15 fevereiro, 2012

Análise de conjuntura política é apresentada ao Consep

Começou na manhã de ontem (14), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), a primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) de 2012. Os bispos do Consep ouviram, entre outros assuntos, a análise de conjuntura que teve como destaque, no plano internacional, a crise mundial e, no plano nacional, a dívida pública e a crise da oposição. Veja aqui a íntegra da analise de conjuntura apresentada no Consep.

Lei da Ficha Limpa vota a ser julgada hoje

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma hoje o julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa, que determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados criminalmente em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar cassação, entre outros.
Serão julgados três processos na sessão plenária de hoje. Dois deles, ajuizados respectivamente pelo PPS e pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), querem a declaração de constitucionalidade da lei. O terceiro, da CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais), quer que o Supremo declare inconstitucional um dispositivo do texto, que inclui entre os inelegíveis aqueles que foram excluídos do exercício da profissão em decorrência de infração ético-profissional.
A Lei da Ficha Limpa, de 2010, é de iniciativa popular e foi apresentada ao Congresso após a assinatura de mais de 1,3 milhão de eleitores. Em março de 2011, por 6 votos a 5, o tribunal julgou que a lei não poderia ser aplicada às eleições de 2010.

Os oito princípios de liderança de Madre Teresa de Calcutá

Pode parecer contraditório uma religiosa – que foi beatificada – dar lições para o mundo dos negócios. Mas à frente de uma organização com mais de 4 mil colaboradores e bilhões de dólares em doações, Madre Teresa de Calcutá foi um grande ícone de liderança, como mostra o livro Madre Teresa, CEO, escrito pelos norte-americanos Ruma Bose e Lou Faust, e lançado neste mês no Brasil.
Na obra, os autores mostram oito princípios de liderança preconizados pela freira albanesa que realizou grande parte de seu trabalho em Calcutá e foi a criadora da instituição Missionárias da Caridade, em 1948. Ela realizou projeto de ajuda aos pobres e necessitados com apenas 500 rúpias e doze colaboradores. Entre os oito princípios apresentados no livro, Bose acredita que o poder do silêncio é o mais difícil de ser aplicado pelos líderes de hoje. Conheça aqui os oito princípios de liderança de Madre Teresa