13 agosto, 2014

Prazo para solicitar voto em trânsito termina na próxima semana

Fique atento, o prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno das eleições 2014, fazer o pedido à Justiça Eleitoral termina no dia 21 de agosto. O voto em trânsito permite que ele vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República.
Para poder votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. Para fazer o pedido, é preciso levar um documento oficial com foto. Após o cadastramento, o eleitor fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 86 cidades terão voto em trânsito. A lista das cidades pode ser verificada na página do tribunal na internet (www.tse.jus.br).

Para Refletir

"Há momentos em que é preciso escolher entre viver a sua própria vida plenamente, inteiramente, completamente, ou assumir a existência degradante, ignóbil e falsa que o mundo, na sua hipocrisia, nos impõe." (Oscar Fingall O'Flahertie Wills Wilde, 1854 - 1900)

Como fica com a morte do candidato à presidência da República, Eduardo Campos

Com a morte do candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB-PE), pela Lei Eleitoral (Lei 9.504/1997), o partido de Campos terá, agora, dez dias para indicar seu substituto no pleito. O artigo 13 da norma faculta ao partido ou coligação "substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro".  A regra prevê que por ser candidato de uma coligação — PSB-Rede-PPS —, o substituto pode ser de qualquer partido coligado, "desde que o partido ao qual pertencia o substituído renuncie ao direito de preferência". Para formação da nova chapa, é preciso ainda que a candidata  a vice de Campos, Marina Silva, renuncie. 

Morre candidato à Presidência da República, Eduardo Campos

O candidato à presidência do país Eduardo Campos (PSB-PE) morreu na manhã desta quarta-feira (13/8), em um acidente aéreo em Santos.

Segundo nota oficial da empresa aérea, Líder Aviação, e da Polícia Federal estavam no avião, além de Campos, o assessor Pedro Almeida Valadares Neto, o assessor de imprensa Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), Alexandre Severo Gomes e Silva (fotógrafo), Marcelo de Oliveira Lyra (staff da campanha) e os pilotos Marcos Martins e Geraldo.

Campos, presidente do Partido Socialista Brasileiro, dedicou sua vida à política. Eu via nele um olhar pelos menos favorecidos, em particular, pela população carente do Nordeste.

Erradicação do Trabalho Escravo


Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Casa Comum: “buscai o bem da cidade” 
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016


Está em processo de preparação Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016. Focada nos problemas do saneamento básico, a campanha terá como tema a Casa Comum (no sentido dooikos) como responsabilidade de todas as pessoas. A iluminação bíblica será extraída da carta de Jeremias ao grupo que se encontrava em experiência de exílio:
 “buscai o bem da cidade” (Jr 29,17). 

Estas e outras definições foram tiradas na Oficina Ampliada sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, coordenada pelo CONIC e realizada em Brasília nos dias 06, 07 e 08 de agosto.