01 novembro, 2022

Padres da Caminhada - Carta ao presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

Carta ao presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

Estimado amigo Lula,

“Erguei-vos e levantai vossa cabeça, pois se aproxima vossa libertação” (Lc 21,28)

A frase dita por Jesus a suas discípulas e a seus discípulos, antes de entrar em Jerusalém para sua Páscoa, tornou-se uma realidade para as brasileiras e os brasileiros na noite do domingo passado: a libertação de anos de discurso de ódio, de fake news, de espíritos armados está próxima!

Ainda ecoa em nossas mentes e nossos corações o encontro do dia 17 de outubro passado na Casa de Portugal, em São Paulo. Por isso, nos alegramos com sua eleição e temos muita esperança, juntos com todas aquelas e todos aqueles que passaram os últimos quatro anos lutando para não ser devorados, de que a política excludente e raivosa do ainda presidente será banida. Lula, sua eleição é esperança para todos nós!

Ao mesmo tempo, saber que a maioria de seus votos veio das regiões mais pobres e mais periféricas do Brasil confirma o trabalho comprometido com o povo simples. O Papa Francisco não se cansa de insistir que da periferia vem a esperança; que seu novo governo não se afaste de quem lá vive, que não se afaste da base!

Sabemos que a libertação está próxima, contudo, ainda não está. Em seu discurso da noite de domingo vimos um homem consciente das divisões que o fascismo trouxe ao povo: famílias separadas, amizades desfeitas, injúrias e ódio por todos os lados. Conte conosco para a reconstrução do nosso Brasil, um país de todas as cores e sabores, de todos os rostos e amores! Empenhar-nos-emos em nossas comunidades para a erradicação da miséria, da fome e de toda forma de exclusão.

Não queremos uma pátria armada! Queremos uma pátria amada! Queremos uma pátria da educação e da cultura, dos livros e da alegria no rosto das crianças, dos adolescentes e dos jovens! Queremos uma pátria da dignidade assegurada para as trabalhadoras e os trabalhadores e do respeito para com as idosas e os idosos! Não queremos a pátria do desmatamento e dos grileiros! Queremos a pátria da natureza exuberante, da beleza de todos seus biomas, da proteção dos direitos de seus povos originários!

Queremos um Brasil mais verde e amarelo que nunca! Essas são as cores de todas as brasileiras e de todos os brasileiros.

Lula amigo, presidente eleito do Brasil, parabéns! Que Deus abençoe você e todo o povo brasileiro!

Brasil, 01 de novembro de 2022.

Padres da Caminhada e Padres contra o Fascismo

Três anos que com o nosso Deus minha Mãe esta!