23 junho, 2023

Arquidiocese de Maringá acolhe Ícone do 15º Intereclesial das CEBs do Brasil!


Arquidiocese de Maringá acolhe Ícone do 15º Intereclesial das CEBs do Brasil!

Com a alegria que nos irmana, unamo-nos com as CEBs do Brasil que se encaminham para o seu 15º Encontro Intereclesial, que será realizado em Rondonópolis – MT, nos dias 18 a 22 de julho de 2023. O tema escolhido é CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas, com o lema: “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra”, inspirado em Isaías 65,17.

Neste sábado, dia 24 de junho, receberemos o Ícone do 15º Intereclesial das CEBs do Brasil, que percorreu as Arquidioceses e Dioceses do Paraná e chega em nossa Arquidiocese de Maringá e ficará até 17 de julho, percorrendo as regiões pastoral.

Vamos acolher o Ícone, na missa do padroeiro da Paroquia São João Batista, cidade de Jandaia do Sul, neste sábado dia 24, às 18 horas, quem irá nos entregar o Ícone será a diocese de Apucarana.

O ícone, símbolo do 15° Intereclesial, é composto pela imagem da Catedral Santa Cruz, da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, uma Bíblia e uma casa, que simboliza a primeira comunidade que recebia os encontros, os grupos de reflexão, as orações e os terços. Há, também, uma Cruz, que simboliza a força para os cristãos não desanimarem na caminhada e as fitas, que representam a diversidade e os continentes.

É bonita a compreensão das Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, no espírito do Vaticano II, como o novo jeito de ser Igreja onde há a ligação da fé com a vida. Assumir que somos “Base” é um compromisso com as pessoas e com o local que as envolvem, em aspecto religioso, social, econômico, político, cultural. O chão que envolve a pessoa humana.

O Encontro Intereclesial não é um evento, mas uma rica experiência que animam a vida das Comunidades Eclesiais de Base no Brasil, desde os anos 70. Tendo em vista a sua articulação, “nasceram com a finalidade de partilhar as experiências, a vida, as reflexões que se faziam nas comunidades eclesiais de base ou sobre elas” (Libânio, 1995).

Faz parte do processo, manter viva a chama da esperança e da resistência do nosso jeito de ser Igreja. Igreja povo de Deus. Igreja dos pobres, com os pobres e para os pobres. Igreja do diálogo, do anúncio e da denúncia. Igreja cuja natureza é ser missionária, profética, libertadora, transformadora.


Com carinho às CEBs convida você, venha conosco participar:

- Neste sábado, 24, acolhida do ícone, símbolo do 15° Intereclesial das CEBs do Brasil
Às 18 horas na missa do padroeiro da Paroquia São João Batista
Local cidade de Jandaia do Sul

- Participe da chegada do ícone, símbolo do 15° Intereclesial em sua Região Pastoral.

- Missa de envio das e dos que irão representado Arquidiocese de Maringá no 15º Intereclesial das CEBs.
Dia 16 de julho (domingo)
Local Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi.