29 outubro, 2019

Solicitação ao Hospital Bom Samaritano para rever a alteração no horário de visita na CTI/UTI

Solicitação ao Hospital Bom Samaritano para rever a alteração no horário de visita na CTI/UTI

A presença da família acelera o processo de recuperação do enfermo, principalmente da pessoa idosa e ameniza o trabalho dos profissionais de enfermagem, que podemos observar sobrecarregados.

Pessoa internadas e principalmente idosos passam por uma série de sentimentos, que envolve sensação que está sozinho, medo e insegurança.

A presença da família é muito importante principalmente em relação a esses sentimentos, por levar a pessoa se sentir mais segura, não estar sozinha e amada.

Solicitamos que à direção do Hospital Bom Samaritano revejam a alteração do horário das visitas na CTI/UTI, que sofreu alteração, onde a partir do dia 28 de outubro de 2019, o horário de visita das 17h30 às 22 horas foi retirado.

Acreditamos ser de extrema importância esse horário onde há troca de turnos, poucos profissionais para as atividades indispensáveis à assistência dos pacientes como higiene, alimentação, procedimentos clínicos, realização de curativos, entre outras atividades.

A presença de um membro da família no horário 17h30 às 22 horas ameniza o trabalho dos profissionais de enfermagem, auxilia e estimula com o jantar do enfermo e acalma e tranquiliza para uma noite tranquila.

 ----------------

Para você que esta lendo entender e concordando façam também a solicitação. Abaixo os meios como pode ser feito.

Desde o dia 15 de outubro minha mãe esta na CTI do Hospital Bom Samaritano.

Do dia 26 até o momento minha mãe esta em coma induzido.

Más do dia 15 ao dia 26 ela estava consciente e respirando sem auxilio de aparelhos.

O horário de visita até o dia 27 de outubro era das 11h00 às 13h00 e das 17h30 às 22h00.

Á partir do dia 28 de outubro passou para 11h30 às 12h30 e das 15h30 às 16h30.

A experiência com minha mãe nos leva não concordar com a alteração feita pela direção do Hospital Bom Samaritano.

Nos dias que fui ficar com minha mãe, embora o horário de entrada as 17h30, chegava as 18h15 porque meu horário de saída no trabalho às 18h.

Ao aproximar dela, já ia brincando e sorrindo percebia sua fisionomia mudando, alegrando-se. Pouco após minha chegada, troca de turno dos profissionais. Nesse período os enfermos confortados e acompanhados por um acompanhante.

Assim que aos profissionais eram informados quais seriam os enfermos em sua responsabilidade percebia a correria. Muito trabalho para o número de profissionais com muitas funções indispensáveis à assistência dos pacientes como higiene, alimentação, procedimentos clínicos, realização de curativos, entre outras atividades.

A alimentação de minha mãe, o jantar, eu perguntava: e a janta de minha mãe, ainda não veio. Não por culpa do profissional de enfermagem, mas pelo acúmulo de serviços a serem executados.

Resumindo, ela trazia o jantar eu dava a minha mãe que precisa de estímulo para comer e tempo, porque comendo devagar ficava por quase uma hora. Tempo esse que no meu entender os profissionais não tem.

A fisionomia de minha mãe mudava assim que chegava. Ficava suave e tranquila.  No horário do banho, orientada pela profissional ficava aguardando em uma sala. A ser orientada que poderia retornar encontrava minha mãe inquieta e novamente quando aproximava e em sua mão segurava e conversando com carinho ela ia se acalmando e fica serena.

E com ela fiquei todos os dias que com ela ficava até as 22 horas, que ao sair a deixava dormindo serenamente.

Acredito que é preciso que o Hospital Bom Samaritano reveja a mudança no horário de visita.


Meios para encaminhar a solicitação:

Ouvidoria do Hospital Bom Samaritano

De segunda à sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Atendimento:

- Pessoalmente na própria instituição Av. Independência, 93
- Por telefone: 44 3032-1818 – 99172-6001
- Por e-mail: ouvidoria@hbsm.net.br