13 setembro, 2012

Fórum Lixo & Cidadania reúne candidatos à Prefeitura de Maringá e propõe assinatura de carta

O objetivo do Fórum Lixo & Cidadania é oferecer um espaço para que a comunidade possa conhecer os projetos dos candidatos na área de gerenciamento ambiental, oportunizando o debate e a assinatura de carta compromisso
Hoje, 19 de setembro o Fórum Lixo & Cidadania irá reunir os candidatos à Prefeitura de Maringá para discutir questões ligadas ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (lixo). O evento será realizado às 19h no anfiteatro do Colégio Marista, vai ser aberto para a comunidade e terá a presença do Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Dr. Saint Clair Honorato Santos.
Os oito candidatos à Prefeitura de Maringá já confirmaram presença. Os prefeituráveis Alberto Wagner Abraão (PV), Carlos Roberto Pupin (PP), Debora Fernandes Paiva (PSOL), Enio José Verri (PT), Hércules Ananias de Souza (PSDC), Manoel Batista da Silva Junior (PMN), Maria Iraclézia de Araujo (DEM) e Wilson Luiz Darienzo Quinteiro (PSD) vão apresentar as propostas deles para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos para o município de Maringá.
O objetivo do Fórum Lixo & Cidadania é oferecer um espaço para que a comunidade possa conhecer os projetos dos candidatos na área de gerenciamento ambiental, oportunizando o debate e a assinatura de carta compromisso de acordo com as propostas apresentadas pelo Fórum Lixo & Cidadania da Região Noroeste do Paraná.
Cada um dos candidatos responderá duas questões das três encaminhadas previamente pela coordenação do Fórum, tendo, 2 minutos para respondê-las e até 5 minutos para a apresentação individual do plano de governo para o gerenciamento de resíduos sólidos.
O evento, que vai ser mediado pelo jornalista Everton Barbosa, será finalizado com a assinatura da carta compromisso elaborada pelo Fórum.
Entrevistas sobre o evento podem ser feitas com Talitha Coelho: 044 9978 31 29.
Local: Anfiteatro do Colégio Marista: entrada pela Avenida Tiradentes, 963, Zona 1, Maringá.

Arquidiocese de Maringá neste final de semana vai definir 23° Plano de Ação Evangelizadora

Por Pe. Sidney Fabril
“Nos dias 15 e 16 de setembro será realizada a Assembleia Arquidiocesana que vai definir o 23º Plano de Ação Evangelizadora. A proposta aprovada pelo clero e leigos(as) não é de um plano totalmente novo, mas adaptado. Vamos continuar com as bases do atual plano, mas vamos adaptá-los às novas urgências da evangelização definidas pela CNBB, nas suas novas diretrizes.
O processo de preparação para a Assembleia Arquidiocesana começou nas paróquias. Até o final de junho, foram realizadas as assembleias paroquiais. Depois, a síntese de cada paróquia foi enviada à região pastoral. Cada região pastoral elaborou sua síntese a partir do material que recebeu das paróquias e realizou sua assembleia também, o que se deu no mês de julho. Agora foi preparada uma única síntese das respostas das oito regiões pastorais para ser apresentada e aprovada na Assembleia Arquidiocesana. 
É fundamental o processo das assembleias porque são elas que dão oportunidade aos leigos de participarem das decisões. Os leigos muitas vezes são chamados somente para executar, mas eles precisam também ajudar a decidir o que vai ser executado. Quando os leigos participam do processo de decisão, assumem muito mais a execução dos planos. As assembleias, às vezes, são pesadas e difíceis, mas, bem realizadas, produzem muito mais frutos.
Ter um plano de ação é importante...continue lendo...