07 maio, 2009

Evento vai marcar o centenário de Dom Hélder Câmara*

Com uma palestra, apresentação de vídeo e o lançamento da segunda edição de livro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Associação de Reflexão e Ação Social (Aras) promoverão, no dia 14 deste mês, a partir das 19 horas, no salão da paróquia Santo Antonio de Pádua, um evento de extensão para comemorar o centenário de Dom Hélder Câmara.A programação terá início com a palestra “Concepções e propostas de Dom Hélder Câmara para o catolicismo popular”. O tema será abordado pelos professores Walter Praxedes (UEM) e Nelson Piletti, da Universidade de São Paulo (USP). Depois, será apresentado, em vídeo, o programa jornalístico “De lá pra cá”, produzido pela TV Brasil, sobre o centenário do ex-arcebispo de Olinda e Recife.
Em seguida, haverá o lançamento da segunda edição do livro (Editora Contexto) “Dom Hélder Câmara – entre o poder e a profecia”, de Praxedes e Piletti. O ex-arcebispo foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro.
As inscrições para o evento estão abertas até o dia 14, mediante o pagamento de R$ 5,00. Para o pagamento da taxa, o participante deve gerar o boleto bancário na página eletrônica www.dcs.uem.br, informando o número do CPF. O pagamento é feito em qualquer agência bancária. Outras informações pelo telefone 3028-1557 e 3246-5843.

*Fonte: Assessoria de Imprensa da UEM
http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1204&Itemid=1


SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Mensagem do MST a Augusto Boal, por sua viagem inesperda...

Companheiro Boal,
Nós, trabalhadoras e trabalhadores rurais sem terra de todo o Brasil, como parte dos seres humanos oprimidos pelo sistema que você e nós tanto combatemos, lhes rendemos homenagem, e reforçamos o compromisso de seguir combatendo em todas as trincheiras. No que depender de nós, tua vida e tua luta não será esquecida e transformada em mercadoria. Leia na íntegra

Entrega da nova sede do Fórum da Justiça do Trabalho de Maringá

Clique na imagem para ampliar

Diarista por 3 dias não tem direitos, decide Justiça do Trabalho

Isso me faz pensar que quem tem “muito” e de forma “fácil” é incapaz de ver a necessidade, a dignidade e o direito dos pobres.
Domésticas que trabalham por até três dias por semana na mesma casa, independentemente do tempo em que mantenham essa rotina, não têm direitos trabalhistas, como férias e 13º, segundo a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Mais informações

A linguagem, as coisas e seus nomes

As coisas e seus nomes verdadeiros. Reflexão de Eduardo Galeano

Jantar Beneficente em prol da TV 3º Milênio

Estão sendo vendidos os convites para o segundo jantar beneficente em prol da TV 3º Milênio. Será dia 9 de junho, às 20h30 no Moinho Vermelho, na avenida Colombo. Os convites podem ser adquiridos por R$100 em horário comercial pelo telefone 3225 72 04.
Participando desse jantar você estará ajudando a TV da Fundação Cultural Nossa Senhora de Lourdes a investir em novos equipamentos. A Televisão é mantida com Apoio Cultural e por meio da colaboração de centenas de sócios evangelizadores.
Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

O movimento sindical ‘festeja’ o governo Lula

Uma leitura das ‘Notícias do Dia’ do IHU de 01 a 05 de maio. A análise da conjuntura da semana é uma (re)leitura das ‘Notícias do Dia’ publicadas, diariamente, no sítio do IHU. A análise é elaborada, em fina sintonia com o IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT – com sede em Curitiba, PR, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Leia aqui a análise "O movimento sindical ‘festeja’ o governo Lula"

Capela Santa Rita em Festa

A Paróquia de São Pedro Apóstolo comunica a todos seus fiés, isto é, a todas as Comunidades urbanas e rurais que eles estam vivendo o Jubileu 50 anos de caminhada.
Comunica que:
- Dia 12 de maio, reza do Terço em todas as Comunidades.
- Dia 13 de maio, Terço e Missa às 19:00 na Igreja Matriz, com distribuição dos materiais para a Novena de São Pedro.
Convidam toda a Comunidade para participar da Grandiosa Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia, nos dias 23 e 24 de maio no Bairro Dois Palmitos.
Programação Religiosa
Sexta-feira, dia 22 de maio: Celebração e Novena em Louvor a Santa Rita de Cássia às 19:30.
Domingo, dia 24 de maio: Celebração e Novena em Louvor a Santa Rita de Cássia às 10:00.
Programação Festiva
Sábado, dia 23 de maio: Início dos festejos com roda de viola a tarde, e logo em seguida baile.
Domingo, dia 24 de maio: Festa o dia todo com almoço e o tradicional costelão, e as 14:00 início do leilão e show de prêmios.

Terço na Praça Raposo Tavares em Maringá


Dia 13 de maio - próxima quarta-feira - dia de Nossa Senhora de Fátima, a Comissão do Anúncio da Arquidiocese de Maringá, promove o Terço na Praça. Será a partir das 18h na Praça Raposo Tavares, no centro da cidade. Centenas de pessoas são esperadas para este precioso momento de oração da Igreja Católica. A organização pede que os fiéis levem velas.
Assista ao vídeo sobre o TERÇO NA PRAÇA
http://www.youtube.com/watch?v=vx4TXt6RMC4


Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Plenária popular vai debater Educação de qualidade


Debater o papel do Estado na garantia do direito à Educação de qualidade. Esse é o tema da Plenária Popular de Educação que acontece neste sábado (9) em Maringá e vai reunir profissionais das redes municipal e estadual de educação.
O evento será realizado das 9 às 12 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha, no centro, e contará com a participação de autoridades como o vereador Humberto Henrique e o deputado federal Dr Rosinha, ambos do PT.
Contribuir para o aprofundamento do debate temático na Conferência Municipal de Educação é o objetivo da Plenária que será assessorada pelo professor Carlos Pretronzelli e pela presidente da APP-Sindicato Estadual, professora Marlei Fernandes de Carvalho.
O evento é uma iniciativa do Mandato Participativo do vereador Humberto Henrique e conta com o apoio do APP-Sindicato, Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Paraná, e do SISMMAR, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá.