30 maio, 2023

Pela abolição da tortura – O Vídeo do Papa 6 – Junho de 2023



Pela abolição da tortura – O Vídeo do Papa 6 – Junho de 2023

Sabias que, mesmo no século XXI, a tortura ainda existe no mundo?

A tortura não é uma história do passado. Infelizmente, faz parte da nossa história atual”, como afirma Francisco no vídeo produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa para divulgar a intenção de oração de junho.

Este horror tem de acabar. E para acabar com ele, "é essencial colocar a dignidade da pessoa acima de tudo".

Se não o fizermos, como refere Francisco no final do vídeo, "as vítimas não são pessoas, são 'coisas' e podem ser objeto de maltratos desmedidos", destruindo-as para o resto da vida, tanto física como psicologicamente.

Rezemos com o Papa "para que a comunidade internacional se empenhe concretamente na abolição da tortura, garantindo apoio às vítimas e aos seus familiares".

“A tortura. Meu Deus, a tortura!

A tortura não é uma história do passado. Infelizmente, faz parte da nossa história atual.

Como é possível que a capacidade humana para a crueldade seja tão grande?

Existem formas de tortura muito violentas, outras mais sofisticadas, como os tratamentos degradantes, a anulação dos sentidos ou as detenções em massa em condições desumanas que tiram a dignidade da pessoa.

Mas isso não é uma novidade. Pensemos no próprio Jesus, como foi torturado e crucificado.

Paremos este horror da tortura. É essencial colocar a dignidade da pessoa acima de tudo.

Caso contrário, as vítimas não são pessoas, são 'coisas' e podem ser objeto de maltratos desmedidos, causando a morte ou danos psicológicos e físicos permanentes por toda a vida.

Rezemos para que a comunidade internacional se empenhe concretamente na abolição da tortura, garantindo apoio às vítimas e aos seus familiares”.