15 julho, 2010

Arquidiocese de Maringá ganha nova paróquia

A partir de domingo(17) a Capela Imaculada Conceição em Uniflor passará a ser paróquia e a arquidiocese passará a ter 55 paróquias. A missa de criação da nova paróquia da Arquidiocese de Maringá terá início às 9h. Hoje a capela Imaculada Conceição pertence à paróquia de Cruzeiro do Sul. O pároco responsável será o padre Antônio Carlos da Silva, que também é pároco em Cruzeiro do Sul, na paróquia São Judas Tadeu.

Por que os homens matam as mulheres

Para a filosofa Michela Marzano, muitos dos chamados crimes passionais são o sintoma do declínio do império patriarcal. A violência não é só de loucos, monstros, doentes. E pouco importa o contexto social: não se aceita a autonomia feminina. Leia o texto

Senado da Argentina aprova casamento entre homossexuais

Conforme publicado pela UOL Notícias, o Senado da Argentina aprovou na madrugada desta quinta-feira (15) uma reforma no Código Civil que abre espaço para o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.
A medida segue agora para assinatura da presidente Cristina Kirchner, último passo para que a Argentina se torne o primeiro país na América do Sul e o décimo no mundo a reconhecer o matrimônio gay.

Começa hoje prazo para transferência temporária do título para quem estiver viajando e quer votar para presidente (voto em trânsito)

Os eleitores que não vão estar em seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro podem começar a pedir hoje (15) a transferência temporária do título. O prazo vai até dia 15 de agosto. Apesar de as eleições este ano serem gerais, com escolha para presidente, governadores, senadores, deputados, o eleitor em trânsito com o título transferido temporariamente só poderá votar para presidente e vice-presidente da República. Mais informações sobre voto em trânsito.

Curso de Formação e Atualização Litúrgico-musical



Já estão abertas as inscrições para mais uma etapa do Curso de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU), que acontece em Agudos (SP), entre os dias 05 a 15 de janeiro de 2011. O Curso é Ecumênico, composto de três etapas, dez dias em cada etapa, sempre no mês de janeiro. É promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O curso visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico. Podem participar do curso: compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados nas comunidades e ações litúgico-musicais, e que garantam o efeito multiplicador. As disciplinas oferecidas no decorrer do curso são o canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical (musicalização), harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical. Mais informações