04 maio, 2010

Álbum de fotos da Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora


Clique aqui e veja o álbum de fotos da 21ª Romaria da Trabalhadora e do Trabalhador da Arquidiocese de Maringá.

“Pedofilia é um mal, um crime que fere muito a Igreja Católica e que deve ser combatido”.

Durante a primeira coletiva de imprensa da 48ª Assembleia Geral da CNBB, que começou hoje em Brasília o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Dadeus Grings afirmou que “Pedofilia é um mal, um crime que fere muito a Igreja Católica e que deve ser combatido”.
Para ele, a questão da pedofilia deve ser discutida em um âmbito maior que o da Igreja. Segundo o arcebispo, o debate está apenas no ambiente eclesiástico porque a Igreja Católica sempre combateu esse mal e também porque ela é “bastante visada” por trabalhar grandes causas mundiais em favor da humanidade. “Apenas 0,2% dos casos de pedofilia do mundo estão na Igreja e isso merece ser destacado. Os holofotes da imprensa precisam ser estar atentos a essa estatística, mas também é preciso dizer que os casos na Igreja precisam ser corrigidos”, destacou.
Para o bispo de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen, os escândalos da pedofilia são o momento oportuno para a sociedade eliminar a cultura da morte e convocou a imprensa a fazer uma pesquisa sobre os índices de pedofilia em toda a sociedade “para constatar onde este mal está presente”. “Os números da pedofilia devem aparecer, para que possamos ter a dimensão desse crime. Não é só na Igreja que acontece esse crime e isso deve ser divulgado, para que possamos cuidar melhor de nossas crianças”, disse.

Presidente Lula envia carta aos bispos da 48ª Assembléia Geral

O arcebispo de Manaus (AM) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Luiz Soares Vieira, na manhã de hoje, na abertura da 48ª AG, em Brasília, leu uma carta enviada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha.
Na carta o presidente Lula manda sua “fraterna saudação” aos bispos e religiosos participantes e faz um balanço de seus oito anos de mandato como chefe da nação brasileira, e seu convívio com a Igreja Católica, em especial com a Presidência da CNBB.
“Tive a honra de visitar, em meu primeiro ano de Governo, a Assembleia Geral da CNBB que se realizava em Itaici; agora, esta Assembleia que se inicia coincide com meu último ano de Governo. Neste momento, dom Geraldo, minha primeira palavra é de agradecimento pelo diálogo e pela convivência franca e fraterna que tivemos ao longo desses quase 8 anos. O apoio da Igreja Católica em suas instâncias nacional, regionais e locais foi fundamental para que pudéssemos realizar e implementar as políticas sociais nestes dois mandatos. Tenho consciência de quanto são importantes os convênios com as entidades religiosas para que as políticas sociais aconteçam de fato em todo o País e em toda sua capilaridade junto ao povo mais pobre e excluído. Ao mesmo tempo, as críticas e os embates, em temas específicos, que vivenciamos com maturidade nos ajudaram a corrigir erros e limitações. As divergências e posições diferenciadas que tomamos não afastaram em nenhum momento nossa vontade de diálogo e mútua contribuição”, destaca o presidente Lula. Leia aqui a íntegra da carta

Para refletir

"Nós não precisamos de muita coisa, só precisamos uns dos outros."
Carlito Maia

Ficha Limpa assine a petição virtual

De seu voto na maior lei anti-corrupção da história. Com a Ficha Limpa, candidatos corruptos serão barrados das eleições.
A Lei Ficha Limpa irá remover muitos políticos (com condenações criminais) das eleições, impedindo-os de se eleger. Alguns deputados ainda estão comprometidos em lutar contra a Ficha Limpa
Assinte a petição no site da Aavaz ou diretamento no link:
Aavaz - cujo nome remete ao significado de "a voz" em línguas asiáticas e do Oriente Médio, é uma organização não-governamental (ONG) que participa de mobilizações para variadas campanhas de opinião pela internet, com temas tão díspares quanto o aquecimento global, o conflito israelense-palestino e a guerra no Iraque. O site é hoje um dos mais importantes parceiros do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Programação

Hoje as 7 horas com a Santa Missa foi aberta a 48ª Assembleia Geral da CNBB. Veja a aqui a programação do primeiro dia.

Bolsas irregulares do Prouni pela Uningá

É uma vergonha, se medidas não forem tomadas, não sei para onde as coisas irão chegar.
O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento para investigar a suposta concessão irregular de bolsas de estudo do Prouni pela Uningá. A instituição de ensino de Maringá concedeu o benefício a três jovens de classe alta. O caso foi denunciado pelo programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (2). Mais informações

Nota pública do MCCE - Hoje não é dia de parlamentar faltar!

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, rede composta por 45 organizações da sociedade civil, responsável para apresentação ao Congresso Nacional do projeto de lei de iniciativa popular conhecido como "Ficha Limpa" (PLP 519/2009), está ciente de que a ausência de parlamentares e o conseqüente esvaziamento da sessão prevista para ocorrer hoje (04) no Plenário da Câmara dos Deputados, pode representar uma estratégia para a rejeição da proposta sem a necessidade de uma maior exposição pública.
Informamos a toda a sociedade brasileira que as referidas ausências, assim como as abstenções, serão por nós equiparadas a votos contrários e assim divulgadas por este movimento.

03 de maio de 2010
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE
www.mcce.org.br