18 julho, 2009

Voltarei a postar assim que puder, veja o porque

A caminho do 12º Intereclesial das CEBs - Porto Velho-Rondônia
A alegria e expectativa já tomaram conta de nossos corações. Imagine 41 corações batendo forte todos com a mesma emoção. Somos um grupo de 41 pessoas, sendo 11 da arquidiocese de Maringá, 10 da diocese de Umuarama, 9 da diocese de Paranavaí e 11 da diocese de Campo Mourão. Vamos representando a Província Eclesiástica de Maringá.
Às 22 horas de hoje, sábado, 18, sairemos de Maringá rumo ao 12° Intereclesial das CEBs que será realizado em Porto Velho - Rondônia, entre os dias 21 a 25 e para nossa alegria e não poderia ser diferente em se tratando de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) o povo amado de Deus de Jaru, cidade que fica umas 5 horas de Porto Velho, carinhosamente nos convidou para um repouso que tudo nos leva acreditar que será cheio de surpresas carinhosas como os diversos e-mail recebidos, a paróquia São João Batista esta nos esperando e nós estamos ansiosos. Tudo indica que por volta das 14 horas da segunda feira (20) chegaremos e com eles permaneceremos até a 6 horas do dia 21 quando seguiremos para a cidade sede do intereclesial, Porto Velho. Assim que chegarmos, iremos para Paróquia São Luiz Gonzaga que será “nossa casa”, como em todo encontro de CEBs seremos acolhidos pelas famílias, que nesses dias abrem a porta de suas casas e de seus corações e nos acolhe, uma experiência e partilha que jamais se esquece.
Com o tema “CEBs: Ecologia e Missão” e o lema: “Do Ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia” as Comunidades Eclesiais de Base quer com o intereclesial ser o grito profético da terra e dos Povos da Amazônia, símbolos da humanidade. Os intereclesiais das CEBs é um dos maiores eventos expressivos da Igreja Católica onde participa representante de toda parte do Brasil com participação também da América Latina, Caribe entre outros convidados.
A abertura será no dia 21, ás 19 horas com uma celebração em espaço aberto na Praça Estrada de ferro Madeira Mármore e fazendo parte da programação do evento esta o ver a realidade da terra e dos Povos da Amazônia, visão da vida sócio – econômico – político – cultural e da Igreja na Amazônia; Celebração da Reconciliação: Deus – Humanidade – Cosmos; confraternização com as famílias que hospedem; um dia de missão – visita em diversas áreas como: População Indígenas, comunidades agrícolas-colonias, Comunidades Extrativistas, Comunidades Ribeirinhas, Comunidade de ocupação de terra, Casas de detenção-Pastoral Carcerária, Hospitais-visita enfermaria e Casa família Rosetta: pessoas com deficiência e recuperação, Salesianos: Centro e Casa do Menor, Bairros das paróquias de PVH-Paróquias, Comunidades Afro-descendentes, haverá também noite cultural, testemunho de pessoas proféticas, celebração Ecumênica, sede do 13º Intereclesial e o envio para a volta com o compromisso de fazer o Brasil e o mundo todo ouvir o eco do grito da Mãe Terra que vem da Amazônia.

Reflexões a partir da Bíblia

Leia o texto de frei Gilvander "Reflexões a partir da Bíblia"
1) Quem é Deus?; 2) Viver a vida a partir do outro/pequeno; 3) Navegar em tempestades; 4) Palavra profética ...; 5) Profecia ao nosso alcance; e 6) Líderes somos todos.

CCL 2009 começa com acolhida e oração



Cerca de 70 jovens estão participando do Curso de Capacitação de Lideranças – CCL da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá. O encontro teve início na noite desta sexta-feira (17) com acolhimento e oração... Continue lendo...