14 janeiro, 2009

UEM vai reservar 20% das vagas para o Processo Seletivo Seriado

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai implantar, a partir de 2009, o Processo Seletivo Seriado (PSS) para ingresso nos cursos de graduação da instituição. Apenas os alunos que estiverem cursando o 1.º ano do ensino médio poderão fazer a prova no próximo ano.
UEM reservará 20% das vagas de cada curso, a partir de 2012, para os alunos que ingressarem pelo novo sistema. “Essa porcentagem pode aumentar futuramente”, afirma Sperandio.
Segundo o reitor, o processo seletivo seriado privilegia os estudantes que se dedicam aos estudos durante todo o período escolar. “O vestibular tradicional é democrático, mas acaba selecionando, na maioria das vezes, apenas aqueles que tiveram acesso a um bom cursinho”, diz.
As provas serão aplicadas nos colégios que se cadastrarem na UEM. “Mas os estudantes que estiverem em instituições que não aderirem à prática, poderão fazer um cadastro individual também”, explica. Na íntegra

Blog do grupo Sementes

O grupo Sementes, da paróquia Nossa Senhora Aparecida esta com um blog.
Tem como objetivo conversar sobre a vida, a igreja, sobre nossas dúvidas e anseios, trocar experiências, divulgar a palavra de Deus, fomentar discussões e tudo mais.
Vale a pena conhecer.

Muito representativo

Acredito que diz tudo sobre o assassinato de PALESTINOS que Israel vem cometendo a década. Obs.: Recebi de um amigo

Por que família não transmite valores

Com a conferência «O que é o valor?», o professor e jornalista chileno Jaime Antúnez Aldunate desempenha um papel fundamental neste primeiro dia de trabalho do Congresso Teológico Pastoral que acontece dentro do VI Encontro Mundial da Família no México. Aqui a entrevista

Fórum Social Mundial de Belém do Pará já tem 80 mil inscritos

Quatro mil organizações de 150 países de todo o mundo. Mais de 80 mil pessoas inscritas. Estes são os números da 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), que acontece em Belém (PA) de 27 a 1º de fevereiro.
O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo.
Mais informações aqui

Réquiem por Israel e Egoísmo coletivo

O texto de Boaventura Souza Santos e o texto de Mareus Soares ajudam a entender o massacre militar que Israel está perpetrando na Faixa de Gaza, Palestina. E inspiram posicionamento crítico.

Respiração da Terra

Lindo...perceber a terra respirando.....
Metade do oxigênio que respiramos vem de nossos oceanos. Mantenham nossos oceanos vivos. Assista ao vídeo

Universidades privadas oferecem cursos gratuitos

Os vestibulandos que querem cursar o ensino superior gratuitamente podem levar também as universidades particulares em consideração.
Em São Paulo e no Rio, ao menos quatro instituições separaram carreiras em que não se paga mensalidade do começo ao fim do curso.
Três delas estão com as inscrições para o vestibular abertas. Veja aqui

53 indígenas foram assassinados em 2008

Durante o ano de 2008, pelo menos 53 indígenas foram assassinados no Brasil, 40 deles no estado do Mato Grosso do Sul. As informações fazem parte de um levantamento preliminar realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que também registrou 34 casos de suicídio de indígenas no Mato Grosso do Sul, correspondendo a um crescimento de mais de 50% em relação a 2007.
Apesar de uma redução de cerca de 40% no número de assassinatos em comparação com 2007, quando se registraram 92 mortes, a concentração dos assassinatos preocupa o Cimi. "Há uma concentração muito grande da violência em algumas regiões, como ocorre no estado do Mato Grosso do Sul, onde a situação fundiária não é regularizada. As comunidades indígenas desse estado perderam suas terras para os grileiros e os latifundiários e vivem confinadas em pequenas porções de terras", afirma o vice-presidente do Cimi, Roberto Liebgott.

Líder indígena é assassinada em fazenda sob demarcação em Diamantino, MT

A líder indígena paresi Valmireide Zoromará, 42, foi assassinada na sexta-feira na fazenda Boa Sorte, em Diamantino (207 km de Cuiabá). O gerente da propriedade, Ismael Rosa Lima, 39, confessou ontem o crime, segundo seu advogado, e está preso.
A fazenda está localizada em uma área em processo de demarcação de terra indígena, afirma o representante da Funai em Tangará da Serra, Carlos Bastos.
Os disparos que mataram a índia foram feitos por volta das 22 horas, de acordo com o delegado da Polícia Civil Daniel Lemos Valente. A índia e outras 12 pessoas foram à área para pescar. O marido dela foi ferido e está internado em estado grave.
O gerente, por meio do seu advogado, disse que atirou em legítima defesa, após os índios efetuarem disparos.
Ontem, cerca de cem índios, segundo a Funai, invadiu a fazenda e montou um acampamento no local em protesto à morte da índia.
A notícia é de Pablo Solano e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 14-01-2009.

A Igreja Anglicana dá um passo à frente rumo às mulheres bispas

Os anglicanos irão ordenar sacerdotisas?
Eis o texto