22 fevereiro, 2011

Relatório Situação Mundial da Infância 2011 será lançado pela Unicef

No próximo dia 25 de fevereiro, o Unicef lança, em todo o mundo, o relatório Situação Mundial da Infância 2011, com o tema "Adolescência, uma fase de oportunidades”.
O relatório "Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: uma fase de oportunidades” examina a situação global dos adolescentes; destaca os desafios que eles enfrentam em relação à saúde, educação, proteção e participação.
Paralelo ao lançamento do relatório, o escritório regional do Unicef para a América Latina e o Caribe está convidando adolescentes de toda a região para que escrevam reportagens sobre o tema do relatório Situação Mundial da Infância 2011. As reportagens serão publicadas no site LACVOX – Red Regional de Adolescentes Comunicadores (http://www.lacvox.net/ ).

Escola deve ensinar a cultura indígena

Começa a vigorar neste ano, a lei sancionada em março de 2008 que prevê a inclusão do Ensino da cultura indígena no currículo das escolas públicas e privadas. Enquanto secretarias estaduais e municipais do país buscam inserir o assunto nas aulas, o projeto "Séculos Indígenas no Brasil" trabalha na qualificação do Ensino do tema. Mais informações

Reunião da equipe ampliada Regional da CEBs - CNBB - Regional Oeste 2


Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a equipe ampliada das CEBs se reuniu no CENE para organizar o 12º Encontro Regional das CEBs, a realizar-se na Diocese de Juína, nos dias 10 a 12 de junho de 2011.
Na manhã do sábado, vivenciamos momentos riquíssimos de espiritualidade conduzidos pela Ir. Marisa, que nos ajudou a entrar em oração com o mantra “Ó luz do Senhor”! Em seguida, fizemos um momento de oração pessoal iluminado pelo texto de Jeremias 18, 1-6. Percebemos a importância de nos deixarmos refazer sempre de novo e de ser modelado pelas mãos de Deus. Refletimos também sobre a parábola do vaso trincado, que nos ajudou a perceber nossas qualidades e nossos defeitos. Muitas vezes nos sentimos como o vaso trincado diante das dificuldades que encontramos na vida e na caminhada. Porém, sentimos fortemente a presença de Deus que sempre nos acolhe com carinho e muito amor. Nessa manhã de oração e de partilha da Palavra de Deus, experimentamos mais uma vez que Ele é nossa Força e Luz.
Após o momento de oração, começamos os nossos trabalhos definindo a programação do encontro regional das CEBs. Colaboraram os representantes das Dioceses de Cáceres, Cuiabá, Sinop, Juína, Diamantino, Rondonópolis, Guiratinga, Barra do Garças e das Prelazias de Paranatinga e São Felix do Araguaia. Contamos ainda com a presença do bispo referencial das CEBs, Dom Neri José Tondello. Juntos, em comunhão fraterna, construímos o 12º Encontro Regional das CEBs e distribuímos as tarefas para cada diocese do regional. Em seguida, preparamos uma cartilha cujo objetivo é ajudar as comunidades a se prepararem para o 12º Encontro Regional. A cartilha terá seis encontros e uma celebração de envio.
Os trabalhos de domingo começaram, às 6:30, com a missa dominical presidida por D. Neri. Seguimos de acordo com a pauta de trabalho do dia, com muito ânimo e alegria. Em síntese, comunicamos a reflexão e temas discutidos na reunião da Ampliada Nacional das CEBs em preparação ao 13º Intereclesial, que acontecera em Juazeiro do Norte, na diocese de Crato de 07 a 11 de Janeiro de 2014 e, a partir disso, refletimos sobre a conjuntura social atual e a realidade das comunidades eclesiais de base do Regional Oeste 2. No regional, apesar de algumas dificuldades, a articulação e a organização das CEBs está boa. Logo após, fizemos os encaminhamentos e a avaliação final do encontro.
Destacamos a presença dos seminaristas e dos representantes da Diocese de Barra do Garças. A equipe os acolheu com muito carinho.
Terminamos com a bênção de D. Neri

Pela equipe da ampliada das CEBs
Maria da S. C. Rossi

''Dilma tem outro estilo, mas a mesma linha''. Entrevista com Gilberto Carvalho

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, informou que, depois de segurar a correção do salário mínimo, limitando-a à inflação do ano passado, o governo vai adotar uma política de valorização dos aposentados. A ideia é reduzir os custos de medicamentos para essa parcela da população, a exemplo do que já é feito nos remédios usados para doenças como hipertensão e diabetes. O governo pode, também, rever os valores das aposentadorias.
Carvalho reconheceu que o governo teve que conter a evolução do salário mínimo neste momento porque gastou muito nos últimos dois anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva. "Todo mundo sabe que em 2009 e 2010 nós enfiamos o pé no acelerador para sair da crise. Desoneramos, estimulamos, fizemos concessões de toda sorte. 2011 se afigura como um ano em que você precisa controlar. A inflação está batendo na porta", disse.
"Temos que mandar um sinal claro para a sociedade de que o governo não vai brincar com a economia, não vai aceitar a indexação, porque, no fundo, se tem um prejuízo grande para o trabalhador é a inflação", acrescentou o ministro. Ele informou que, também por causa da preocupação com a inflação, o governo vai limitar a correção da tabela do Imposto de Renda (IR) a 4,5%. "Nossa resistência de ir além dos 4,5% é por isso. Se dermos 5%, 5,5%, estaremos projetando inflação superior à que estamos perseguindo."
Responsável pela interlocução com os movimentos sociais, Carvalho disse que a ordem da presidenta Dilma Rousseff é aprofundar o diálogo com as entidades que os representam. Confira a entrevista

Palestras - Teoria e Prática da Experiência fora do Corpo

Clique na imagem para ampliar

Comissão do Anúncio

A Comissão do Anúncio da Arquidiocese de Maringá (COMIDI), convida você para a primeira reunião de 2011. Sábado, dia 26, às 14:00 horas, no Colégio Santo Inácio.
Sua presença é muito importante! Convide mais pessoas da sua comunidade para fazer parte da equipe de missionários. Serão bem Vindos!!!!
Ser missionário é: encantar, denunciar, lutar, zelar, priorizar, partilhar, defender e cooperrar.
Esperamos vocês de braços abertos!

Pe Emerson - Assessor
Pedrina Souza - Coordenadora

O Fórum Social Mundial 2011 em Dacar: um balanço

“Aqueles que pregavam o “fim da história” assistem hoje o movimento inevitável dessa história que acreditavam morta. É o que se vê na América do Sul, na África, mas sobretudo nas ruas de Túnis e do Cairo e de tantas outras cidades africanas onde renasce a esperança de um mundo novo.” (Lula, 7 de fevereiro, FSM 2011 -Dacar)
Entre outros temas, o FSM 2011 discutiu a crise estrutural do capitalismo global e seus efeitos catastróficos para o meio ambiente. Essa agenda alternativa passa pela realização do Fórum Social Temático em Porto Alegre, em janeiro de 2012. Leia a matéria