja Católica em Santa Catarina. 

Transmissão on-line

A Santa Missa em que Dom Severino Clasen tomará posse como Arcebispo de Maringá será transmitida ao vivo pelo canal da Arquidiocese de Maringá no YouTube https://www.youtube.com/ArquidioceseMaringa e pela Rádio Colmeia FM (98,7), a partir das 9h. 

Fonte: site da Arquidiocese de Maringá