22 janeiro, 2009

TRE decide por um novo segundo turno em Londrina

Londrina terá um novo segundo turno entre os deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT) em meados de março. Apesar de não estar previsto, o assunto entrou na pauta da segunda sessão do ano do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no fim da noite de quarta-feira (21). A petição da 41.ª Zona Eleitoral para a realização de novo segundo turno em Londrina estava com a relatora Gisele Lemke, que levou o assunto à sessão.
Antonio Belinati venceu as eleições para prefeito, em outubro do ano passado, mas teve o registro da candidatura cassado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) dois dias após a votação. Até a realização do novo segundo turno, a cidade é administrada interinamente por José Roque Neto (PTB), que foi eleito presidente da Câmara. Mais informações aqui

CEBs se reúnem para preparar o 12º intereclesial


Cerca de 60 pessoas estão reunidas desde ontem, 21, em Porto Velho (RO) para tratar da preparação do 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que será realizado na capital de Rondônia entre os dias 21 a 25 de julho. Participam do Encontro assessores e representantes de todas as regiões do Brasil, incluindo o arcebispo de Porto Velho, dom Moacyr Grechi; o bispo de Floresta (PE), dom Adriano Ciocca Vasino, e o assessor do Setor CEBs na CNBB, professor Sérgio Coutinho.
No primeiro dia de trabalho, os participantes discutiram alguns pontos da conjuntura e estrutura sócio-econômica, política, eclesial e ecológica atual. O sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira destacou que vivemos uma crise mundial em quatro dimensões: financeira; de governança; ecológica e de humanidade. Disse que as crises têm aspectos negativos, ao mesmo tempo em que “nos desafiam para novas ações”.
Entre as preocupações constantes estão: a identidade e a missão das CEBs; a luta em defesa da Amazônia e do meio ambiente como um todo. Além disso, ele detalhou questões práticas como a pauta final do 12º Intereclesial e a reunião que se estende até domingo, 25. Também foi discutido o papel dos assessores e das assessoras no encontro de julho e na caminhada das comunidades de base.

Taxa de desemprego no Brasil cai

Conforme dados divulgado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de desemprego médio no Brasil em 2008 ficou em 7,9%, contra 9,3% em 2007, o menor da série iniciada em 2002.
O número de trabalhadores com carteira assinada no país totalizou 10 milhões de pessoas em dezembro, número estável em relação a novembro. Já na comparação com dezembro de 2007, houve incremento de 7,2%.

Polícia alerta motorista a prevenir contra assalto

Diante do numero de assaltos na cidade de Maringá, a Polícia alerta motorista como evitar esse tipo de abordagem apresentando alguns procedimentos importantes.
Dirigir com as janelas do carro fechadas não significa mais segurança à noite, nas ruas de Maringá, principalmente quando os ladrões estão armados com revólveres. Foi o que perceberam três condutores de automóveis, vítimas de assaltantes na madrugada da quarta-feira (21) em diferentes pontos da cidade. Os crimes aconteceram na Zona 5, Zona 3 e Parque Avenida.
O conselho da PM aos motoristas é observar bem o movimento da rua quando estiver se arpoximando de casa e o ideal é dar uma volta na quadra, antes de parar o carro no portão e alerta que a população precisa ter um comportamento preventivo e sempre ligar para o 190 quando ver alguem suspeito.
Na íntegra a reportagem de hoje no O Diário.

Juventude da CUT PR: atividade em defesa do Petróleo e da Petrobrás

A Juventude da CUT PR realiza atividade em defesa do Petróleo e da Petrobrás em Curitiba, no próximo domingo (25), as 9h15, na feirinha do Largo da Ordem.
A Juventude da CUT organizará a coleta de assinatura no abaixo assinado“O Pré-Sal é Nosso”, que exige a consolidação do monopólio estatal do petróleo, a re-estatização da Petrobrás, o fim das concessões para exploração das jazidas brasileiras de petróleo e gás, e garantia da destinação social dos recursos gerados por essa atividade.

Trazer ao Coração

O Arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti presta uma homenagem a dom Jaime em seu artigo Trazer ao Coração, pelo seus 52 anos de ordenação espiscopal.